campanha

tp-pos

Procedimentos e Orientações para defesa

Conforme notas oficiais da CPG:

ATENÇÃO:

A partir de 01/05/2022, as defesas e qualificações voltam a ocorrer de forma presencial, conforme disposto no Art. 40, §7º da Deliberação CONSU-A-010/2015, que dispõe sobre o Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação.

Devendo o aluno providenciar a reserva da sala/ espaço para a defesa e informar os membros da banca sobre isso.

Reforçamos ainda que, conforme o Regimento Geral, nas bancas de defesa de mestrado: um dos membros titulares pode participar por videoconferência e no doutorado: dois dos membros titulares podem participar por videoconferência, fato que deve ser estimulado em relação aos membros externos.

Procedimentos e Orientações para defesa de teses e dissertações

Conferir os procedimentos pelo menos uns 03 meses antes da data pretendida para Defesa, pois deverá ser cumprido o prazo mínimo do sistema que é de 60 dias da data da defesa.

ATENÇÃO: Após a aprovação no Exame de qualificação, o prazo para liberar o sistema SIGA/DAC para o aluno solicitar a Defesa pode variar, pois depende da assinatura do Coordenador Geral da Pós-graduação, do presidente e dos membros da Comissão examinadora na Ata de aprovação na qualificação, inserção do documento no SIGA e a atualização do sistema. Somente após esse procedimento e a secretaria validar o aluno estará Apto para solicitar a Defesa.

O pedido de defesa deve ser ENVIADO via SIGA com pelo menos 60 dias de antecedência da data da defesa. 

Pré-requisitos específicos do Programa de Fisiopatologia Médica:

 Ser aprovado no Exame de Qualificação.

  • Comprovar a submissão de um artigo a uma revista de circulação internacional indexada pelo SCI, referente ao conteúdo da Dissertação de Mestrado. (aluno como primeiro autor).
  • Comprovar ter aceitação de um artigo completo, numa revista de circulação internacional indexada pelo SCI, referente ao conteúdo da Tese de Doutorado. (aluno como primeiro autor). 

OBS: O "comprovante do artigo" deve ser anexado no SIGA antes de iniciar o preenchimento da solicitação de defesa conforme instruções abaixo.

ATENÇÃO: Antes de iniciar o preenchimento do pedido de defesa no SIGA o aluno deverá inserir os comprovantes exigidos pelo programa como pré-requisitos específicos (comprovante de submissão (mestrado)/ aceite (doutorado) do artigo)

          No canto superior direito da tela aparecerá um alerta laranja “Atenção – Gostaria de enviar algum arquivo para sua secretaria?”, selecione o botão “Clique aqui” e insira os documentos.

 

IMPORTANTE:

  • Anexar o "Boneco" do Arquivo Final da Dissertação/Tese quando solicitar a defesa no sistema da DAC (SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica). Conforme previsto na Instrução interna do Programa incluir no arquivo o item Justificativa de Originalidade do Trabalho nos elementos pré-textuais, entre o Sumário e a Introdução da versão da tese. Item obrigatório para os alunos de doutorado.

OBS: O "Boneco" deve estar finalizado. Para formatação e elaboração o aluno deverá seguir o modelo abaixo e o MANUAL DE NORMALIZAÇÃO.

Modelo de editoração de dissertação/tese - clique aqui!

 OBS: O "Relatório de Similaridade" deve ser encaminhado para o email do Programa. 

 

Reforçamos que a solicitação de defesa somente será analisada e validada pela Comissão do Programa após o envio do Parecer de Similaridade da Biblioteca e dos demais documentos obrigatórios solicitados acima.

 

Após preencher a solicitação de defesa o aluno deve ENVIAR o pedido para que seja validado pela secretaria. Sem o envio a solicitação não aparece para a secretaria e a data não está mantida pois o pedido deve ser ENVIADO dentro do prazo do sistema que é de 60 dias da data.

 

ATENÇÃO: Para acessar as informações e trâmites para solicitar a defesa clique aqui

 

Procedimentos prévios para solicitar a defesa no SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica:

  1.  Verificar os critérios para composição da banca examinadora (item IV dos Procedimentos para Defesa).
  2. Cada um dos membros indicados na Banca deverá ter uma produção mínima de 4 artigos publicados no último quadriênio em periódicos Qualis A ou B1/B2 (Medicina I). Consulta Qualis CAPES
  3. A Composição da Banca deve atender a Instrução Normativa PRPG Nº 001/2021. 
  4. No local colocar: a sala reservada para o exame (É possível verificar a disponibilidade do Anfiteatro e demais salas de aula da CPG, bem como solicitar a reserva pela Agenda.)

Para o MESTRADO: Caberá ao orientador indicar à CPG os nomes de três membros titulares (o seu próprio como presidente, um membro externo ao Programa e à Unicamp e um membro interno da Unicamp) e dos dois suplentes (Sendo que um dos suplentes deve ser externo à Unicamp). Os nomes devem ser indicados pelo aluno diretamente no SIGA no momento da solicitação da defesa.                                                                                   

Para o DOUTORADO: Caberá ao orientador indicar à CPG os nomes de cinco membros titulares (o seu próprio como presidente, dois membros externos à Unicamp e dois membros internos da Unicamp) e dos três suplentes (Sendo que pelo menos dois dos suplentes devem ser externos à Unicamp). Os nomes devem ser indicados pelo aluno diretamente no SIGA no momento da solicitação da defesa.

  1. Cabe ao Orientador/aluno contatar os membros escolhidos, bem como a disponibilidade de data e horário para realização da defesa.
  2. Nas defesas a partir de 01/05/2022, o aluno deve providenciar a reserva da sala bem como todo o material audiovisual que será utilizado na sua defesa (caso não o tenha disponível na sala agendada). É possível verificar a disponibilidade do Anfiteatro e demais salas de aula da CPG, bem como solicitar a reserva pela Agenda.
  3. O aluno deve verificar no SIGA se o membro convidado possui cadastro válido e caso não possua, solicitar o cadastro do professor diretamente no SIGA e encaminhar o Cadastro de Membros Externos preenchido para o e-mail da secretaria do programa (fisiofcm@unicamp.br)
  4. Para o pagamento de Ajuda de Custo pelo Programa de PG em Fisiopatologia Médica*, encaminhar a Ficha de Cadastro de Membros Externos e também a cópia dos documentos pessoais: RG (frente e verso), CPF ou CNH e do comprovante da conta corrente com os dados para depósito. Os documentos devem ser enviados (em PDF) para o email do Programa, com pelo menos 30 dias de antecedência da data da defesa . OBS: Documentos enviados fora dos prazos solicitados acima não serão autorizados. Após enviar os documentos aguardar a confirmação da secretaria.sobre o pagamento.  (*Reforçamos ainda que, conforme o Regimento Geral, nas Bancas de defesa de mestrado: um dos membros titulares pode participar por videoconferência e na de doutorado: dois dos membros titulares podem participar por videoconferência. fato que deve ser estimulado em relação aos membros externos)
  5. SUSPENSO: A compra de passagem aérea para membros externos de banca está supensa (*Reforçamos ainda que, conforme o Regimento Geral, nas Bancas de defesa de mestrado: um dos membros titulares pode participar por videoconferência e na de doutorado: dois dos membros titulares podem participar por videoconferência. fato que deve ser estimulado em relação aos membros externos)