O NAPES – Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação na Saúde da FCM, promoveu a 1ª oficina do Programa de Desenvolvimento Docente da FCM – ProDDocS em 12 e 16 de maio e 09 de junho de 2022.
O Programa tem como objetivo o desenvolvimento de competências do docente para o ensino, com base nas melhores práticas, de forma a aprimorar os processos de avaliação dos estudantes, das disciplinas e dos cursos e as estratégias educacionais utilizadas, em alinhamento com as avaliações.
Nesta edição, o módulo básico ocorreu nos dias 12 e 16 de maio, com um módulo avançado em 09 de junho, nas Arenas da FCM. Cada tema da programação contou com material de apoio acessado previamente pelos participantes para serem trabalhados durantes as sessões, a partir de introdução teórica, atividades em grupos e síntese geral, promovendo espaço para reflexões e discussões sobre possíveis aplicações no atual contexto.
Programação
Oficina |
Facilitadores |
Currículo e PPC: o que define, como compor, como avaliar se funciona? |
Silvia Passeri, Christiane Couto e Joana F. B. Bastos - FCM/UNICAMP |
O que se sabe sobre como as pessoas aprendem |
Dario Cecílio-Fernandes e Li Li Min - FCM/UNICAMP |
Thiago Oliveira - IEL/UNICAMP |
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Maria Helena Senger - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
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Estratégias educacionais presenciais para grandes e pequenos grupos |
Eliana Amaral - FCM/UNICAMP |
Rosângela Curvo-Leite - CPDEC |
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Maria Helena Senger - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
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Estratégias educacionais mediadas por tecnologia para grandes e pequenos grupos |
Ugo Caramori e Bruno de Jorge - FCM/UNICAMP |
Mário Luís Ribeiro Cesaretti - UNIFESP/Escola Paulista de Medicina |
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A avaliação do estudante para aprendizagem: princípios e métodos |
Eliana Amaral e Erich de Paula - FCM/UNICAMP |
Valdes Roberto Bollela - FMRP/USP |
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Ética e a formação de identidade do profissional de saúde |
Daniele Pompei Sacardo, Diego Lima Ribeiro e Fábio Menezes - FCM/UNICAMP |
Educação das profissões da saúde orientada pelas necessidades da população |
Rosana Onocko Campos e Maria Francisca Colella dos Santos - FCM/UNICAMP |
Oscarina Ezequiel - Universidade Federal de Juiz de Fora |
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Novos modelos curriculares: currículo baseado em competências, flexível, apoiado por recursos digitais, voltado para necessidades das comunidades |
Eliana Amaral e Simone Appenzeller - FCM/UNICAMP |
Luis Fernando Ferraz da Silva (Burns) - FM/USP |
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Identidade profissional e carreira docente |
Eliana Amaral e Sergio Marba - FCM/UNICAMP |
Desafios na mudança e gestão de ensino aplicadas ao departamento e à FCM |
Joana F. B. Bastos, Cláudio Coy e Eliana Amaral - FCM/UNICAMP |
O módulo básico contou com oito oficinas distribuídas em dois dias do evento, abordando desde os novos modelos de currículo e projetos pedagógicos até estratégias educacionais mediadas, ou não, por tecnologia, e questões como ética e identidade profissional da saúde.
O módulo avançado teve duas sessões, uma sobre “Identidade profissional e carreira docente” e outra sobre os “Desafios na mudança e na gestão de ensino aplicados ao departamento e à FCM”. Nesse módulo foram discutidos aspectos sobre liderança e gestão da mudança no ambiente acadêmico, dentre outros aspectos administrativos que estão na fronteira do papel docente.
Para cada oficina, os participantes contaram com materiais de apoio que subsidiaram as atividades presenciais conduzidas por docentes e profissionais especialistas, internos e externos à Unicamp, nos respectivos temas.
O espaço das Arenas da FCM foi utilizado de forma criativa, em atividades diversificadas, ativas e interativas. A presença de docentes de diferentes departamentos e unidades permitiu uma troca estimulante para repensar o ensino com base nas melhores evidências, oferecidas pelos facilitadores das oficinas.
O evento contou com 41 participantes dentre docentes dos cursos de graduação em Medicina e Fonoaudiologia e médicos preceptores da FCM, além de docentes da Faculdade de Enfermagem e do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Aplicadas. As avaliações dos participantes sobre o evento superaram as expectativas e o Programa deverá ter sua continuidade em novas edições e outras atividades que promovam o desenvolvimento do docente, prioritariamente nas atividades de docência, mas também ampliando para aspectos relacionados à gestão.
A Profª Eliana Amaral, coordenadora do NAPES e organizadora do Programa, comenta que a discussão nos grupos foi bastante rica e trouxe as angústias, expectativas e contribuições dos docentes sobre os diferentes papeis que exercem, especialmente enquanto docentes que atuam também na assistência. “Ficou clara a necessidade de aprofundamento dos diversos temas abordados, o que deverá ocorrer com novas programações para o próximo semestre."