Manutenção consiste no serviço de restauração de um bem antes danificado, colocando-o em condições de uso. Passado o prazo de garantia a manutenção será executada ou contratada por órgãos técnicos da Universidade quando se tratar de bens contemplados em seu escopo.
O registro patrimonial é condição obrigatória para que os bens estejam incluídos na política de manutenção da Universidade.
Equipamentos em garantia
Entrar em contato com a empresa e agendar o envio* do equipamento.
Equipamentos de informática
Para equipamento de informática, em garantia ou não, deve ser encaminhada Ordem de Serviço para a Informática.
Equipamentos atendidos pelo CEMEQ
Bens pertencentes aos laboratórios e ao CPC: Os pedidos de abertura de Ordem de Serviço para o CEMEQ deverão ser encaminhados para a Comissão de Pesquisa.
Bens pertencentes ao CIPOI: A Ordem de Serviço é providenciada pelo CIPOI.
Bens pertencentes às demais áreas: Encaminhar Ordem de Serviço para o Patrimônio, informando o defeito apresentado.
Procedimentos para o atendimento de Bens dispensados de incorporação pela Instrução Normativa DGA nº 111/2023.
Escopo de equipamentos atendidos pelo Centro para Manutenção de Equipamentos.
Para forno micro-ondas ou equipamento submetido a agente contaminante, deverá ser encaminhado junto com o equipamento o certificado de desinfecção devidamente preenchido e assinado. Sem o certificado de desinfecção o equipamento não será aceito pelo órgão técnico para realizar a manutenção.
Equipamentos atendidos pelo CEB
A solicitação de manutenção para equipamento médico-hospitalar deve ser encaminhada para o representante da área que providenciará ordem de serviço junto ao CEB, recomendamos que tenha em mãos todos os dados do equipamento (PI, Marca, Modelo, Série).
Na ausência do cadastro no CEB encaminhar o formulário preenchido com todos os dados do equipamento para o Patrimônio, que será providenciado o cadastro.
Para equipamentos de pequeno porte sem identificação patrimonial (ex. pipeta, Esfigmomanômetro etc.), preencher e enviar com o equipamento a Ordem de serviço.
►No envio do equipamento, providenciar a declaração de desinfecção e encaminhar juntamente com o equipamento. Sem o certificado de desinfecção o equipamento não será aceito pelo órgão técnico para realizar a manutenção.
Equipamentos não atendidos pelos órgãos técnicos da Unicamp
Para equipamento não atendido pelos órgãos técnicos de manutenção da Universidade deve ser encaminhado um pedido para o Compras que irá providenciar o orçamento para empresa externa.
Cronograma do expediente do Patrimônio/FCM junto ao CEB / CEMEQ
* Externo
A saída de bens para manutenção fora do campus deverá ser registrada através do formulário de ocorrência de bens (no campo ocorrência selecione: "Saída de Bens para Manutenção Fora da Unicamp"), preencher 1 via e encaminhar, assinada pelo responsável pelos bens (emitente) e pela empresa (recebedor), para o Patrimônio.
Quando em trânsito para outro campus ou para assistências técnicas externas e vice-versa em veículos oficiais da Unicamp, dever ser preenchido e enviado eletronicamente o Seguro Transporte Nacional de Bens Móveis, com um dia de antecedência à viagem.
No retorno do bem informar o Patrimônio para regularização no sistema patrimonial.
No caso de substituição do bem registrado no sistema patrimonial, deverá ser apresentado nota fiscal ou recibo da operação com os dados individuais do bem reposto, para atualização do registro patrimonial.