O professor Gabriel de Oliveira da Silva Porto é um dos personagens que compõem a história da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Ele mobilizou-se pela instalação da faculdade, ajudou a criar e a organizar a disciplina de Otorrinolaringologia, o Departamento de Oftalmo-Otorrinolaringologia e o Cepre.
Gabriel Porto nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 7/8/1902, e diplomou-se em 23/12/1924 pela Faculdade de Medicina do Rio Janeiro, atual UFRJ. Foi discípulo da escola otorrinolaringológica do professor João Marinho de Azevedo. Em 10/5/1926, mudou-se para Campinas para trabalhar no Instituto Penido Burnier. Ajudou no crescimento físico e científico desta renomada instituição, sendo um dos fundadores da Clínica de Otorrinolaringologia, onde se formaram vários especialistas. Praticou a clínica cirúrgica e desenvolveu um grande número de estudos.
O coroamento da carreira clínico-cirúrgica, de docente, de pesquisador e de empreendedor ocorreu na Unicamp, onde foi professor titular a partir de 15/3/1966. Seu empenho em prol dos serviços que ajudou a criar e a desenvolver foi de tal monta que, apesar da aposentadoria compulsória, em 1972, continuou na chefia do Departamento de Oftalmo-Otorrinolaringologia até 1974. Gabriel Porto recebeu o título de professor emérito da Unicamp em 1975. Faleceu em Fortaleza, em 1976.