I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



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AVALIAÇÃO DA CARGA COGNITIVA DURANTE A RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS POR RASTREAMENTO OCULAR



AUTORES: Francisco Carlos Specian Junior, Thiago Martins Santos , John Sandars , Eliana Martorano Amaral, Dario Cecilio Fernandes,

PALAVRA-CHAVE: Rastreamento ocular; carga cognitiva; avaliação; questões de múltipla escolha




RESUMO

INTRODUÇÃO: A solução de casos clínicos de diferentes graus de complexidades por meio de questões de múltipla escolha requer a aplicação tanto do conhecimento declarativo quanto procedural. A integração de ambos os conhecimentos na memória de trabalho, enquanto se desenvolve o raciocínio clínico para chegar ao diagnóstico ou a conduta adequada ao caso clínico, é denominada carga cognitiva a qual pode ser mensurada por meio do rastreamento ocular (1). O entendimento desses processos cognitivos pode ajudar professores e preceptores proverem feedback mais apropriado. Neste estudo, investigamos a diferença da carga cognitiva através do rastreamento ocular ao responder questões de múltiplas escolha em diferentes níveis de complexidade.

MÉTODOS E MATERAIS: Quatorze estudantes do sexto ano médico responderam um teste com quarenta questões de múltipla escolha. As questões foram divididas entre questões que exigissem apenas que os participantes relembrassem um conhecimento e questões que requerem a realização de interpretação dos dados clínicos para chegar a um diagnóstico. A mensuração da carga cognitiva foi realizada com rastreamento ocular a partir do número de fixações e revisitações em cada área de interesse (2,3). Para comparar a diferença no número de fixações e revisitações entre os dois níveis de complexidade e se o participante respondeu certo ou errado, usamos o modelo linear misto como teste estatístico.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Identificamos que número de fixações (F (1, 554) = 114.88, p<.001) e revisitações (F (1, 554) = 65.44, p<.001) e, portanto, a carga cognitiva dispendida para questões que requerem fazer diagnóstico é maior do que para aquelas que exigem apenas relembrar um conhecimento. Encontramos também maior número de fixações (F (1, 554) = 7.49, p<.05) e revisitações (F (1, 554) = 8.00, p<.05), o que indica maior carga cognitiva foi empregada por participantes quando erraram as questões de maior complexidade do que quando apenas necessitavam relembrar. O rastreamento ocular tem o potencial de se tornar uma abordagem útil para ajudar na identificação da extensão em que os alunos podem integrar seu conhecimento declarativo e procedural durante a resolução de questões de múltipla escolha. O rastreamento ocular também pode contribuir ao ensino como ferramenta para melhorar os métodos de avaliação e feedback. Este é o primeiro estudo que usa rastreamento ocular para entender o processamento cognitivo durante a resposta a questões de múltipla escolha com diferentes níveis de complexidade, demonstrando que ele tem potencial para aprimorar o feedback ao identificar necessidades de aprendizado que podem ser mais exploradas.


REFERÊNCIAS: 1. Chen F, Zhou J, Wang Y, Yu K, Arsha S, Khawaji A, Conway D. 2016. Robust multimodal cognitive load measurement. New York (NY): Springer Cham; p. 13–32. 2. Bordage G, Page G. 2018. The key-features approach to assess clinical decisions: validity evidence to date. Adv Health Sci Educ. 23(5): 1005–1036. 3. Korbach A, Br€unken R, Park B. 2018. Differentiating different types of cognitive load: a comparison of different measures. Educ Psychol Rev. 30(2):503–529.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem ao departamento de estatística da Faculdade de Ciências Médicas pelo apoio no cálculo do tamanho de efeito. Os autores agradecem aos alunos que aceitaram participar desta pesquisa.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Sim

FINANCIAMENTO: FAPESP

EIXO TEMÁTICO: EIXO 2 - Avaliação