I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



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ESTRATÉGIAS EM MINIMIZAR OS IMPACTOS DA PANDEMIA: RODÍZIO NOS CAMPOS DE PRÁTICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA.



AUTORES: Patrícia Moretti Rehder, Andrea de Melo Alexandre Fraga, Cassio Cardoso Filho, Gabriela Murteira, Leonardo de Andrade Rodrigues Brito, Natalia Bortoletto D'Abreu, Ugo Caramori, Igor Zanirato,

PALAVRA-CHAVE: estratégias pedagógicas, pratica no ensino médico




RESUMO

INTRODUÇÃO: No início de 2020, as medidas restritivas por conta da pandemia do novo coronavírus transpôs o ensino presencial para o remoto, prática que desfavorece o ensino prático de estudantes de medicina. Em vista disso, escolas médicas tiveram que adotar estratégias para minimizar o impacto da pandemia nas atividades em contexto clínico; é o caso da disciplina MD758 que reestruturou o rodízio em 2022 para o submódulo Centro de Saúde se adequar ao número restrito de alunos nos campos de prática e de UBS disponíveis. A área de GO também precisou incluir um novo cenário de prática para contornar a redução do número de encontros nas UBS. Avaliar quais foram os impactos da pandemia da COVID-19 no ensino de Ginecologia e Obstetrícia no novo formato de rodízio da disciplina MD758.

MÉTODOS E MATERAIS: O estudo é prospectivo e descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa. Engloba os campos de prática nas UBSs e CAISM. A amostra é composta por alunos na disciplina de Atenção Integral à Saúde durante o quarto ano do curso de medicina, em 2022. A coleta de dados foi realizada por meio de três questionários: tabulação dos atendimentos preenchidos pelos alunos na base de dados do Moodle, Formulário Google de presença e atividades nos plantões noturnos realizados no CAISM e avaliação discente. Análise de Dados: O número médio de consultas por alun, número médio de consultas de retorno e caso novo, A variedade dos diagnósticos atendidos e os diagnósticos mais prevalentes na atenção primária; número médio dos procedimentos realizados e observados por aluno no plantão noturno do CAISM, número médio de consultas diárias, sendo feita uma correlação estatística com a média móvel de casos e mortes por Sars-Cov-2 no município de Campinas, escala de respostas do questionário de avaliação discente em cada campo de prática: UBS e CAISM.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante o ano letivo de 2022, foram realizados 1165 atendimentos nas unidades básicas de saúde. O número médio de atendimento por aluno neste período foi de 10. A média para casos novos resultou em 7. Os discentes, nos atendimentos nas UBS puderam ter a abordagem clínica, diagnóstica e terapêutica das doenças e sintomas mais prevalentes da saúde da mulher. Pode-se notar que houve uma aquisição minimamente satisfatória das competências e habilidades clínicas nesta etapa da formação médica, sendo evidenciado na autoanálise dos estudantes na avaliação discente, conforme será visto adiante neste relatório. Em relação aos procedimentos realizados no CAISM, o ano letivo acumulou uma média de 8 por aluno. Assim, apesar do menor desenvolvimento das habilidades foi ofertada uma quantidade práticas menor em obstetrícia, os estudantes consideraram que o estágio contribuiu para o aprendizado geral em ginecologia e obstetrícia. Novamente, ao notar um ponto de defasagem, é possível encontrar um futuro potencial para os posteriores discentes.


REFERÊNCIAS: AMARAL, E.; ZEFERINO, A. M. B.; NADRUZ, W.; SARIAN, L. O. et al. Successful accomplishment of educational goals with clinical experience at public primary care facilities Medical Teacher, 29, p. 6, 2007. BRASIL. Resolução CNE/CES 1/2014 - Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Brasília: MEC, 2014. BRASIL. BRITO, L.; BORGES, L.; FORTES, P.; GOMES, A. et al. Impactos Sociais da Covid-19: uma perspectiva sensível às desigualdades de gênero. Observatório Covid-19 Fiocruz, p. 5p. CARVALHO, V. O.; CONCEIÇÃO, L. S. R.; GOIS, M. B. COVID-19 pandemic: Beyond medical education in Brazil. J Card Surg, 35, n. 6, p. 1170-1171, Jun 2020. CASSIANO, M. S.; PASSERI, S. M. R. R.; LUTAIF, N. A. Realidade ou simulação? Análise do desempenho de estudantes de Medicina em avaliações práticas distintas Revista Brasileira de Educação Médica, 01, 45, n. e008, p. 6, 2021.

AGRADECIMENTOS: Ao grupo Afeto (Assessment, Interprofissional Teaching, Student Engagement, Teacher Development, Curriculum)



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica


EIXO TEMÁTICO: EIXO 1 - Desenvolvimento Docente