Projeto que pretende analisar o funcionamento, a utilização e a qualidade da Atenção Básica à Saúde, bem como o acesso à Atenção Especializada para condições crônicas e de saúde mental, em quatro regiões metropolitanas brasileiras: Campinas (SP), Fortaleza (CE), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Trata-se de pesquisa multicêntrica, que integrará pesquisadores e grupos de pesquisa de sete Universidades: USP, UNICAMP, UNB, UFRGS, UFC, UECE e UNIFOR . A pesquisa utilizará métodos mistos, integrando as abordagens quantitativa e qualitativa.
Os dados quantitativos serão produzidos por meio de um inquérito junto a profissionais e usuários de serviços de Atenção Básica, Atenção Especializada e Saúde Mental, nas quatro regiões. Para a produção do material qualitativo, serão realizados grupos focais com profissionais e usuários dos referidos serviços, análise de prontuários e entrevistas em profundidade para o delineamento de itinerários terapêuticos singulares de alguns usuários selecionados.
A consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) como sistema universal exige investigações acerca do modelo de Atenção Básica atualmente vigente no Brasil e sua articulação com a rede de Atenção Especializada. Este projeto pretende contribuir com proposições para a efetivação de uma atenção universal, integral e territorializada, baseada em princípios, arranjos e dispositivos que favoreçam práticas ampliadas e compartilhadas em saúde (Cogestão, Clínica Ampliada, Apoio Matricial, entre outros).
Auxílio financeiro: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Intituições Parceiras
Coordenação geral: Prof. Dr. Gastão Wagner de Sousa Campos
USP - Universidade de São Paulo
Faculdade de Saúde Pública
Departamento de Prática em Saúde Pública
Prof. Dr. Oswaldo Yoshimi Tanaka
Profa. Dra. Marília Cristina Prado Louvison
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Prof. Dr. Alcides Silva de Miranda
Profa. Dra. Liane Beatriz Righi
UECE - Universidade Estadual do Ceará
Profa. Dr. Maria Salete Bessa Jorge
UNIFOR - Universidade de Fortaleza
Profa Dra. Raimunda Magalhães da Silva
SES - Secretaria de Saúde de São Paulo
Dr. Marcos Drumond Jr