Desenvolvimento neuropsicomotor

O desenvolvimento neuropsicomotor se dá no sentido craniocaudal, portanto, em primeiro lugar a criança firma a cabeça, a seguir o tronco e após os membros inferiores.  A maturação cerebral também ocorre no sentido postero-anterior, portanto, primeiro a criança fixa o olhar (região occipital), a seguir leva a mão aos objetos, etc.

A avaliação do desenvolvimento deve ser baseada nos marcos definidos pela escala de desenvolvimento Denver II.  Deve-se avaliar o desenvolvimento social, motor e linguagem. 

  1. Desenvolvimento social
  2. Desenvolvimento motor
  3. Desenvolvimento da linguagem
  4. Desenvolvimento do desenho

 

Desenvolvimento social

• Olhar o examinador e segui-lo em 180º = 4 meses
• Sorrir espontaneamente = 2 meses
• Leva mão a objetos = 5 meses
• Apreensão a estranhos = 10 meses
• Dar tchau = 14 meses

• Bater palma = 11 meses
• Imita atividades diárias = 16 meses

 

Desenvolvimento Motor 

  • • Sustento cefálico = 4 meses
  • • Sentar com apoio = 6 meses
  • • Sentar sem apoio = 7 meses
  • • Pinça superior = 10 meses
  • • Em pé com apoio = 10 meses
  • • Andar sem apoio = 15 meses

 

Desenvolvimento da Linguagem
 

  • • Lalação = 6 meses
  • • Primeiras palavras = 12 meses
  • • Palavra frase = 18 meses
  • • Junta duas palavras = 2 anos
  • • Frases gramaticais = 3 anos

Desenvolvimento do desenho na infância

 

Idade

Características do Desenho

2 anos

Rabiscos (depois de alguns meses a criança começa a nomear o que o rabisco representa).

3 anos

Círculo como símbolo universal (pode representar quase tudo).

3 anos

Tentativa de representação da figura humana (círculo com duas pernas).

4 a 5 anos

A figura humana tem mais detalhes e os desenhos representam histórias ou eventos.

6 a 7 anos

Fase da paisagem (linha azul na parte superior representa céu, linha verde na parte inferior representa o chão).  Muitas vezes desenham a mesma paisagem inúmeras vezes.

8 a 10 anos

Fase do realismo, quando a criança começa a desenhar detalhadamente as coisas (não se contenta com esquematização/simplificação do desenho).

12 anos / Adolescência

Fim do período artístico (frustração por não conseguir desenhar as coisas exatamente como são vistas).

 

 

2 anos
Rabiscos (depois de alguns meses a criança começa a nomear o que o rabisco representa).

3 anos
Círculo como símbolo universal (pode representar quase tudo).
Tentativa de representação da figura humana (círculo com duas pernas). 

4 a 5 anos
A figura humana tem mais detalhes e os desenhos representam histórias ou eventos.
 

6 a 7 anos
Fase da paisagem (linha azul na parte superior representa céu, linha verde na parte inferior representa o chão).  Muitas vezes desenham a mesma paisagem inúmeras vezes.

 

8 a 10 anos
Fase do realismo, quando a criança começa a desenhar detalhadamente as coisas (não se contenta com esquematização/simplificação do desenho).