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Procedimentos para Defesa

Pré-requisitos específicos do Programa de Tocoginecologia:

 

  1. Ter sido aprovado no Exame de Qualificação;

  2. Ter submetido para publicação o artigo referente à dissertação/tese: ao menos 1 artigo no caso de defesa de dissertação de Mestrado e ao menos 2 artigos para as defesas de tese de Doutorado. Em ambos os casos, o aluno deve ser o primeiro autor do(s) artigo(s). O comprovante de submissão do artigo deve constar no arquivo final.

 

Atendido os requisitos acima, o aluno precisa ainda:

  • Definir a composição da banca, data, local e horário da defesa;
  • Solicitar a ficha catalográfica à Biblioteca e juntar ao boneco finalizado*;
  • Submeter o trabalho à biblioteca para emissão do Relatório de Similaridade**.
  • Enviar o pedido de defesa no SIGA, com ao menos 60 dias de antecedência.

 

Formatação do arquivo de tese ou dissertação: adeque o arquivo final segundo as diretrizes do Manual de normalização, elaboração, procedimentos e orientações para apresentação de teses e dissertações. Acesse aqui o arquivo modelo.
** O relatório de similaridade produzido pela Biblioteca da FCM pode ser enviado à secretaria por e-mail (pgtoco@unicamp.br) ou pelo link "deseja enviar algum documento para sua secretaria" no SIGA)

 

 

Sobre o envio da Solicitação de Defesa no SIGA:

 A solicitação de defesa deve ser enviada pelo SIGA com, ao menos, 60 dias de antecedência da data agendada.

É de responsabilidade de aluno/orientador encaminhar o convite (emitido pela secretaria) aos membros da banca, bem como buscar e reservar o local para realização.

O trâmite acontece da seguinte forma:

 

  1. Aluno e orientador definem banca, horário e para a defesa. (Para agendar no prédio da CPG, utilize nossa agenda virtual clicando aqui.)
  2. Aluno envia a solicitação pelo SIGA, não esquecendo de anexar a dissertação/tese (neste momento, não precisa ser necessariamente a versão final, porém, deve estar próxima disso e já com o(s) comprovantes de submissão do(s) artigo(s),
  3. Aluno envia por e-mail (ou pelo link "deseja enviar algum documento para sua secretaria" no SIGA) o relatório de similaridade produzido pela Biblioteca da FCM. Veja aqui como proceder para submeter o seu trabalho.
  4. A coordenação do programa avalia a solicitação e, estando ok, a secretaria aprova o pedido,
  5. O pedido segue para validação do orientador,
  6. Se validado pelo orientador, o pedido segue para validação da Coordenação Geral da Pós,
  7. Com, ao menos 45 dias de antecedência da data da defesa, o aluno deve encaminhar a versão final para a secretaria do PPG, por e-mail (pgtoco@unicamp.br).
  8. Secretaria faz a conferência da formatação conforme modelo da CPG/FCM
  9. Secretaria emite as cartas convite e envia por e-mail para aluno/orientador, para que sejam encaminhadas à banca.

 

Como compor a banca de Defesa?

Para defesas de Mestrado, caberá ao orientador indicar nomes de três membros titulares: o seu próprio como presidente, um membro externo à Unicamp e um membro da Unicamp) e dos dois suplentes (um membro externo à Unicamp e um membro da Unicamp).

Já para defesas de Doutorado, o orientador deverá  indicar cinco membros titulares: ele próprio como presidente, dois membros externos à Unicamp e dois membros da Unicamp) e mais três suplentes (sendo que pelo menos dois dos suplentes devem ser externos à Unicamp).

Veja mais informações sobre composição de bancas na página da CPG.

 

 

Sobre participação de membros externos nas bancas de defesa:

O aluno/orientador deve providenciar o cadastro do membro externo encaminhando os dados para a secretaria do programa. Verifique antes com a secretaria se os membros da comissão julgadora possuem cadastro válido (do ano atual). Caso não possua, será necessário encaminhar o link deste formulário (clique aqui) ao seu convidado e orientá-lo a preencher e enviar seus dados pessoais.

 

A secretaria do programa não faz reserva de hospedagem ou transporte/traslado. O convidado pode receber do programa o valor referente a um auxílio diário, caso sua participação seja presencial, conforme Portaria 132/2016 da Capes, para cobrir eventuais despesas com deslocamento e alimentação. Não esqueça de informar ao programa que seu convidado irá participar presencialmente.

 

Para convidados de fora do estado de São Paulo, o aluno pode solicitar a compra de passagem aérea, encaminhando este link para seu convidado. O professor deverá acessar a opção "Usuário externo - Cadastro para bancas",  depois, "Solicitação de Compra de Passagem Aérea" e então informar seus dados pessoais e opções de voo.

O envio desse formulário deve ser feito com ao menos 30 dias de antecedência da data da defesa.

 

 

Outras informações importantes:

  • Para dissertação/tese cujos conteúdos versarem sobre pesquisa envolvendo seres humanos, animais, biossegurança e patrimônio genético, é obrigatória a inclusão nos anexos dos respectivos documentos de aprovação obtidos nas instâncias competentes.
  • O nome do aluno deve ser idêntico à certidão de nascimento/casamento em todos os campos do arquivo da tese/dissertação (verificar acentuação, nome de casado, retirar abreviaturas etc.).