Alunos do segundo ano do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp assistiram na terça-feira (1), em tempo real, a aula “Cinemática do trauma, transmitida diretamente do Ryder Trauma Center, hospital do complexo Jackson Memorial Hospital, de Miami, para o Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. A aula foi ministrada pelo sistema de telessaúde pelo doutor Antônio Carlos Marttos Jr., professor assistente do Departamento de Cirurgia da Universidade de Miami e contou com a participação do professor Gustavo P. Fraga, responsável pelo “Módulo de Habilidades I”, da disciplina de Cirurgia do Trauma do Departamento de Cirurgia da FCM. Fraga conduziu o evento, estimulando a participação dos 114 estudantes.
“A telessaúde é uma ferramenta de ensino que está disponível no HC e na FCM. O sucesso do evento demonstrou a importância desta tecnologia no cenário educacional, possibilitando o intercâmbio cultural com baixo custo”, explicou Fraga.
O “Módulo de Habilidades I” passa por uma reformulação dentro de um projeto de pesquisa do Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores Médicos - Instituto Regional de Educação Médica Faimer Brasil. Intitulado "Suporte básico de vida: desenvolvendo competências nos estudantes de medicina com extensão para a comunidade", esse projeto tem como objetivo oferecer um curso predominantemente prático, com participação ativa e interativa dos alunos, desenvolvendo as habilidades de trabalho em grupo e liderança apreciativa, para que no fim do semestre esses acadêmicos estejam aptos a ensinarem conceitos de primeiros socorros e prevenção a traumatismos, para jovens do segundo ano do ensino médio de escolas públicas do município de Campinas.
Nos dias 22 e 23 de março, a disciplina da cirurgia do trauma realiza no auditório da FCM o “Curso Internacional de Resposta Médica Avançada em Desastres”. Antonio Carlos Marttos Jr., diretor de telemedicina do trauma da Universidade de Miami; Sandro Rizoli, professor de cirurgia e medicina intensiva da Universidade de Toronto e Raul Coimbra, chefe da divisão de trauma e terapia cirúrgia intensiva da Universidade da Califórnia e Susan Briggs, especialista em cirurgia do trauma da Universidade de Harvard são os convidados. A programação do evento e a inscrição estarão, em breve, disponíveis na página da FCM.
Texto: Edimilson Montalti e Gustavo Fraga
Fotos: Gustavo Fraga