Alunos de medicina têm aula diretamente de Miami pelo sistema de telessaúde

 

Alunos do segundo ano do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp assistiram na terça-feira (1), em tempo real, a aula “Cinemática do trauma, transmitida diretamente do Ryder Trauma Center, hospital do complexo Jackson Memorial Hospital, de Miami, para o Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. A aula foi ministrada pelo sistema de telessaúde pelo doutor Antônio Carlos Marttos Jr., professor assistente do Departamento de Cirurgia da Universidade de Miami e contou com a participação do professor Gustavo P. Fraga, responsável pelo “Módulo de Habilidades I”, da disciplina de Cirurgia do Trauma do Departamento de Cirurgia da FCM. Fraga conduziu o evento, estimulando a participação dos 114 estudantes.

 

“A telessaúde é uma ferramenta de ensino que está disponível no HC e na FCM. O sucesso do evento demonstrou a importância desta tecnologia no cenário educacional, possibilitando o intercâmbio cultural com baixo custo”, explicou Fraga.

 

O “Módulo de Habilidades I” passa por uma reformulação dentro de um projeto de pesquisa do Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores Médicos - Instituto Regional de Educação Médica Faimer Brasil. Intitulado "Suporte básico de vida: desenvolvendo competências nos estudantes de medicina com extensão para a comunidade", esse projeto tem como objetivo oferecer um curso predominantemente prático, com participação ativa e interativa dos alunos, desenvolvendo as habilidades de trabalho em grupo e liderança apreciativa, para que no fim do semestre esses acadêmicos estejam aptos a ensinarem conceitos de primeiros socorros e prevenção a traumatismos, para jovens do segundo ano do ensino médio de escolas públicas do município de Campinas.

 

Nos dias 22 e 23 de março, a disciplina da cirurgia do trauma realiza no auditório da FCM o “Curso Internacional de Resposta Médica Avançada em Desastres”. Antonio Carlos Marttos Jr., diretor de telemedicina do trauma da Universidade de Miami; Sandro Rizoli, professor de cirurgia e medicina intensiva da Universidade de Toronto e Raul Coimbra, chefe da divisão de trauma e terapia cirúrgia intensiva da Universidade da Califórnia e Susan Briggs, especialista em cirurgia do trauma da Universidade de Harvard são os convidados. A programação do evento e a inscrição estarão, em breve, disponíveis na página da FCM.

  

Texto: Edimilson Montalti e Gustavo Fraga
Fotos: Gustavo Fraga