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AUTORES: Leticia Rodrigues Frutuoso, Nádia Hellmeister Morali Barreira, Saulo Saad Nogueira Benevides, Mônica Corso Pereira, Maria Cândida Ribeiro Parisi,
PALAVRA-CHAVE: simulação, metodologia ativa de ensino, educação médica, ensino de doenças crônicas
INTRODUÇÃO: O ensino tradicional do cuidado das doenças crônicas onde geralmente se faz uso da aula expositiva convencional.
MÉTODOS E MATERAIS: Construir prática de ensino centrada no estudante, em que ele/ela seja protagonista do seu processo de aprendizagem no que se refere ao cuidado de doenças crônicas. Utilizou-se a metodologia ativa de Ensino Baseado em Simulação, enfatizando o caráter pedagógico da atividade e não-avaliativo, propiciando um ambiente acolhedor e livre de julgamentos. Durante as aulas ocorrem consultas com pacientes simulados encenados por atores-professores em cenários clínicos de doenças prevalentes em Atenção Primária de Saúde: síndrome metabólica (obesidade, hipertensão, dislipidemia) e diabetes tipo 2, nos seus vários cenários: do diagnóstico à insulinização. Após a simulação realiza-se debriefing para discussão do caso, no qual englobam-se tanto o tratamento das doenças como a relação médico-paciente. Os alunos e alunas são convidados a trazerem suas próprias ideias e, coletivamente, são elaborados planos de tratamento que envolvam mudanças no estilo de vida (alimentação/atividade física), tratamento farmacológico e acolhimento dos sentimentos/ desejos dos pacientes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Verificamos que, ao participarem ativamente da aula, colaborando com a construção do plano de tratamento, eles ficam mais concentrados e engajados no aprendizado. Ao final da aula, cada um faz uma avaliação sobre como foi o aprendizado durante a tarde e frequentemente eles compartilham que aprenderam em algumas horas mais do que em várias aulas expositivas que já tiveram sobre o assunto e que conseguiram incorporar conhecimentos que poderão ser utilizados imediatamente nos próximos atendimentos que realizarão em ambulatórios e Unidades Básicas durante a graduação. Ao final de cada semestre, de maneira anônima, estudantes avaliam a atividade, os resultados de tais avaliações evidenciaram que o ambiente mostrou-se extremamente produtivo e estimulante. Ressaltamos pontos essenciais para que esse processo tivesse resultados positivos. Primeiramente, definiu-se os objetivos pedagógicos e casos clínicos para a simulação. Em seguida, os atores realizam a representação verossimilhante da personagem-paciente, e, como professores, durante a simulação, propõem questionamentos que auxiliem tanto o estudante que participa da simulação, quanto os demais que assistem, a pensarem criticamente a fim de auxiliar e motivar o/a paciente para o cuidado de si e adesão ao plano terapêutico. Por fim, no debriefing, os estudantes compartilham dúvidas que tiveram durante a simulação, para as quais os professores ora respondem, ora devolvem o questionamento com o intuito de levantar outras ideias e abordagens que poderiam ter sido utilizadas, encaminhando-se para a construção coletiva de um plano terapêutico para cada paciente. Em suma, a atividade tem se mostrado produtiva e efetiva.
REFERÊNCIAS: 1. FREIRE, Paulo, Pedagogia da Autonomia, 30ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 2. International Diabetes Federation. IDF Diabetes Atlas, 10th edn. Brussels, Belgium: International Diabetes Federation, 2021. Online version. 3. Isaksson, J., Krabbe, J. & Ramklint, M. Medical students’ experiences of working with simulated patients in challenging communication training. Adv Simul 7, 32 (2022). https://doi.org/10.1186/s41077-022-00230-3 4. Parisi MCR, Frutuoso L, Benevides SSN, Barreira NHM, Silva JLG, Pereira MC, Cecilio-Fernandes D. The challenges and benefits of online teaching about diabetes during the COVID-19 pandemic. Diabetes Metab Syndr. 2020 Jul-Aug;14(4):575-576. doi: 10.1016/j.dsx.2020.04.043. Epub 2020 May 11. PMID: 32413822; PMCID: PMC7211751.
AGRADECIMENTOS: Obrigada a todas e todos os estudantes que participaram conosco das aulas, a Valéria Christiane da Silva e a Gislaine Goulart dos Santos.
ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica
EIXO TEMÁTICO: EIXO 3 - Ensino interprofissional e ações de inclusão