I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



Voltar para a lista de aprovados

ANALISE DOS ATENDIMENTOS DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA PARA MINIMIZAR O IMPACTO DA PANDEMIA NO ENSINO PRÁTICO



AUTORES: Patrícia Moretti Rehder, Gislaine Goulart dos Santos,

PALAVRA-CHAVE: ensino prático no ensino médico, elaboração de estratégias para o ensino




RESUMO

INTRODUÇÃO: A pandemia de COVID-19 causou um impacto direto na formação médica no mundo e no Brasil, evidenciando a necessidade de readaptação do currículo médico a uma nova realidade. Muitas atividades foram readequadas para um modelo de ensino remoto de forma bem-sucedida, e sobre as quais foram realizados estudos mostrando a efetividade da transição do ensino presencial para o remoto, outros componentes do currículo médico são indissociáveis da prática e foram em grande medida impactados pela pandemia em curso. O objetivo foi avaliar quais foram os impactos da pandemia no ensino de Ginecologia e Obstetrícia e utilizou instrumentos para auxiliar no melhoramento contínuo desta disciplina e, consequentemente, do ensino médico sugerindo a manutenção de estratégias aplicadas bem-sucedidas.

MÉTODOS E MATERAIS: Estudo coorte descritivo, que utilizou as tabulações de atendimentos realizadas pelos estudantes que cursaram a MD758. Foram analisados os atendimentos de 346 estudantes. A base de dados para tabular os atendimentos: UBS dos atendimentos, Iniciais do paciente, Tipo de consulta, exame ginecológico, pré-natal, Diagnóstico 1,2 e 3. Foram analisados: O número total de consultas, O número de atendimentos e se houve diferença significativa nesse número entre os anos; O número médio de atendimentos realizados pelos alunos por dia/encontro considerando a redução da carga didática prática na UBS. O número médio de pré-natal e exame ginecológico realizado pelos alunos nos anos de 2019, 2021 e 2022, e se há diferença significativa nesse número entre os anos; O número médio de consultas de caso novo e de retorno realizadas pelos alunos e se houve diferença significativa nesse número entre os anos; Os 10 diagnósticos mais prevalentes nos atendimentos e na quantidade deles entre os anos e a comparação. A análise comparativa dos atendimentos tabulados pelos estudantes foi avaliada para a inclusão de novas estratégias pedagógicas para minimizar os impactos da pandemia no ensino prático de GO.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Houve diminuição no número e encontro de atendimentos realizados pelos estudantes nos anos de 2021/ 2022 em comparação a 2019, o que justificou a importância de incluir outras atividades, como simulação, para minimizar os impactos nos atendimentos nas UBS. O número total de atendimentos de 2021 corresponde à 29% do total de atendimentos em 2019, ou seja, houve uma queda drástica no número de atendidas em consultas de ginecologia e obstetrícia entre os dois anos, sendo que isto fica também evidente dada a grande discrepância no número médio de atendimentos realizados pelos alunos, que em 2019 que era de em torno de 15, enquanto em 2021 passou para pouco mais de 4 atendimentos por aluno. Os atendimentos totais de 2022 correspondem a apenas 67% dos atendimentos de 2019, e a média de atendimentos por aluno que era em 2021 pouco mais de 15, foi de pouco mais de 10 atendimentos em 2022. Em 2019 e 2021, apesar da grande diferença no número total de atendimentos, a porcentagem de atendimento para Consulta ginecológica de rotina, assim como outras demandas, como Planejamento familiar, Rastreamento de Câncer e Climatério, contudo, com todos esses diagnósticos com prevalência expressivamente menor.


REFERÊNCIAS: AMARAL, E.; ZEFERINO, A. M. B.; NADRUZ, W.; SARIAN, L. O. et al. Successful accomplishment of educational goals with clinical experience at public primary care facilities Medical Teacher, 29, p. 6, 2007. MORETTI-PIRES, R. O.; CAMPOS, D. A. D.; TESSER JUNIOR, Z. C.; OLIVEIRA JUNIOR, J. B. D. et al. Estratégias pedagógicas na educação médica ante os desafios da Covid-19: uma revisão de escopo. Revista Brasileira de Educação Médica, 1, 45, n. e025, p. 9, 2021. SALARI, F.; SEPAHI, V. Challenges of Virtual Medical Sciences Education during the COVID-19 Pandemic: A Systematic Review Educational Research in Medical Sciences., 1, 10, n. e117948., p. 10, 2021.

AGRADECIMENTOS: Ao departamento de Tocoginecologia da FCM Unicamp.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica


EIXO TEMÁTICO: EIXO 4 - Engajamento estudantil e desenvolvimento discente