SAÚDE MENTAL E CIDADANIA
A ARUCI (Aliança Internacional de Pesquisa entre Universidade e Comunidade – Université de Montréal) é uma aliança entre diversas entidades tanto de ensino como comunitárias com a duração de 5 anos e visa a pesquisa sobre a temática da saúde mental e cidadania, a formação de pesquisadores e a transferência de tecnologia para a comunidade e serviços de saúde a partir de projetos conjuntos com financiamento internacional.
Visite o site do projeto ARUC.
Eixos de Pesquisa
Eixo 1: CONDIÇÕES DE VIDA, TRANSFORMAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE EXISTÊNCIA
- Quais são as estratégias desenvolvidas pelas pessoas e comunidades para fazer frente aos problemas de saúde mental?
- Quais são as condições e dinâmicas socioculturais associadas aos contextos comunitários diversos que contribuem para o desenvolvimento de problemas de saúde mental (i.e. violência, pobreza, etc.)?
- Como as concepções e contextos socioculturais (sistemas de signos, de sentido e de ações) afetam as estratégias para fazer face aos problemas de saúde mental, ou impor barreiras à integração?
- Como os serviços de saúde mental dentro da comunidade podem melhorar e se articular com referências culturais (sistemas de signos, de senso e de ação) de diversos grupos e comunidades?
Eixo 2: TRANSFORMAÇÃO DE POLÍTICAS, SERVIÇOS E PRÁTICAS
- Quais são os efeitos do desenvolvimento dos serviços dentro da comunidade (pelo setor público e comunitário)?
- Quais os impactos das novas práticas e concepções dos problemas de Saúde Mental sobre os trabalhadores, as famílias e pessoas próximas, e a comunidade (i.e. redução do estigma)?
- Quais são os obstáculos, as condições facilitadoras e as melhores práticas a fim de reduzir a discriminação e o estigma?
Eixo 3: AÇÃO E PRÁTICAS CIDADÃS
- Quais são os efeitos (positivos, negativos, expressos ou ocultos) da implantação dos mecanismos de participação dos usuários do setor público e comunitário? (notadamente as associações de usuários).
- Participação nas políticas e serviços públicos: desenvolvimento, efeitos e condições de participação dos usuários (setor público e comunitário).
- Práticas e cidadania desenvolvidas pelas organizações comunitárias e associações de usuários.
Auxílio financeiro:
IDRC - Centre de recherches pour le developpment International
International Development Research Centre
INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
- AFLORE - Associação Florescendo a Vida de Familiares, Amigos e Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Campinas
- ERASME - Equipe de pesquisa e Acção para a Saúde Mental
Coordenação: Lourdes Rodriguez del Barrio
École de Service Social
Université de Montreal