Regina Maria Innocêncio Ruscalleda desde criança aprecia escrever. Ao longo da vida, percebeu como os poemas brotavam e desabrochavam de forma sutil, incontrolável, e suas mãos somente obedeciam. Assim surgiram vários, a partir de sentimentos, valores, memórias, reflexões, inquietações, fatos, indignações, entre diversos temas desencadeadores da inspiração.
Recentemente, Regina lançou o livro de coletânea Passageiro do instante, publicado pela editora Appris. O título do livro expressa uma das principais inquietações que professora da FCM sente em relação à rapidez com que cada momento flui na vida, o quanto esta é forte e frágil, e deve ser valorizada e compartilhada com outrem.
“Diversos temas são abordados, entre eles a passagem dos seres humanos neste fragmento do tempo. Reflexões sobre o quanto a vida é efêmera, fugaz, e a observação da tentativa frenética dos indivíduos em aprisionar cada momento, unindo passado, presente e futuro”, diz Regina, que selecionou cinco poemas para o Boletim da FCM.
Passageiro do instanteSou e estou
MissionárioSou um missionário. Costuro corações despedaçados. À noite, apascento-me,
LágrimasCorredeiras, Salgadas, Molhadas, Sonoras, |
AmorOnde está você, Onde está você, Onde está você,
ÁrvoreSou uma árvore centenária. Viajantes exaustos sentaram aos meus pés. No outono, filhas-folhas, de mil cores, |
Regina Maria Innocencio Ruscalleda é professora da área de medicina interna e semiologia do Departamento de Clínica Médica da FCM
Se você escreve, mande seus poemas, contos ou crônicas para imprensa@fcm.unicamp.br