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AUTORES: Patrícia Moretti Rehder, Henriquy Aguiar Coelho, Gislaine Goulart dos Santos, Caio Fernando Biolcatti,
PALAVRA-CHAVE: Simulação de atividades práticas, aprendizado entre pares.
INTRODUÇÃO: A disciplina Atenção Integral à Saúde é oferecida aos estudantes do quarto ano do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Quase 80% das atividades são práticas, que se dividem em submódulos Centros de Saúde. Além do desenvolvimento de habilidades clínicas como anamnese e exame físico completo, a disciplina tem como objetivos a inserção integral do aluno na unidade de saúde, levando à compreensão da atenção primária e aprimorando da relação médico-paciente. Para minimizar os impactos da pandemia nos atendimentos nas UBS, a área de GO, introduziu as simulações clínicas nas arenas do Laboratório de Habilidades da FCM. O campo de prática foi ampliado com a inclusão de atendimentos no ambulatório de revisão puerperal do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Em 2021, a área de GO manteve um encontro por aluno no CAISM, onde os alunos do quarto ano passaram a ter contato com os alunos do quinto ano no ambulatório de revisão puerperal. De forma inédita, discentes de momentos diferentes do curso puderam trocar experiências de ensino e aprendizagem, como ocorre na mentoria entre pares.
MÉTODOS E MATERAIS: Conceito Global Itemizado (CGI) - nota atribuída pelo docente que avalia: desempenho, interesse, conhecimento, assiduidade, pontualidade e relação com o paciente, família, colegas, preceptor, professor e equipe da UBS. Avaliação estruturada (AE) é um instrumento teórico-prático que avalia as habilidades na UBS, para verificação do aprendizado (habilidades específicas e desempenho), com devolutiva para o aluno. A avaliação discente sobre a troca entre pares que ocorreu em decorrência da ampliação do campo de prática da disciplina para o CAISM foi realizada através de resposta dos alunos a formulário elaborado para este fim.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O desempenho global do grupo estudado foi excelente em ambos os períodos letivos, visto que o aproveitamento no primeiro e segundo semestres foi maior que 87% e 92%, respectivamente. Dessa forma, é possível afirmar que houve progresso no aprendizado dos alunos. Essa análise é essencial, as mudanças realizadas no módulo de GO ocorreram no contexto da pandemia, a fim de assegurar um ensino de excelência e o cumprimento das competências de ensino esperadas para se adquirir. Os dados estatísticos obtidos a partir do compilado de notas do CGI e da AE foram ferramentas utilizadas para uma análise objetiva acerca das mudanças implementadas no módulo de GO. A experiência de troca entre pares foi mais proveitosa para os alunos do 5o ano (na posição de “tutores”) do que para alunos do 4o ano (na posição de “tutorados”), embora a avaliação tenha sido positivamente avaliada por ambos os grupos.
REFERÊNCIAS: 1. Pazin Filho A, Scarpelini S. Simulação: definição. Medicina (Ribeirão Preto)[Internet]. 30 de junho de 2007; 40(2):162-6. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/312 2. Iglesias AG, Pazin-Filho A. Emprego de simulações no ensino e na avaliação. Medicina (Ribeirão Preto) 2015;48(3):233-40. 3. Zeferino AMB, Domingues RCL, Amaral E. Feedback como estratégia de aprendizado no ensino médico. Revista Brasileira de Educação Médica [online]. 2007, v. 31, n. 2, pp. 176-179. 4. Bokken L, Linssen T, Scherpbier A, van der Vleuten C, RethansJJ. Feedback by simulated patients in undergraduate medical education: a systematic review of the literature. Med Educ [Internet]. 2009 Mar; 43(3):202-10
AGRADECIMENTOS: Ao Departamento de Tocoginecologia da FCM/ UNICAMP. À Profa. Fernanda G. C. Surita que tornou possível estas mudanças. 'A Coordenaçâo da disciplina MD 758 que apoio e ajudou a implementação destes métodos de ensino.
ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica
EIXO TEMÁTICO: EIXO 1 - Desenvolvimento Docente