A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) veio para ficar. Nesse momento que todos buscam informações sobre o vírus, formas de transmissão e cuidados, muitas dúvidas ainda pairam no ar. A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp pediu aos médicos infectologistas Plínio Trabalho e Raquel Stucchi que respondessem algumas perguntas para dirimir as dúvidas sobre a pandemia.
Em uma sociedade que vive 24 horas, sete dias por semana, o coronavírus chega para desafiar valores, mudar comportamentos e questionar decisões individuais frente ao interesse coletivo. Não se trata de histeria. O que atualmente experimentamos não tem precedente na história da humanidade.
O novo coronavírus ou Covid-19 mexeu com as estruturas da sociedade, saúde, ciência e educação.
Vivemos momentos difíceis e inéditos para todos nós.
Há muitas razões para a (re)emergência de doenças infecciosas, são velhas doenças que ressurgem com outras características ou novos agentes infecciosos.
Novos costumes, novos hábitos, novas imagens, novas formas de se relacionar.
Atualmente, apenas no Brasil, são aproximadamente 60 milhões de crianças e adolescentes até 19 anos. Portanto, a Pediatria do século XXI no nosso país suscita grandes desafios para todos nós, pediatras, que temos como objetivo a inclusão, o respeito, a educação, as boas condições de saúde e a preparação de todas essas crianças para que tenham uma sociedade digna.