Pesquisadora colaboradora do Departamento de Saúde Coletiva da FCM coordenará pesquisa nacional com populações rurais
Publicado por: Karen Menegheti de Moraes
02 de janeiro de 2025

Compartilhar:

Texto original: UFFS

A pesquisadora colaboradora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Unicamp e docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Jane Kelly Oliveira Friestino, obteve aprovação do projeto “Saúde nas Fronteiras da Agricultura e Tradição: Inquéritos de Saúde em Populações Rurais Brasileiras”, por meio da Chamada CNPq/Decit/SECTICS/MS n° 29/2024 em dezembro.

A pesquisadora atua no Laboratório de Epidemiologia das Doenças e de Outras Condições Crônicas (EpiDOC) da FCM, tendo realizado toda sua pós-graduação na faculdade. Ela atribui o vínculo com a instituição um dos fatores decisivos para o desenvolvimento da proposta. O grupo de pesquisadores tem experiência na abordagem de doenças crônicas. “Vai ser um inquérito das condições de saúde da população rural, versando sobre a alimentação saudável, o uso de agrotóxicos, as condições de doenças crônicas como câncer e hipertensão. Trabalharemos também com questões de saúde mental”, comenta a pesquisadora.

Jane, pesquisadora da FCM e docente da UFFS, em congresso internacional. Foto: acervo pessoal

A pesquisa receberá um investimento de R$ 980.320 e envolverá o trabalho de 24 pesquisadores de cinco instituições de ensino do país. Segundo Jane, o projeto foi desenhado para ser multicêntrico e abranger a diversidade da população rural brasileira. Assim, será possível ter contato, por exemplo, com membros da agricultura familiar, ribeirinhos, moradores do sertão, quilombolas e também com pessoas envolvidas com o agronegócio. O tempo total de execução do projeto será de três anos.

“Este projeto tem como um dos produtos fortalecer que as condições de saúde dessa população sejam incluídas nos planos municipais de saúde. Vamos, dentro dessa perspectiva, traçar um modelo epidemiológico para apontar quais são as necessidades dessa população. Frisamos muito no projeto que essa é uma população muitas vezes negligenciada, pela dificuldade de acesso à informação a respeito das condições de vida, pelo acesso logístico e geográfico. Também vamos fomentar a pesquisa na UFFS e o projeto vai possibilitar a inserção de estudantes de graduação e pós-graduação”, acrescenta Jane.

 Terra Solidária, projeto de extensão da UFFS no qual Jane atuou de 2019 a 2021. Foto: acervo do projeto Terra Solidária


Notícias mais recentes



Inflamação metabólica associada à microbiota intestinal é hipótese para a evolução da obesidade na história da humanidade

Comemoração de 25 anos: Cirurgia Endovascular


Save The Date: Semana da FCM


Pesquisadora colaboradora do Departamento de Saúde Coletiva da FCM coordenará pesquisa nacional com populações rurais

"É através da dedicação de cada um que conseguimos entregar os resultados que a sociedade espera de nós..."

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM