O Curso conta com vinte e três docentes doutores credenciados no programa, com títulos obtidos nas seguintes áreas: Ciências Médicas – Neurologia, Oftalmologia, Saúde Mental, Saúde Coletiva; Distúrbios da Comunicação Humana; Fisiopatologia; Lingüística Aplicada; Psicologia educacional, escolar e experimental; Educação; Saúde da Criança e do Adolescente.
PROFA. DRA. ADRIANA LIA FRISZMAN DE LAPLANE | |||||
---|---|---|---|---|---|
Formação:
É graduada em Pedagogia (Universidade Estadual de Campinas, 1987), mestre (1991) e doutora em Educação (1997) pela mesma universidade. Atuou como cordenadora pedagógica em escolas e instituições de Educação Especial. É docente no ensino superior desde 1993. Atualmente é professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisa políticas públicas de Educação e Saúde e entre seus interesses acadêmicos se encontram temas relacionados à Psicologia do Desenvolvimento Humano, desenvolvimento infantil e suas alterações, autismo, Educação Especial, aquisição da linguagem oral e escrita, políticas e práticas educacionais e interação social e aprendizagem. Fez estágio pós-doutoral na Inglaterra em 2005 e concurso de Livre Docência em 2016. Coordenou o Programa de Pós-Graduação Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação, vinculado ao Departamento Desenvolvimento Humano e Reabilitação da FCM/UNICAMP (2007-2009; 2009-2011 e 2017-2019). Atualmente ocupa a Chefia do Departamento Desenvolvimento Humano e Reabilitação, FCM/UNICAMP (gestão 2021-2023 e 2023-2025). |
|||||
Áreas de interesse e Projetos: Áreas de interesse: Desenvolvimento Humano: infância e adolescência; deficiência visual, dificuldades de aprendizagem; aquisição da linguagem oral e escrita; políticas públicas: inclusão e educação especial; avaliação de políticas, programas e serviços. Projeto: |
|||||
Currículo Lattes | Scopus | ||||
Google Acadêmico | ORCiD | SciElo |
PROFA. DRA. AMANDA BRAIT ZERBETO | |||||
---|---|---|---|---|---|
Formação:
Docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (DDHR/FCM/UNICAMP) com atuação no curso de Fonoaudiologia, no Programa de Residência Multiprofissional de Atenção à Saúde, e no Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação.Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Campinas (2010), mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela Universidade Estadual de Campinas (2012), doutorado sanduíche em San Francisco State University (SFSU) (2015-2016) e doutorado em Ciências na área da Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Atualmente é coordenadora do Grupo de Trabalho da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem e Saúde Coletiva. |
|||||
Áreas de interesse e Projetos:
Áreas de interesse: Linguagem, Funcionalidade, Saúde Coletiva e Realidade Virtual. Projeto: |
|||||
Currículo Lattes | Scopus | ||||
Google Acadêmico | ORCiD |
PROFA. DRA. ANA CAROLINA CONSTANTINI | |||||
---|---|---|---|---|---|
Formação: Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Campinas (2006), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e doutorado em Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2014) e Pós-Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP (2024). É professora doutora nível MS.3.2 da Universidade Estadual de Campinas, no curso de Graduação em Fonoaudiologia e Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação, atuando principalmente nos seguintes temas: voz, análise acústica, fonética forense e relação entre voz e gênero. |
|||||
Áreas de interesse e Projetos: Áreas de interesse: Voz; distúrbios vocais e processo de reabilitação; Voz profissional; investigação de técnicas terapêuticas na área de voz. Projeto: |
|||||
Currículo Lattes | Scopus | ||||
Google Acadêmico | ORCiD | ResearcherID |
PROFA. DRA. CHRISTIANE MARQUES DO COUTO | |||||
---|---|---|---|---|---|
Formação: Possui graduação em Fonoaudiologia pela Escola Paulista de Medicina (1989), mestrado em Ciências (Física) pela Universidade de São Paulo (2000), doutorado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2004) e livre docência em Audiologia pela UNICAMP (2022) . É professor associado da Universidade Estadual de Campinas e diretora da Academia Brasileira de Audiologia. Tem experiência na área de Audiologia principalmente nos temas relacionados aos dispositivos eletrônicos de amplificação sonora. |
|||||
Áreas de interesse e Projetos: Áreas de interesse:: Prótese auditiva, diagnóstico audiológico, acústica e psicoacústica aplicadas ao sistema auditivo. |
|||||
Currículo Lattes | SciElo | ||||
Google Acadêmico | ORCiD | ResearcherID |
PROFA. DRA. HELENICE YEMI NAKAMURA | |||||
---|---|---|---|---|---|
Formação: Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas , mestrado em Ciências Médicas na área de Neurologia ) e doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Audiologia (CFFa) e em Ativação de Processo de Mudança na Formação Superior dos Profissionais da área de Saúde (Ministério da Saúde - Fiocruz - Rede Unida). Coordenadora do PET GraduaSUS Fonoaudiologia e do projeto da UNICAMP na operação "Forte do Presépio" no Projeto Rondon. Tutora do PET Saúde da Família (2010/2012).Conselheira Nacional de Saúde (CNS) (2020/atual) ? na representação do Conselho Federal de Fonoaudiologia. Coordenadora adjunta da CONEP/CNS (2021/2022) e da CIASPD/CNS (2021/2022) . Conselheira Municipal de Saúde em Campinas ? representação da Associação dos Docentes da UNICAMP (ADUNICAMP) (2020/2023). .Docente do Curso de graduação em Fonoaudiologia (FCM/IEL) e do Programa de Pós-graduação Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação UNICAMP. Membro da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia CE/SBFa (2017/2022). Linhas de pesquisa: ?Promoção da Saúde e Prevenção? nas questões de formação, atuação na saúde pública, Fonoaudiologia e Saúde do Trabalhador. Líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisa em Fonoaudiologia e Saúde Pública (GFoSP/ CNPq). |
|||||
Áreas de interesse e Projetos: Áreas de interesse: Saúde do trabalhador, Saúde Auditiva, Formação em Saúde: Políticas práticas na saúde. |
|||||
Currículo Lattes | Scopus | ||||
Google Acadêmico | ORCiD | SciElo |
PROFA. DRA. IRANI RODRIGUES MALDONADE | |||||
---|---|---|---|---|---|
Formação: Graduada em Fonoaudiologia (bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984) e graduada em Linguística (bacharelado) pela Universidade Estadual de Campinas (1986). Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Ambos os trabalhos foram desenvolvidos na área de Aquisição da Linguagem sob o prisma do interacionismo. Participou como professora PRODOC/CAPES (2006/2008) junto ao Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Fez pós-doutorado no Departamento de Linguística do IEL/Unicamp, desenvolvendo projeto de pesquisa que tematizava não só o erro, mas também a autocorreção na fala da criança, na sua relação com a língua/linguagem. Tem experiência na área de Fonoaudiologia - especialmente em clínica de linguagem e saúde coletiva e na área de Linguística - principalmente em Aquisição da Linguagem (oral e escrita). É docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da FCM/UNICAMP atuante na graduação do curso de Fonoaudiologia, na Residência Multiprofissional e na Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da FCM/UNICAMP. |
|||||
Áreas de interesse e Projetos: Áreas de interesse: Linguagem (oral e escrita), aquisição da linguagem (oral e escrita), clínica de linguagem, fonoaudiologia e sociedade. |
|||||
Currículo Lattes | Scopus | ||||
Google Acadêmico | ORCiD | SciElo |
PROFA. DRA. IVANI RODRIGUES SILVA | |||||
---|---|---|---|---|---|
Formação: Ivani Rodrigues Silva é graduada em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1980), com mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Linguística Aplicada, área de concentração Educação Bilingue, pelo Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (2005), tendo realizado pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2010). É docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Campinas e do Curso de Pós-Graduação Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Tem experiência na área de Educação de Surdos (Formação de professores, Educação Bilíngue, Letramento(s) na diversidade, Construção de materiais para o ensino de português como L2 e na área de dificuldades de leitura/escrita), atuando principalmente nos seguintes temas: educação bi/multilíngue; letramento(s) na diversidade e formação de professores para atuar com estudantes surdos. Faz parte do GT Interculturalidade, Linguagem e Educação da ANPOLL, tendo sido sua coordenadora associada no biênio 2016/2018 e coordenadora no biênio 2018/2020. É líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Educação intercultural bi/multilíngue: ensino de português como segunda língua para surdos. |
|||||
Áreas de interesse e Projetos:: Áreas de interesse: Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, leitura/escrita, língua de sinais e letramento. Projeto: |
|||||
Currículo Lattes | Scopus | ||||
Google Acadêmico | ORCiD | SciElo |
PROFA. DRA. JANICE GONÇALVES TEMOTEO MARQUES | |||||
---|---|---|---|---|---|
Formação:
Graduação em Letras pela Universidade Regional do Cariri - Urca. Pós-Graduação Lato Sensu no Ensino da Língua Inglesa pela Universidade Regional do Cariri - Urca. Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Doutorado em Psicologia Experimental da Linguagem, pela Universidade de São Paulo - USP e pesquisadora do Laboratório de Neuropsicolinguística Cognitiva Experimental da Universidade de São Paulo - Lance-USP. Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa/ Libras e certificação de Proficiência no uso e no ensino da Língua de Sinais Brasileira - Libras, nível superior, pelo Ministério da Educação MEC/ INEP/UFSC (PROLIBRAS). Atualmente é docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Interdisciplinaridade e Reabilitação da FCM/UNICAMP. Autora laureada pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias com o 1 lugar no Prêmio ABEU 2018: Melhor Livro de Ciências Humanas, com o livro Dicionário da Língua de Sinais do Brasil: A Libras em suas mãos (3 vols. Edusp, 2017).Áreas de atuação: Língua de Sinais Brasileira - Libras, Educação de Surdos, Comunicação e Saúde em Libras; Descrição linguística e registro das línguas de sinais; Lexicologia e Lexicografia da Libras. |
|||||
Áreas de interesse e Projetos:: Áreas de interesse: Comunicação e Saúde em Libras; Descrição linguística e registro das línguas de sinais; Lexicologia e Lexicografia da Libras. Projeto: |
|||||
Currículo Lattes | Scopus | ||||
Google Acadêmico | ORCiD | ResearcherID |
PROFA. DRA. KELLY CRISTINA BRANDÃO DA SILVA | |||||
---|---|---|---|---|---|
Formação:
Doutora em Educação pelo Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação, na linha de pesquisa Educação Especial, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP (2014); especialista pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP (2004) e graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (1995). Professora-doutora MS3.2 da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desde 2016, no Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas (DDHR/FCM). Docente no curso de Graduação de Fonoaudiologia e no Programa de Pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação (FCM/UNICAMP). Editora associada da Revista Estilos da Clínica - Revista sobre a Infância com Problemas (IPUSP). Membro do GT Psicanálise e Educação da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia), da ABRASME (Associação Brasileira de Saúde Mental), do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq "Psicanálise e intervenções escolares" e da rede internacional RUEPSY (Réseau Universitaire International dÉtudes dÉducation et de Psychanalyse). Professora titular do Curso de Graduação de Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), entre 2007 e 2016. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância (LEPSI), vinculado à Faculdade de Educação e ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; à Universidade Federal de Minas Gerais e à Universidade Federal de Ouro Preto (IP/FEUSP-UFMG- UFOP), entre 2008 e 2014. Autora do livro Educação Inclusiva: para todos ou para cada um? Alguns paradoxos (in)convenientes (FAPESP/ESCUTA), finalista do Prêmio Jabuti/2017. Experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, mal estar contemporâneo, constituição psíquica e aquisição de linguagem. |
|||||
Áreas de interesse e Projetos: Áreas de interesse: Psicanálise, infância, aquisição de linguagem, indicadores de risco psíquico para o desenvolvimento infantil, educação inclusiva, autismo e psicose infantil. Projeto: |
|||||
Currículo Lattes | SciElo | ||||
Google Acadêmico | ORCiD | ResearcherID |
PROFA. DRA. LUCIANA DE LIONE MELO | |||||
---|---|---|---|---|---|
Formação: Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (1994), Mestrado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (1999), Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado pela Escola Paulista de Enfermagem - Universidade Federal de São Paulo (2019). Atualmente é Professora Livre-Docente MS5.1 e coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde - COREMU, da Universidade Estadual de Campinas. É líder do Grupo de Estudos sobre Criança, Adolescente e Família - GECAF - Unicamp e Pesquisadora do Grupo de Estudos do Brinquedo - GEBrinq - Unifesp, ambos cadastrados no CNPq. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Oncologia Pediátrica e doenças crônicas da infância, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem pediátrica, criança hospitalizada, criança com doença crônica, criança gravemente doente, criança vítima de violência e em vulnerabilidade social, brinquedo/brinquedo terapêutico, brinquedoteca e Fenomenologia. |
|||||
Áreas de interesse e Projetos: Áreas de interesse: Criança hospitalizada, criança com doença crônica, criança gravemente doente, brinquedo como linguagem da criança que vivencia situações difíceis, família. Projeto: |
|||||
Currículo Lattes | SciElo | ||||
Google Acadêmico | ORCiD | ResearcherID |
PROFA. DRA. LÚCIA FIGUEIREDO MOURÃO | |||||
---|---|---|---|---|---|
Formação:
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1992), mestrado em Neurologia / Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (1997) e doutorado em Neurologia / Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (2002). Atualmente é professor Livre docente da Universidade Estadual de Campinas, Docente dos Programas de Pós-Graduação em Gerontologia e do Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da FCM - Unicamp. Desenvolveu Pós-Doutorado na Columbia University, NY - USA, no período de 2014-2015, e Pós-doutorado na Purdue University, IN - USA no período de 2015-2016, nas areas do estudo da conectividade funcional e estrutural das areas da deglutição em pacientes com doenças neurológicas. Tem experiência clínica e de pesquisa nas áreas da Fonoaudiologia: Deglutição e Disfagia. Interesse no estudo da atividade cortical e da conectividade estrutural das areas e vias da deglutição nas doenças neurológicas, bem como na reabilitação terapêutica em disfagia com base no aprendizado motor e na fisiologia do exercício. |
|||||
Áreas de interesse e Projetos: Áreas de interesse: Deglutição, voz, disfagia, e disfonia em adulto. Projeto: |
|||||
Currículo Lattes | Scopus | ||||
Google Acadêmico | ORCiD | ResearcherID |
PROFA. DRA. LÚCIA HELENA REILY | |||||
---|---|---|---|---|---|
Formação:
Graduou-se com Bacharel em Artes (Programa Independent Learning) - Indiana University (1974), com Revalidação em Educação Artística: hab. Artes Plásticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1978), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é docente associada da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, e Ensino da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, estudos da deficiência, arte e deficiência, formação de professores e artes visuais. |
|||||
Áreas de interesse e Projetos: Áreas de interesse: Educação Especial e ensino da Arte; estudos da deficiência; arte e deficiência; formação de professores e artes visuais. Projeto: |
|||||
Currículo Lattes | Scopus | ||||
Google Acadêmico | ORCiD | SciElo |
PROFA. DRA. MARIA CECÍLIA MARCONI PINHEIRO LIMA | |||||
---|---|---|---|---|---|
Formação:
Professora Associada MS5.1 do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977), mestrado em Special Education - University of Southern California (1984) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Membro da comissão de ensino e do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Fonoaudiologia. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, audição, aquisição de linguagem e crianças, triagem auditiva, desenvolvimento infantil, monitoramento do desenvolvimento da audição e da linguagem. |
|||||
Áreas de interesse e Projetos: Áreas de interesse: Surdez; lactentes; triagem e detecção de alterações auditivas e de linguagem em neonatos e lactentes e acompanhamento do desenvolvimento infantil. Habilitação e reabilitação da criança e do adolescente surdos. Projeto: |
|||||
Currículo Lattes | SciElo | ||||
Google Acadêmico | ORCiD | ResearcherID |
PROFA. DRA. MARIA ELISABETE RODRIGUES FREIRE GASPARETTO | |||||
---|---|---|---|---|---|
Formação:
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1972), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é Professor Colaborador (Associado I, nível MS-5.1) do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação, da Graduação em Fonoaudiologia, do Programa de Pós-Graduação Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação, do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Prof. Dr. Gabriel Porto- CEPRE, do Serviço de Visão Subnormal da Disciplina de Oftalmologia, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área da Saúde Coletiva, com ênfase em Desenvolvimento humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia assistiva, Baixa visão, formação, detecção, intervenção, reabilitação na deficiência, prevenção e promoção da saúde. Membro da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Diferenciado em Exames e Avaliações da Educação Básica- CAES INEP. |
|||||
Áreas de interesse e Projetos: Áreas de interesse: Desenvolvimento humano; Educação especial; Prevenção, educação e reabilitação na deficiência visual (cegueira e baixa visão); Avaliação da visão funcional; Formação de profissionais; Inclusão social; Acessibilidade e Tecnologia assistiva. Projeto: |
|||||
Currículo Lattes | Scopus | ||||
Google Acadêmico | ORCiD | ResearcherID |
PROFA. DRA. MARIA FERNANDA BAGAROLLO | |||||
---|---|---|---|---|---|
Formação: Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005) e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atuou como docente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, no período de 2010 a 2016. Atualmente é docente efetivo da Universidade Estadual de Campinas, com atuação em disciplinas da graduação e pesquisas nas áreas de linguagem e motricidade orofacial na infância. Atua também como docente colaboradora do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste. |
|||||
Áreas de interesse e Projetos: Áreas de interesse: Projeto: |
|||||
Currículo Lattes | Scopus | ||||
Google Acadêmico | ORCiD | SciElo |
PROFA. DRA. MARIA FRANCISCA COLELLA DOS SANTOS | |||||
---|---|---|---|---|---|
Formação: Professor Titular em Audiologia pelo Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp(2022). Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq desde 2014. Coordenadora do Curso de Fonoaudiologia da Unicamp(2022-2026).Presidente da Academia Brasileira de Audiologia biênio 2023-2025.Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1985), mestrado(1993) e doutorado(1998) em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo e Pós doutorado pela Universidade Estadual de Campinas(2009). É docente do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas /Unicamp.É coordenadora da Área da Saúde da Criança e do Adolescente-Fonoaudiologia e tutora do Programa de Residencia Multiprofissional em Saúde da Unicamp, desde 2012. É Professor Pleno dos Programas de Pós Graduação/FCM/Unicamp Saúde da Criança e do Adolescente e Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação.Foi Chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da FCM/Unicamp, no período de 2017-2021. |
|||||
Áreas de interesse e Projetos: Áreas de interesse: Triagem auditiva neonatal e em escolares; processamento auditivo; diagnóstico audiológico. Projeto: |
|||||
Currículo Lattes | SciElo | ||||
Google Acadêmico | ORCiD | ResearcherID |
PROFA. DRA. MARIA ISABEL RAMOS DO AMARAL | |||||
---|---|---|---|---|---|
Formação: Professora MS-3 do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação, Programa de Pós Graduação em Saúde Interdisciplinaridade e Reabilitação e Curso de Fonoaudiologia, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-Unicamp). Possui graduação em Fonoaudiologia pela Unicamp (2006), Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Saúde da Criança e do Adolescente pela Unicamp e pós doutoramento pelo Programa Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação/ Capes. Atua como Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (FCM/Unicamp) linha saúde do adulto e idoso. É membro da Comissão de Assistência e de biossegurança do Centro de Estudos em Pesquisa e Reabilitação Prof Dr Gabriel Porto CEPRE/Unicamp (2016-atual). Preside atualmente a Comissão de Ensino e Pesquisa da Academia Brasileira de Audiologia - biênio 2024-2026. Coordenadora do Ambulatório de Reabilitação Vestibular do Instituto de Otorrinolaringologia (IOU/FCM/Unicamp). As linhas atuais de pesquisa são : diagnóstico audiológico e otoneurológico- adulto e infantil, avaliação eletrofisiológica e comportamental do processamento auditivo e Prevenção e Promoção da Saúde em crianças, adulto e idosos, com ênfase na triagem do processamento auditivo central. |
|||||
Áreas de interesse e Projetos: Áreas de interesse: Avaliação comportamental e eletrofisiológica do processamento auditivo em diferentes faixas etárias, diagnóstico audiológico e Otoneurologia -Avaliação e Reabilitação Vestibular Projeto: |
|||||
Currículo Lattes | Scopus | ||||
Google Acadêmico | ORCiD | SciElo |
PROFA. DRA. MIRIAN HIDEKO NAGAE | |||||
---|---|---|---|---|---|
Formação: Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), mestrado (2003) e doutorado (2006) pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com dissertação e tese na área de Eletromiografia de Superfície e especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2005). Atualmente é Livre Docente MS 5.1 do Departamento de Desenvolvimento, Pesquisa e Reabilitação; docente plena no Programa de Pós Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação, Stricto Senso, mestrado e doutorado; docente no curso de Graduação em Fonoaudiologia, área de Motricidade Orofacial em adulto e idoso; tutora no Programa de Residência Multiprofissional da Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP; membro permanente do Comitê de Ética em Pesquisa/ UNICAMP. Sócio fundadora da Sociedade Brasileira de Eletromiografia e Cinesiologia; embaixadora do portal de ferramentas para recursos educacionais digitais do governo no estado de São Paulo (2022). |
|||||
Áreas de interesse e Projetos: Áreas de interesse: Alterações orofaciais (mastigação, deglutição, fala), eletromiorafia de superfície, Disfunção Têmporomandibular , dor músculoesquelética. Projeto: |
|||||
Currículo Lattes | Scopus | ||||
Google Acadêmico | ORCiD | SciElo |
PROFA. DRA. NUBIA GARCIA VIANNA | |||||
---|---|---|---|---|---|
Formação: Docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (DDHR/FCM/UNICAMP) com atuação no curso de Fonoaudiologia e no Programa de Residência Multiprofissional de Atenção à Saúde. Doutora em Saúde Coletiva - FCM/UNICAMP (2014-2018), com mestrado em Saúde Coletiva pelo mesmo Programa (2012-2014). Concluiu o curso de Especialização nos moldes de Residência em Saúde Coletiva pela Universidade de Pernambuco (2008-2010) e obteve título de especialista em Saúde Coletiva reconhecido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2014-2019). Possui curso de Aprimoramento na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP no Programa "Fonoaudiologia na Área da Surdez" (2007). Coordenadora do Comitê de Políticas Públicas de Educação do Departamento de Saúde Coletiva da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006). Na área da Saúde Coletiva têm experiência em gestão e análise de políticas públicas, especialmente àquelas voltadas às pessoas com deficiência. Na clínica fonoaudiológica atua principalmente nas áreas de linguagem e audiologia, mais especificamente com reabilitação auditiva. |
|||||
Áreas de interesse e Projetos: Áreas de interesse: Fonoaudiologia e Saúde Coletiva. Fonoaudiologia e Atenção Primária à Saúde. Surdez e Reabilitação auditiva. Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência. Políticas Públicas para Pessoa Surda. Educação Bilíngue para Surdos. Políticas Públicas Educacionais. Direitos Humanos e Direitos Linguísticos. Acessibilidade. Inclusão. Projeto: |
|||||
Currículo Lattes | Scopus | ||||
Google Acadêmico | ORCiD | SciElo |
PROFA. DRA. REGINA YU SHON CHUN | |||||
---|---|---|---|---|---|
Formação: Possui Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1978); Mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1991); Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000); Especialização em Voz e Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2002) e Especialização no Curso de Ativadores de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde (2006); Pós-Doutorado em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (2007). Atualmente é Professora Associada, Livre Docente em Linguagem, do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, do Programa de Pós-Graduação Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação e supervisora do Programa de Residência Multidisciplinar em Saúde do Adulto e Idoso - área de Fonoaudiologia em Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, São Paulo. As linhas de pesquisa são "Cultura, deficiência e modelos de intervenção", especialmente nas áreas de Linguagem (Neurologia, Gagueira e Comunicação Suplementar e/ou Alternativa), "Prevenção e Promoção da Saúde", nas questões de formação e atuação na atenção à saúde e Tecnologia Assistiva. Compôs o Banco Nacional de Avaliadores Institucionais e de Curso (MEC), já tendo avaliado diversos cursos no Brasil. |
|||||
Áreas de interesse e Projetos: Áreas de interesse: Linguagem: neurologia; gagueira e comunicação suplementar e/ou alternativa; formação em saúde Projeto: |
|||||
Currículo Lattes | Scopus | ||||
Google Acadêmico | ORCiD | SciElo |
PROFA. DRA. RENATA CHRYSTINA BIANCHI DE BARROS | |||||
---|---|---|---|---|---|
Formação: Formada em Fonoaudiologia e Pedagogia. Concluiu suas pesquisas em nível de mestrado e doutorado em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e estágio pós-doutoral pelo Laboratório de Estudos Urbanos, também na UNICAMP. É docente na Universidade Estadual de Campinascompondo o corpo docente do curso de Fonoaudiologia, do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação, do Programa em Residência Multiprofissional em Saúde, e colabora com o do Programa em Residência Multiprofissional em Saúde Mental. Atualmente, é coordenadora do Convênio Internacional com o Instituto de Ortofonologia di Roma - IDO (Itália), e pesquisadora convidada do IDO-Brasil. Compõe o Comitê Científico da Fondazione M.I.T.E (Minori, Informazione, Tutela, Educazione), Tìvoli (RM, It). Tem experiência em Fonoaudiologia Clínica e Educacional com foco em educação inclusiva. É autora do livro A singularidade da clínica fonoaudiológica, publicado pela RG Editores (2012), além de organizadora de demais títulos como "Sociedade e Medicalização (Campinas: Pontes, 2015) e "Sociedade e Diversidade" (Campinas: Pontes, 2016). É autora de capítulos de livros e de artigos científicos publicados em periódicos. Desenvolve pesquisas que contam com a colaboração de pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino do Brasil e do Exterior. Interessa-se pelo estudo da linguagem e a tecnologia, da linguagem em articulação com a saúde, a educação e o ensino, e pelos estudos dos processos de produção de Políticas Sociais de Saúde e Educação. |
|||||
Áreas de interesse e Projetos: Áreas de interesse: Inclusão, Linguagem, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem, Transtorno do Espectro do Autismo, Práticas de Ensino, Práticas Terapêuticas, Relações e Práticas Sociais (escola, família, sociedade), Saúde Coletiva. Projeto: |
|||||
Currículo Lattes | Scopus | ||||
Google Acadêmico | ORCiD | ResearcherID |
PROFA. DRA. RITA DE CÁSSIA IETTO MONTILHA | |||||
---|---|---|---|---|---|
Formação: Terapeuta ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986); Especialista em Psiquiatria Médica e Psicologia Clínica da Adolescência pela Universidade Estadual de Campinas (1990), Mestrado em Ciências Médicas na área de Neurologia (1997) e doutorado em Ciências Médicas, na área de Ciências Biomédicas (2001), ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Atua no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto" (Cepre) - FCM, Unicamp. É docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado): Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação- FCM - Unicamp. Tem experiência no Campo do Desenvolvimento Humano, com ênfase na área de deficiência visual, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, reabilitação, abordagens grupais, CIF, tecnologia assistiva, linguagem, neurologia, prevenção da cegueira e baixa visão. |
|||||
Áreas de interesse e Projetos: Áreas de interesse: Desenvolvimento humano; terapia ocupacional; educação e reabilitação de deficientes visuais; grupos; prevenção de cegueira e baixa visão; tecnologia assistiva; acessibilidade. Projeto: |
|||||
Currículo Lattes | Scopus | ||||
Google Acadêmico | ORCiD | SciElo |
PROFA. DRA. ZÉLIA ZILDA LOURENÇO DE CAMARGO BITENCOURT | |||||
---|---|---|---|---|---|
Formação: Assistente Social graduada pela PUC de Campinas (1982), Especialista em Psiquiatria Médica e Psicologia Clínica da Adolescência pela Universidade estadual de Campinas (1985); Especialista em Saúde Pública pela UNICAMP (1993); Mestrado (1998) e Doutorado (2003) em Saúde Coletiva pela UNICAMP- Livre docente na área de Desenvolvimento Humano, Saúde, Cultura e Sociedade (2022) . Atualmente é docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Atua no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto" (Cepre) - FCM, Unicamp. É docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado): Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação- FCM - Unicamp. É membro do Comitê Editorial da Revista Serviço Social Saúde da Universidade Estadual de Campinas. Atua na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Serviço Social Aplicado, nos seguintes temas: Transplante renal, Deficiência visual, Surdez, Família, Qualidade de vida, Reabilitação e Inclusão social. |
|||||
Áreas de interesse e Projetos: Áreas de interesse: Desenvolvimento humano, Saúde Coletiva, Politicas publicas na área da saúde, reabilitação de deficientes visuais, qualidade de vida, transplante renal, redes de apoio a familiares de pessoas deficientes e inclusão social. Projeto: |
|||||
Currículo Lattes | Scopus | ||||
Google Acadêmico | ORCiD | SciElo |
- 2493 views