Mídia Desk orienta sobre AVC. Evento foi transmitido online
Publicado por: Camila Delmondes
01 de dezembro de 2015

Compartilhar:

Dez especialistas da Unicamp participaram na manhã desta quarta-feira (27) do Mídia Desk, evento promovido pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, ASPE e projeto CiNAPCe  para o Dia Mundial do Combate ao AVC. O encontro foi transmitido online para todo o Brasil por meio de videoconferência via internet. Perguntas sobre acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, foram recebidos por e-mail durante todo período em que os profissionais ficaram online.  “As principais perguntas são sobre prevenção, fatores de risco e como é procedimento de trombólise para o AVC isquêmico e quais as chances de melhora dos pacientes”, explicou Paula Fernandes, psicóloga e presidente da Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (ASPE).

O dia 29 de outubro é o Dia Mundial de Combate ao AVC. Uma em cada seis pessoas no mundo tem acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame. A cada seis segundo, uma pessoa morre de AVC, independentemente de sexo, idade ou raça. No Brasil, o AVC é principal causa de morte. As palestras realizadas pelo Mídia Desk estarão disponíveis no site da ASPE e no site da Rede Brasil AVC. Há uma edição especial do Boletim da FCM sobre o tema disponível da página da faculdade.

Os sinais de AVC são: fraqueza ou amortecimento súbito de um lado do corpo; dificuldade súbita para falar, enxergar, compreender, andar ou equilibrar-se; tontura ou dor de cabeça súbita, sem causa aparente. Se uma pessoa apresentar estes sinais, a recomendação é ligar para 192 (SAMU). “Quanto mais rápido for o atendimento, maiores as chances da pessoa ficar sem sequelas. Tempo é cérebro!”, orientou Li Li Min, neurologista da FCM da Unicamp.



Notícias mais recentes



School of Medical Sciences Leadership Welcomes KU Leuven Delegation

(Divulgação) Costello Medical: Global Health Internship - January 5th 2025

(Divulgação) Fisioterapia do HC de Portas Abertas apresenta os cursos pós-graduação para futuros alunos

(Divulgação) Projeto Meses Coloridos enfatiza a prevenção da diabetes

(Divulgação) HC inicia reuniões de casos clínicos interdisciplinares e multiprofissionais

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM