Deve-se avaliar assimetrias cranianas, suturas e fontanelas. A fontanela anterior (bregma) tem a forma de losango, com tamanho variando entre 1 e 3 cm. O fechamento da fontanela anterior é muito variável e ocorre entre 8 e 18 meses de idade. A fontanela posterior (lambdoide) nem sempre pode ser palpada no recém nascido. Tem em média 1 cm e seu fechamento ocorre no primeiro mês de vida.
Além disso, deve-se aferir as medidas do perímetro cefálico (medido com fita métrica tendo como ponto de referência a glabela e a protuberância occipital externa), antero-posterior (ponto de referência a glabela e a protuberância occipital externa, com a fita sobre a sutura sagital e passando pelo bregma) e biauricular (ponto de referência a inserção superior das orelhas, com a fita sobre a sutura coronal e passando pelo bregma).
As medidas do perímetro cefálico devem sempre ser registradas em uma curva de perímetro cefálico. O seguimento do perímetro craniano na curva permite que aumentos súbitos ou desaceleração do crescimento do crânio sejam evidenciados, antes mesmo da medida ser considerada anormal para a idade.
Medida do Perímetro Craniano. Os pontos de referência são a glabela e a protuberância occipital externa. |
|
Medida Ântero-Posterior. |
|
Medida Bi-Auricular. Os pontos de referência são a inserção das orelhas, passando a fita métrica ao longo da sutura coronal. |