I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



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CONSTRUÇÃO DO NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENFERMAGEM: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR INTEGRADA E ORIENTADA POR COMPETÊNCIA



AUTORES: Anna Paula Ferrari, Juliane Andrade, Claudia Maria Silva Cyrino, Renata Maria Zanardo Romanholi, Rubia de Aguiar Alencar, Marli Teresinha Cassamassimo Duarte, Vera Lucia Pamplona Tonete, Silvia Cristina Mangini Bocchi,

PALAVRA-CHAVE: NOVO PROJETO PEDAGÓGICO, ENFERMAGEM




RESUMO

QUAL PROBLEMA FOI ABORDADO?
Atualmente vivenciam-se intensas mudanças no cenário político, econômico e social de países como o Brasil. As necessidades da globalização exigem transformações em todos os setores da sociedade. No que tange ao setor educacional, percebe-se o enfrentamento de desafios contemporâneos impostos pela transformação de saberes, agilidade no acesso às informações e aspectos cada vez mais dinâmicos e complexos. No ensino superior, para atender a essas demandas, novas formas na condução do processo ensino-aprendizagem são necessárias. Nessa perspectiva, o Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista, inicia seu processo de reestruturação curricular.

O QUE FOI TENTADO?
Buscando aprimoramento contínuo e mantendo perspectiva de formação generalista e interprofissional, crítica-reflexiva e para o cuidado de excelência, o Curso de Graduação em Enfermagem iniciou, em 2014, as discussões sobre a necessidade de revisão de sua estrutura curricular, concretizando, em 2022, com a proposta de novo Projeto Pedagógico, apontando para a adoção do modelo de organização curricular integrada e orientada por áreas de competência profissional. Neste período, ocorreram inúmeros encontros com docentes de departamentos envolvidos na formação dos graduandos, discentes, egressos e enfermeiros de Botucatu e região, que propiciaram a capacitação para construção em conjunto da matriz curricular orientada por áreas de competência profissional, da estrutura curricular e planos de ensino das unidades curriculares do Curso, guiadas por métodos ativos de aprendizagem. Para acompanhar esse processo, grupo gestor foi constituído. Após muito trabalho e vários desafios teve-se, em dezembro de 2022, a aprovação do novo currículo do Curso pela Universidade.

QUE LIÇÕES FORAM APRENDIDAS?
Com base na necessidade de mudança e implementação de novos modelos para a formação profissional exigida na atualidade, revelou-se relevante considerar a transdisciplinaridade e o papel social da universidade como princípios norteadores do currículo. Nesse contexto, e diante das vivências, ressalta-se o comprometimento e o trabalho em conjunto dos envolvidos, a assessoria de especialista externo e do Núcleo de Apoio Pedagógico da Instituição como pontos chave para a construção do novo currículo. Evidencia-se a importância da formação profissional baseada em áreas de competência profissional, fundamentada na integração destas e na abordagem dialógica para sua construção e implementação. Com base no perfil de competência produzido, configuraram-se quatro áreas de competência do enfermeiro: Cuidado Individual em Saúde; Cuidado Coletivo em Saúde; Gestão e Gerenciamento, e Educação e Pesquisa. Para cada uma dessas, foram elencadas as respectivas ações-chave, com seus propósitos, principais ações educacionais e desempenhos esperados, discriminando os conhecimentos, habilidades e atitudes. Dessa forma, acredita-se que os futuros enfermeiros poderão compreender e atuar junto à equipe de saúde no enfrentamento e superação das necessidades de saúde dos indivíduos e comunidades, melhorando a qualidade de vida da população. Como desafio desse processo, ressalta-se o pioneirismo desse inovador currículo na Universidade e a necessidade de superação da resistência de alguns docentes em saírem de suas zonas de conforto e aderirem à nova proposta, implementada a partir de 2023 e que deve ser continuamente avaliada.


REFERÊNCIAS: UNESP. Roteiro para apresentação do Projeto Político Pedagógico (2022) [Internet]. Disponível em: https://www3.fmb.unesp.br/congregacao/public/uploads/congre/2022/0525- 0830/PautaCONGRE202205250830Anexo0 Lima VV, Padilha RQ. Reflexões e inovações na educação de profissionais de saúde. 1a. Ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2018. Padovani O, Correa AK. Currículo e formação do enfermeiro: desafios das Universidades na atualidade. Sau. & Transf. Soc. 2017; 8(2):112-119.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a todas/os as/os colegas docentes que participaram deste processo de construção, ao NAP e à diretoria da FMB pelo apoio durante esse período. Agradecimento especial ao grupo gestor e à idealizadora da reestruturação curricular do Curso de Graduação em Enfermagem – FMB – UNESP.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica


EIXO TEMÁTICO: EIXO 5 - Currículo, gestão, inovação e permanência