Voltar para a lista de aprovados
AUTORES: Israel Luiz Figueiredo Vicente, Ana Júlia do Prado, José Sobreiro Junior, Karina Belizário, Thaís Louise Soares,
PALAVRA-CHAVE: Instagram; Educação; Divulgação Científica; Conscientização.
INTRODUÇÃO: Novas estratégias de ensino e possibilidades de utilização para melhora do processo de ensino-aprendizagem faz com que as redes sociais proporcionem novas abordagens metodológicas fora da sala de aula (SANTOS; RUDNIK, 2022). As redes sociais e as tecnologias digitais promovem autonomia e fazem com que os alunos sejam protagonistas do seu aprendizado, sendo mais participativos e interativo (ALVES; MOTA; TAVARES, 2018). A justificativa deste estudo mostra a necessidade do aluno ser protagonista do seu aprendizado e que melhore a autonomia para ser um ótimo profissional. O objetivo deste trabalho foi realizar e avaliar uma campanha informativa sobre E. coli via rede social, caracterizando o seu alcance.
MÉTODOS E MATERAIS: O trabalho tratou de um estudo com pesquisa de campo online, onde foi criada uma página na rede social Instagram para esclarecer e informar a população sobre E. coli. Os alunos do curso de Biomedicina do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal/SP (UniPinhal) durante a disciplina de Bacteriologia e Micologia no nível 6 ficaram responsáveis pela criação e campanha na página. Os alunos ficaram responsáveis por ler, identificar informações importantes e criar publicações sobre o tema. Posteriormente foi realizado um levantamento sobre a comunidade atingida pela campanha e analisado o alcance. Para não influenciar nos resultados não foi realizada a publicação paga na página, podendo visualizar que todo alcance foi devido ao compartilhamento e curtidas na página. Visualizou-se a quantidade e o perfil dos seguidores, quantas contas foram alcançadas e qual tipo de informação foi a que mais teve interação da população.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A página foi criada em Agosto e realizada a campanha até Novembro de 2022, com 114 seguidores. Ao analisar o trabalho desenvolvido verificou-se que os alunos participantes se dedicaram mais de forma ativa no processo durante o período de análise, onde foram realizadas 11 publicações, sendo confeccionado e compartilhado 2 reels. O reels que teve maior visualização obteve um total de 1068 cliques. O número de contas alcançadas foi de 1056 contas e alcançou os estados de Minas Gerais e São Paulo. Ao analisar o perfil das pessoas que curtiram a página 49% possuíam entre 18-24 anos e 58,6% eram mulheres. Sabe-se da dificuldade de alcance de campanhas de conscientização e as redes sociais auxiliam nesse acesso a informação. Com a campanha virtual os alunos se comprometeram a ler e selecionar informações e com isso de maneira criativa realizaram a confecção de reels com linguagem de fácil entendimento. A possibilidade de ter um horário flexível para realizar a confecção e compartilhamento das publicações fez com que atingisse o objetivo do trabalho proposto, sendo as redes sociais uma ótima ferramenta de aprendizado e de conscientização da população.
REFERÊNCIAS: ALVES, A. L.; MOTA, M. F.; TAVARES, T. P. O INSTAGRAM NO PROCESSO DE ENGAJAMENTO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS: A dinâmica para a socialização do ensino-aprendizagem Revista Científica da FASETE. 2018. Disponível em: https://www.publicacoes.unirios.edu.br/index.php/revistarios/article/view/295/295 SANTOS, R. O.; RUDNIK, R. M. L. Instagram e a educação: algumas considerações Rev. Bras. Educ. 27. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/HsGjTVtZ3Yn4Bn6SkHdsZvB/?lang=pt
ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica
EIXO TEMÁTICO: EIXO 4 - Engajamento estudantil e desenvolvimento discente