Nova edição do Programa de Desenvolvimento Docente da FCM – ProDDocS ocorreu em 24, 25 e 29 de novembro de 2022, sob o tema Avaliação do estudante da e para a aprendizagem.
As sessões aconteceram nas Arenas e no Anfiteatro 2 da FCM e estiveram presentes 27 docentes envolvidos com o ensino em nível de graduação, residência e pós-graduação.
Programação
Sessão 1: Estado da arte em avaliação do estudante para e da aprendizagem - pensando os sistemas de avaliação
24/11/2022, 9h-12h, quinta-feira
Facilitadora: Profª Eliana Amaral
9h-10h30 - Atividades
- Mini-conferência: o que é e como preparar sistema de avaliação de qualidade?
- Atividade: Revisão das avaliações descritas no catálogo do curso x objetivos educacionais e propostas de melhoria
10h30 - Intervalo
10h45-12h - Atividades
- Discussão das propostas de revisão das disciplinas, após apresentações
Sessão 2: Avaliação do conhecimento (saber e saber como)
25/11/2022, 9h-12h, sexta-feira
Facilitadores: Profa. Angélica Bicudo, Dario Cecílio-Fernandes e Silvia Riceto
9h-10h30- Atividades
- Apresentar instrumentos adequados para esse tipo de avaliação, dentre aquelas mais utilizadas nas disciplinas (Prova teórica, seminário, prova ou apresentação oral, atividades em grupo e outras)
- Quando usar? Como elaborar/aplicar? Como avaliar? Como e quando dar o feedback?
10h30-10h45 - Intervalo
10h45-12h
- Mão na massa: identificar instrumento e propor sua aplicação na respectiva disciplina, a partir dos conceitos apresentados, contemplando: quando usar, como aplicar, como avaliar e como/quando dar o feedback
Sessão 3: Avaliação do desempenho (aptidões técnicas,clínicas e práticas: demonstrar e fazer)
29/11/2022, 8h30-12h, terça-feira
Facilitadoras: Profªs Eliana Amaral, Andrea Fraga e Simone Appenzeller
9h-9h30 - Atividades
- 1- Mini-conferência: Quando usar? Como elaborar/aplicar?Aprofundando a
- compreensão sobre o uso adequado de:
- OSCE e CSA (Prova Prática Clínica Simulada)
- Checklist de observação itemizado x holístico
- Mini-Cex
- Conceito itemizado
- Case-based discussion (CBD)
- Portfolio
9h30-10h30 - Atividades
- Exercício de simulação de atendimento clínico com uso de diferentes
- Instrumentos de avaliação (check list X avaliação holística em escala Likert).
- Exercício de simulação de feedback com trocas de papéis
10h30-11h - Intervalo
11h-12h - Atividades
- Propostas para 2023: o melhor uso da avaliação no ambiente de “trabalho”
Todas as sessões se iniciaram com mini-conferências, seguidas por exercícios de simulação utilizando diferentes instrumentos de avaliação e feedback aos estudantes, refletindo sobre a pertinência e aplicabilidade de cada um. Com isso, puderam compreender a importância de um bom sistema de avaliação não só ‘da aprendizagem’, que proporciona a tomada de decisão quanto à progressão do estudante no curso (avaliação somativa), mas também ‘para a aprendizagem’ (avaliação formativa), que visa utilizar tais instrumentos para desenvolvimento efetivo das competências técnicas e clínicas dos futuros profissionais da Medicina e demais cursas da área da Saúde.
Ao longo de 2023 haverá novas edições, voltadas ao processo ensino-aprendizagem e à gestão do ensino.
O conteúdo apresentado, incluindo as mini-conferências e o material de apoio, pode ser acessado no drive do curso.
Veja aqui a notícia desta edição do ProDDocS.