I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



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AVALIAÇÃO DO TESTE DE PROGRESSO NO PERÍODO PRÉ E PÓS-PANDEMIA DOS ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE



AUTORES: Patrícia Moretti Rehder, Daniela Angerame Yela Gomes,

PALAVRA-CHAVE: Teste de Progresso; Avaliação discente; desempenho discente




RESUMO

INTRODUÇÃO: O Teste de Progresso é uma ferramenta de avaliação longitudinal do ganho de conhecimento de estudantes que tem sido aplicada no Brasil há mais de quatorze anos. O Teste de Progresso é definido como um exame aplicado com regularidade, constituído geralmente por questões do tipo múltipla escolha, com a finalidade de avaliar o processo de evolução do estudante de maneira progressiva e linear, capaz de mostrar através do desempenho a evolução acadêmica. O teste situa o estudante em seu processo evolutivo de ensino-aprendizagem e permite à instituição realizar o diagnóstico de suas deficiências ao longo da estrutura curricular. Ele pode ser utilizado pelos colegiados competentes para avaliação de alterações curriculares e avaliações específicas de disciplinas ou módulos de ensino. Objetivos: Avaliar os resultados do desempenho dos alunos no teste de progresso ao longo dos anos.

MÉTODOS E MATERAIS: Estudo descritivo retrospetivo, de todos os testes de progresso realizados no período de 2017 a 2021. Os alunos são avaliados conforme o ano de atuação do primeiro ao sexto ano do curso de Medicina. Foram incluídos todos os testes dos alunos realizados no período. Foi analisado o desempenho dos alunos na disciplina de Ginecologia e Obstetrícia no ano de 2017 a 2019 (pré-pandemia) e de 2020 a 2021 (pandemia). As variáveis analisadas foram: número de estudantes, resultados dos diferentes anos (1° ao 6° ano), número de acertos e erros e o número de abstenção do 1° ao 6° ano.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram avaliados 3.325 testes no período estudado, ocorreram 313 abstenções neste período de alunos do primeiro ao sexto ano. Houve um maior número de ausentes de alunos do sexto ano no ano de 2021 (19 ausentes), período da pandemia, nos outros anos não foi observado este número de abstenção, 2017 (4 ausentes), 2018 (1 ausente), 2019 (nenhum ausente), 2020 (7 ausentes). Também no período de pandemia houve maior abstenção dos alunos do primeiro ano (44 ausentes em 2020 e 2021) quando comparada aos anos anteriores (24 ausentes em 2017, 2018 e 2019). Observamos um menor rendimento dos alunos do quarto ao quinto ano no período da pandemia, podendo estar relacionado com a redução de atividades praticas e aulas remotas.


REFERÊNCIAS: 1. Pascon DM; Mira VL. Teste de progresso como instrumento de avaliação em saúde: uma revisão integrativa. 2022. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i44.3763 2. Bicudo AM; Hamamoto Filho PT; Abbade JF; Hafner MLMB; Maffei CML. Consortia of Cross-Institutional Progress Testing for All Medical Schools in Brazil. Rev. bras. educ. med.43 (4) • Oct-Dec 2019 • https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n4RB20190018 3. Ratanawongsa N; Thomas PA, Marinopoulos SS et al. The reported Validity and reliability of methods for evaluzting continuing medical education: A systematic review. Academic Medicine. Vol 83. 2008.

AGRADECIMENTOS: Profa. Dra. Angelica Maria Bicudo pela oportunidade de trabalharmos com as avaliações do teste de Progresso. Ao Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas que nos indica e possibilita o afastamento para os trabalhos no Teste de Progresso.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica


EIXO TEMÁTICO: EIXO 2 - Avaliação