A cada ano, as mulheres ganham maior enfoque e visibilidade em nossa sociedade, com isso procuram se compreender, se apoiar e se cuidar cada vez mais. Nesse contexto, as áreas de ginecologia e obstetrícia passam a se reformular constantemente, diante dos novos parâmetros sociais, para atender melhor e de maneira mais integral a mulher em todos os momentos de sua vida.
Na Unicamp isso não é diferente, uma vez que a ginecologia e obstetrícia estão entre as áreas mais fortes da Universidade, o que pode ser percebido pela existência do Hospital da Mulher Professor Doutor José Aristodemo Pinotti (CAISM), um hospital de referência no cuidado à saúde da mulher. Neste contexto surgiu a Liga de Ginecologia e Obstetrícia da Unicamp!
A liga já havia existido em períodos anteriores, mas foi efetivamente reativada em 2016 por um grupo de alunas muito motivadas com o potencial destas especialidades. Ao longo desses quatro anos de existência, foram várias aulas ministradas, cursos feitos em conjunto com outras ligas, aulas práticas e apoio de vários professores da FCM, FEnf e funcionários do CAISM. Dessa forma, a liga tem por objetivo o entendimento respeitoso e fisiológico do corpo feminino, com enfoque para o que mais se faz presente no dia-a-dia das mulheres; os principais problemas que elas enfrentam e assuntos que atualmente estão recebendo mais atenção e gerando discussões, como é o caso do parto humanizado, o aborto e a violência sexual. Além disso, nossas aulas também buscam incluir temas que vão além daqueles que já são normalmente discutidos nas disciplinas dos cursos da área da saúde, incorporando novidades e atualidades sobre os mais diversos temas nestas áreas.