Voltar para a lista de aprovados
AUTORES: Anna Paula Ferrari, Juliane Andrade, Claudia Maria Silva Cyrino, Renata Maria Zanardo Romanholi, Rubia de Aguiar Alencar, Marli Teresinha Cassamassimo Duarte, Vera Lucia Pamplona Tonete, Silvia Cristina Mangini Bocchi,
PALAVRA-CHAVE: NOVO PROJETO PEDAGÓGICO, ENFERMAGEM
QUAL PROBLEMA FOI ABORDADO?
Atualmente vivenciam-se intensas mudanças no cenário político, econômico e social de países
como o Brasil. As necessidades da globalização exigem transformações em todos os setores da
sociedade. No que tange ao setor educacional, percebe-se o enfrentamento de desafios
contemporâneos impostos pela transformação de saberes, agilidade no acesso às informações
e aspectos cada vez mais dinâmicos e complexos. No ensino superior, para atender a essas
demandas, novas formas na condução do processo ensino-aprendizagem são necessárias.
Nessa perspectiva, o Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de
Botucatu da Universidade Estadual Paulista, inicia seu processo de reestruturação curricular.
O QUE FOI TENTADO?
Buscando aprimoramento contínuo e mantendo perspectiva de formação generalista e
interprofissional, crítica-reflexiva e para o cuidado de excelência, o Curso de Graduação em
Enfermagem iniciou, em 2014, as discussões sobre a necessidade de revisão de sua estrutura
curricular, concretizando, em 2022, com a proposta de novo Projeto Pedagógico, apontando
para a adoção do modelo de organização curricular integrada e orientada por áreas de
competência profissional. Neste período, ocorreram inúmeros encontros com docentes de
departamentos envolvidos na formação dos graduandos, discentes, egressos e enfermeiros de
Botucatu e região, que propiciaram a capacitação para construção em conjunto da matriz
curricular orientada por áreas de competência profissional, da estrutura curricular e planos de
ensino das unidades curriculares do Curso, guiadas por métodos ativos de aprendizagem. Para
acompanhar esse processo, grupo gestor foi constituído. Após muito trabalho e vários desafios
teve-se, em dezembro de 2022, a aprovação do novo currículo do Curso pela Universidade.
QUE LIÇÕES FORAM APRENDIDAS?
Com base na necessidade de mudança e implementação de novos modelos para a formação
profissional exigida na atualidade, revelou-se relevante considerar a transdisciplinaridade e o
papel social da universidade como princípios norteadores do currículo. Nesse contexto, e
diante das vivências, ressalta-se o comprometimento e o trabalho em conjunto dos envolvidos,
a assessoria de especialista externo e do Núcleo de Apoio Pedagógico da Instituição como
pontos chave para a construção do novo currículo.
Evidencia-se a importância da formação profissional baseada em áreas de competência
profissional, fundamentada na integração destas e na abordagem dialógica para sua
construção e implementação. Com base no perfil de competência produzido, configuraram-se
quatro áreas de competência do enfermeiro: Cuidado Individual em Saúde; Cuidado Coletivo
em Saúde; Gestão e Gerenciamento, e Educação e Pesquisa. Para cada uma dessas, foram
elencadas as respectivas ações-chave, com seus propósitos, principais ações educacionais e
desempenhos esperados, discriminando os conhecimentos, habilidades e atitudes. Dessa
forma, acredita-se que os futuros enfermeiros poderão compreender e atuar junto à equipe de
saúde no enfrentamento e superação das necessidades de saúde dos indivíduos e
comunidades, melhorando a qualidade de vida da população.
Como desafio desse processo, ressalta-se o pioneirismo desse inovador currículo na
Universidade e a necessidade de superação da resistência de alguns docentes em saírem de
suas zonas de conforto e aderirem à nova proposta, implementada a partir de 2023 e que deve
ser continuamente avaliada.
REFERÊNCIAS: UNESP. Roteiro para apresentação do Projeto Político Pedagógico (2022) [Internet]. Disponível em: https://www3.fmb.unesp.br/congregacao/public/uploads/congre/2022/0525- 0830/PautaCONGRE202205250830Anexo0 Lima VV, Padilha RQ. Reflexões e inovações na educação de profissionais de saúde. 1a. Ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2018. Padovani O, Correa AK. Currículo e formação do enfermeiro: desafios das Universidades na atualidade. Sau. & Transf. Soc. 2017; 8(2):112-119.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos a todas/os as/os colegas docentes que participaram deste processo de construção, ao NAP e à diretoria da FMB pelo apoio durante esse período. Agradecimento especial ao grupo gestor e à idealizadora da reestruturação curricular do Curso de Graduação em Enfermagem – FMB – UNESP.
ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica
EIXO TEMÁTICO: EIXO 5 - Currículo, gestão, inovação e permanência