campanha

tp-pos

Procedimentos para Qualificação

São requisitos para a qualificação:

  1. Ter cursado todas as disciplinas obrigatórias;

  2. Ter a proficiência em língua estrangeira;

  3. Regularizar no SIGA as comprovações éticas e legais do projeto de pesquisa (veja as instruções aqui)

 

Sobre o Exame:

  • Mestrado: o exame de qualificação para o Mestrado será composto da apresentação do trabalho de dissertação, com ênfase na questão da pesquisa, resultados e discussão dos mesmos. O aluno deve também responder adequadamente à arguição que será feita pela banca composta de 3 professores. O tempo de exposição será de 30 a 50 minutos.
  • Doutorado: O exame de qualificação para o Doutorado será composto de uma prova de capacitação científica, no qual o aluno deverá apresentar de forma, clara e didática seu trabalho de tese. O aluno deve também responder adequadamente à arguição que será feita pela banca composta de 3 professores. O tempo de exposição será de 30 a 50 minutos.

 

O Exame de Qualificação será realizado perante uma Comissão Julgadora composta por três professores titulares e um suplente, portadores de, no mínimo, o título de Doutor. O Orientador é o presidente da banca. Em caso de reprovação será permitida a realização de novo exame.

 

Como montar minha banca de Qualificação?

Comissão Julgadora do exame de qualificação deverá ser composta por três professores titulares e um suplente (orientador + dois professores titulares + 1 suplente), portadores de, no mínimo, o título de Doutor. O Orientador é o presidente da banca. Não é obrigatória a presença de membro externo à Universidade.

Importante: só poderão compor Comissões Examinadoras os membros que atendam aos princípios da impessoalidade e da ética na relação com o aluno, seu orientador e outros membros da Comissão, conforme Informação CCPG 003/2015 - trata da impessoalidade entre aluno/orientador e membros de banca.

 

Solicitação de Qualificação (SIGA):

A solicitação de qualificação deve ser enviada pelo SIGA com, ao menos, 30 dias de antecedência da data agendada.

É de responsabilidade de aluno/orientador encaminhar o convite (emitido pela secretaria) aos membros da banca, bem como buscar e reservar o local para realização. O trâmite acontece da seguinte forma:

 

  1. Aluno e orientador definem banca, horário e local para a defesa. (Para agendar no prédio da CPG, utilize nossa agenda virtual clicando aqui.)
  2. Aluno envia a solicitação pelo SIGA, não esquecendo de anexar o boneco mais completo possível,
  3. A coordenação do programa avalia e, estando ok, a secretaria aprova o pedido,
  4. O pedido segue para validação do orientador,
  5. Secretaria emite as cartas convite e envia para aluno/orientador, para que sejam encaminhadas à banca, juntamente com o boneco (que não precisa necessariamente ser o mesmo boneco anexado no SIGA, pode ser uma versão mais atualizada - nesse caso, envie o boneco atualizado para o email da secretaria do programa, para atualização no SIGA). Recomenda-se que o convite e o boneco sejam entregues impressos.

 

Terminado o exame, os documentos serão assinados digitalmente, inclusive pela coordenação geral da CPG. Assim que assinado, a secretaria realiza o upload dos documentos no SIGA e libera o sistema para que o aluno possa enviar seu pedido de defesa.

 

Importante: devido ao tempo necessário para coletar as assinaturas, realizar o upload e liberar o sistema (que não é automático) orientamos que, entre a data da qualificação e a defesa haja um intervalo mínimo de 65 dias (o pedido de defesa requer uma antecedência de 60 dias).

 

Para saber como usar o sistema SIGA para enviar sua solicitação de Qualificação, clique AQUI.