Se, por um lado, os olhos são o espelho da alma, o sangue, por outro, é o espelho do corpo humano. Dessa forma, a avaliação dos componentes sanguíneos é o principal indicador de saúde do nosso organismo e, nesse sentido, a Hematologia busca se dedicar ao seu estudo e ao tratamento de todas as doenças relacionadas a eles. Já a Hemoterapia corresponde à área da medicina que envolve a obtenção e a administração do sangue ou de algum dos seus componentes como tratamento para várias condições de saúde.
São essas as áreas discutidas pela Liga Acadêmica de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp (LAHH), um verdadeiro leque de assuntos, como: leucemias, linfomas, coagulopatias, trombofilias e muito mais. Fundada recentemente, ela objetiva não só fomentar a busca pelo conhecimento teórico e prático, mas também a aquisição de conhecimento científico e atividades voltadas à sociedade.
Para além das aulas teóricas quinzenais, nas quais serão abordados diversos tópicos pertinentes à Hematologia, à Hemoterapia e a outros temas relacionados a estes, nossa liga planeja atividades práticas no Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp (Hemocentro da Unicamp), uma unidade voltada especificamente para essas áreas e um dos maiores centros do país. Nele, participaremos de atividades nos laboratórios e ambulatório, a fim de compreendermos como o conhecimento teórico pode ser aplicado na realidade.
Ademais, valorizamos bastante a pesquisa e, por isso, buscamos ser uma base de apoio aos ligantes e ouvintes que se interessam em contribuir para o avanço do conhecimento científico, fornecendo auxílio na escolha de temas, de orientadores e além de se constituir como local de discussão de artigos científicos.
Outras preocupações dessa liga são a interação com o mundo acadêmico para além dos muros da Unicamp e com a nossa sociedade. Para isso, o departamento de extensão organizará a participação em cursos, congressos, palestras e simpósios elaborados por diversas instituições, além de parcerias público e privadas, como campanhas, que visem à conscientização da população e à promoção e prevenção de saúde.
Por fim, infelizmente, a situação de pandemia na qual nos encontramos interferiu direta e negativamente no funcionamento de todas as ligas acadêmicas, e, nesse caso, elas vêm buscando promover a melhor experiência de aprendizado possível dentro do contexto vivido. Esperamos que as nossas atividades presenciais possam, com segurança, voltar o mais breve; porém, enquanto isso não for plausível, faremos o que tiver ao nosso alcance para que os nossos ligantes e ouvintes tenham um excelente momento em nossas atividades!