I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



Voltar para a lista de aprovados

CONSTRUCAO DE MATRIZ DE COMPETENCIAS PARA O CURSO DE NUTRICAO: EXPERIENCIA DE REFORMULACAO CURRICULAR



AUTORES: Marina Rodrigues Barbosa, Luana Padua Soares, Ana Elisa Madalena Rinaldi, Grazieli Benedetti Pascoal,

PALAVRA-CHAVE: Competências Profissionais, Currículo, Exercício profissional, Nutrição




RESUMO

QUAL PROBLEMA FOI ABORDADO?
Instituições de Ensino Superior, juntamente com os Conselhos Regionais e Federal de Nutricionistas, estão, desde 2013, em ampla discussão sobre a revisão e a ampliação das Diretrizes Curriculares dos cursos de Nutrição. Especialmente, no que se refere ao aprofundamento das reflexões sobre o cenário atual de formação, a busca pelo alinhamento entre o perfil do egresso e as demandas sociais e as políticas públicas implementadas no Brasil, sobretudo àquelas relacionadas ao Sistema Único de Saúde e o conceito ampliado de saúde. Nesse sentido, o Curso de Nutrição da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vem, desde 2017, discutindo a reformulação curricular.

O QUE FOI TENTADO?
O processo de reformulação do curso começou com a revisão do perfil do egresso pretendido com todos os docentes do Curso de Nutrição ao longo de 2018. Ao longo de 2019, foram realizadas duas oficinas para levantamento das competências profissionais que os docentes entendiam que trabalhavam em suas disciplinas. Em um terceiro momento, em 2021, foi realizada uma discussão junto à Comissão de Formação do Conselho Federal de Nutricionistas, e o relatório final do “IV Encontro Nacional de Formação Profissional: ressignificação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e consolidação e inovações necessárias à formação de qualidade do nutricionista” (2020), foi utilizado como base para o próximo passo. No período de 2020 a 2022, o grupo de docentes do Núcleo Docente Estruturante (NDE), propôs os eixos de competências profissionais e seus respectivos objetivos de aprendizado pretendidos e esses foram discutidos com todos os docentes do curso ao longo de 6 encontros.

QUE LIÇÕES FORAM APRENDIDAS?
Inicialmente, a discussão das competências nas áreas suscitou dúvidas diante da ausência de um referencial teórico para subsidiar as discussões das áreas de alimentos nutrição clínica e alimentação coletiva. Outra dificuldade enfrentada por alguns professores foi correlacionar as competências específicas e suas práticas de ensino cotidiana. Essa situação foi progressivamente superada na medida em que algumas terminologias e alguns conceitos foram esclarecidos e incorporados na construção dos eixos temáticos da matriz. A discussão do conteúdo contido nas DCN, por meio de políticas de reorientação da formação em saúde voltadas à formação do nutricionista, proporcionou aos docentes a possibilidade de revisão de suas práticas de ensino e do perfil do egresso. O produto final foi uma matriz, resultante de discussões realizadas pelos docentes do curso sobre aquilo que se espera que o estudante adquira em termos de habilidades cognitivas e atitudinais durante a sua formação, que o prepare para atuar como nutricionista. Espera-se que essa matriz de competências, as metodologias de ensino e das estratégias de avaliação do estudante possam trazer informações e subsídios para a revisão e a qualificação do currículo atual, a partir da identificação de potencialidades e lacunas existentes.


REFERÊNCIAS: MENDONÇA GUIMARÃES, M.; FERREIRA STRINGHINI, M. L.; MARIA DE SOUSA, L.; HELENA CARVALHO FRANCESCANTÔNIO MENEZES, I.; VAZ DE SOUZA FREITAS, A. T.; HELENA SACCHI CORREIA, M.; SUGAI, A.; ROBERTO BOLLELA, V.; DE MORAIS BORGES MARQUES, R. MATRIZ DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE NUTRIÇÃO/UFG. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 14, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/ref.v14i1.42785. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/42785. Acesso em: 26 abr. 2023. CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS. IV Encontro Nacional de Formação Profissional: ressignificação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN): consolidação e inovações necessárias à formação de qualidade do nutricionista (Relatório Final) / Conselho Federal de Nutricionistas, Vanille Valério Barbosa Pessoa Cardoso, organizadora. - Brasília: Conselho Federal de Nutricionistas, 2020. 314 p: il.; 21 x 29,7 cm. ISBN: 978-65-994383-0-1 (Publicação Eletrônica Acessado em 20 de outubro de 2022: https://www.cfn.org.br/index.php/biblioteca/relatorio-doiv-encontro-nacional-de-formacao-profissional-do-cfn/.

AGRADECIMENTOS: agradecemos a toda a equipe do Núcleo Docente Estruturante e docentes do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Uberlândia



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica


EIXO TEMÁTICO: EIXO 5 - Currículo, gestão, inovação e permanência