I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



Voltar para a lista de aprovados

CONVERSANDO SOBRE COMPETÊNCIA DOCENTE: A BONITEZA DE ENSINAR E APRENDER



AUTORES: Rosana Alves, DANUZA BARROS GOMES, Alessandra Carla de Almeida Ribeiro,

PALAVRA-CHAVE: Concepção pedagógica; Competência; Atributos.




RESUMO

QUAL PROBLEMA FOI ABORDADO?
As Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos da saúde orientam para formação humanística, crítica, reflexiva e ética. Como resgatar a concepção pedagógica de Paulo Freire para formar um educador com estes atributos? Paulo Freire, Patrono da Educação brasileira, tem trajetória marcada por postura político-ideológica que vislumbra superação das relações de opressão, com propósito de tornar o mundo “menos feio, menos malvado e mais humano”. “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa” discute esses saberes que transcendem a relação educador-educando em sala de aula, favorecendo a construção do perfil de competência do docente na saúde, necessário para a prática formativa.

O QUE FOI TENTADO?
Organizada oficina (4 horas) no formato Roda de Conversa com as seguintes etapas: (1)ACOLHIMENTO – distribuição aleatória dos participantes em rodas por meio de mini-pergaminhos contendo citação de Freire com uma cor de fita com direcionamento à roda; (2)INICIANDO O ENCONTRO – Apresentação dos objetivos e participantes; (3)FREIRE NA RODA – O capítulo do livro “Paulo Freire: a boniteza de aprender e ensinar na saúde” , dividido em 5 partes de 16 atributos, como base de discussão e resposta à pergunta: Como estes atributos podem melhorar a formação dos profissionais de saúde? (4)APRESENTAÇÃO EM PLENÁRIA – Síntese do texto de cada roda e compartilhamento dos atributos, com projeção simultânea às apresentações, formando a lista de atributos; (5)CONHECENDO MAIS SOBRE PAULO – Breve histórico da vida e obra de Paulo Freire; e (6)AVALIAÇÃO DA OFICINA – Em formulário modelo “que bom, que pena, que tal”.

QUE LIÇÕES FORAM APRENDIDAS?
A Roda de conversa foi realizada em dois congressos nacionais, possibilitando conhecer percepções de docentes e estudantes da saúde de diversos estados do Brasil. Por meio das sínteses apresentadas pelos grupos foi possível refletir sobre a importância dos atributos na formação do profissional de saúde. “Rigorosidade metódica” no processo ensino-aprendizagem, em que educador e educando são igualmente sujeitos no processo e “Não é transferir conhecimento”. Com “Respeito aos saberes dos educandos” e ao “Reconhecimento e assunção da identidade cultural”, em que todos os educandos têm conhecimento prévio e “Apreensão da realidade” em sua vivência, haverá favorecimento no diálogo educador-educando e a multiplicação do conhecimento. Atributos importantes para o aprender a conviver, o “Respeito à autonomia do ser do educando”, incluindo a diversidade e a “Criticidade”. Nas “Estética e Ética”, “Pesquisa” e “Corporificação das palavras pelo exemplo”, o educador pode até ensinar pela teoria, mas convence pela prática e a “Reflexão crítica sobre a prática” como primeiro passo para a construção do conhecimento. Outros atributos envolvem a autoavaliação pela “Consciência do inacabamento” e “Reconhecimento de ser condicionado”. Sempre com “Bom senso”, “Alegria e esperança” e a “Convicção de que a mudança é possível”. Avaliação dos participantes: Que bom: ter conhecido melhor a vida de Paulo freire, de forma tão dinâmica, criativa, reflexiva, instigante, construtiva e inspiradora. Que pena: o tempo foi pouco; Que tal - promover encontros online e comunidade de práticas. A roda de conversa resgatou e estimulou a inclusão desses atributos em Programas de Desenvolvimento Docente para sensibilizá-los ao cuidado para formar profissionais mais humanos, crítico-reflexivos e éticos.


REFERÊNCIAS: FREIRE P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra; 74ª edição, 2019 PRADO ML, REIBNITZ KS. Paulo Freire: a boniteza de aprender e ensinar na saúde. Florianópolis: UFSC; 2016.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica


EIXO TEMÁTICO: EIXO 1 - Desenvolvimento Docente