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AUTORES: Giuliano Roberto Gonçalves, Enrico Ghizoni,
PALAVRA-CHAVE: Neurofobia; Neuroanatomia; Ensino.
INTRODUÇÃO: A neurofobia é descrita como um desafio crescente na formação médica, com estudos mostrando que estudantes de medicina e até mesmo médicos em exercício podem apresentar ansiedade e medo em relação às doenças neurológicas. Essa fobia pode surgir devido à complexidade e à diversidade das patologias neurológicas, bem como à deficiência de exposição clínica adequada durante a formação acadêmica, principalmente pela falta de integração das ciências básicas com o raciocínio clínico. Sendo uma das partes mais desafiadoras do currículo, a neuroanatomia é considerada pilar fundamental para as neurociências. Entretanto, pelos obstáculos para aquisição de corpos e carência de centros de dissecações cadavéricas, os anatomistas precisam recorrem a outros recursos/ferramentas que amenizem essa dificuldade, e que venham auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, atenuando o medo/receio em estudar neuroanatomia. Entre as estratégias mais eficazes estão as ferramentas digitais de e-learning, pois se apresentam de maneira mais acessíveis e podem ser facilmente atualizadas ou revisadas. Pensando em unir diferentes estratégias de ensino, a tecnologia digital com as estruturas anatômicas reais, este atlas de neuroanatomia buscou uma perspectiva de realidade aos estudantes, apostando em amenizar a sensação de neurofobia encontrada em grande parte dos estudantes.
MÉTODOS E MATERAIS: O atlas foi oferecido como material suplementar a estudantes de medicina de uma instituição de ensino do interior de São Paulo, Brasil. Após apreciação e validação pelos docentes responsáveis pela disciplina de neuroanatomia do curso, os estudantes tiveram acesso ao atlas neuroanatômico, que contém imagens reais em alta definição, 2D e 3D, em diferentes cortes. As estruturas anatômicas foram nomeadas com a Terminologia Anatômica vigente. Após o término do semestre letivo os estudantes que utilizaram o atlas foram convidados a responder questionários (online). Os questionários foram estruturados em 4 etapas: 01, explicação do estudo ao participante e termo de consentimento de livre esclarecido (TCLE); 02, caracterização da amostra com delineamento do público avaliado; 03, perguntas sobre a utilização, aplicabilidade e o impacto do atlas sobre a neurofobia, com padrão em escalas Likert (sempre, quase sempre, raramente e nunca); 04, perguntas discursivas onde o participante expõem suas opiniões sobre o material utilizado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: 61 estudantes participaram do estudo. A idade variou entre 17 e 56 anos; 70% de mulheres. Todos relataram dificuldades em estudos anatômicos no semestre anterior. O uso do atlas repercutiu positivamente em todos os aspectos analisados: facilidade em identificar estruturas reais; enriquecimento no aprendizado teórico; benéfico para integrar com demais recursos disponíveis; melhor aceitação quando comparado ao uso de materiais sintéticos. Os aspectos mais importantes relatados pelos estudantes foram: a confiança adquirida quanto ao conhecimento básico aprendido e sua correlação em disciplinas clínicas; a diminuição da fobia (medo e receio) de estudar neuroanatomia; o auxílio em disciplinas correlatas como imaginologia. O uso de estratégias inovadoras baseado em recursos visuais com maior definição e riqueza em detalhes mostrou ser uma das alternativas encontradas para o enfrentamento da neurofobia.
REFERÊNCIAS: Heitmann H, Fischer E, Wagner P, Pötter D, Gartmeier M, Schmidt-Graf F. Flipping the classroom in neurological bedside teaching: a prospective controlled study. BMC Med Educ. 2023;23(1):164. Published 2023 Mar 15. doi:10.1186/s12909-023-04150-2. Santos-Lobato BL, Tomaselli PJ, Santos-Lobato EAV, Cassenote AJF, Cabeça HLS. There is no shortage, but inequality: demographic evolution of neurologists in Brazil (2010-2020). Não há escassez, mas sim desigualdade: evolução demográfica de neurologistas no Brasil (2010–2020). Arq Neuropsiquiatr. 2023;81(2):134-145. doi:10.1055/s-0043-1761490. Sravanam S, Jacklin C, McNelis E, Fung KW, Xu L. Twelve tips for teaching neuroanatomy, from the medical students' perspective. Med Teach. 2023 May;45(5):466-474. doi: 10.1080/0142159X.2022.2098097.
AGRADECIMENTOS: Aos participantes deste estudo, aos docentes que avaliaram e deram parecer favorável para aplicação deste atlas em seus estudantes.
ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Sim
EIXO TEMÁTICO: EIXO 2 - Avaliação