I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



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EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA PESSOA IDOSA NA PERSPECTIVA DA SAÚDE ÚNICA E ZOONOSES



AUTORES: Dayanne Vanessa Barros de Oliveira Paiva, Alexandro Iris Leite,

PALAVRA-CHAVE: Envelhecimento; Promoção da saúde; Médico Veterinário.




RESUMO

INTRODUÇÃO: O significativo aumento da população idosa no contexto brasileiro contemporâneo enseja a necessidade de enfrentamento nos diversos desafios, uma vez que o processo de envelhecimento ocasiona modificações que podem levar a maior vulnerabilidade. Se faz necessário promover a saúde da pessoa idosa e fazer com que o envelhecimento seja saudável e ativo, como preconizado nas políticas públicas de saúde. Nesse contexto, a educação em saúde é um dos aspectos principais na promoção do envelhecimento ativo que abrange a prevenção e controle de doenças, a atividade cognitiva, a participação social e os comportamentos de saúde, contribuindo para a promoção dos hábitos de vida saudáveis ao articular saberes técnicos e populares e mobilizar recursos individuais e coletivos (BRASIL, 2006).

MÉTODOS E MATERAIS: O presente trabalho teve como objetivo relatar a experiência de educação em saúde com pessoas idosas sobre saúde única e zoonoses. Essa temática nos remete à saúde do todo, nos desafia a um olhar sistêmico, interdisciplinar e integrativo voltado à promoção e preservação da saúde, na qual a saúde humana, saúde animal são interdependentes e vinculadas à saúde do ambiente e seus ecossistemas. A experiência se deu com um grupo de 25 pessoas idosas, acompanhadas pela Fundação Casa do Caminho, em Mossoró-RN. A Fundação é mantida por voluntariados, sem convênio com instituição ou órgão financiador e sem vínculo com entidades de natureza política partidária. Foram quatro encontros semanais, sendo os assuntos trabalhados de forma interativa e dialógica, com atividades disparadas através de tema gerador, lançando mão também de rodas de conversas, músicas e dinâmicas lúdicas (como exemplo jogos de memória), todas focadas na busca crítico-reflexivo das condições de vida, possibilidades e estratégias de mudanças, priorizando a construção e a horizontalização do conhecimento, o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais, a sustentabilidade grupal, a autonomia e o empoderamento das pessoas idosas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram geradas discussões e reflexões muito potentes, os participantes narravam suas experiências pessoais e/ou familiares sobre a temática que estava sendo trabalhada, citavam crendices, tabus e as formas como conviviam e controlavam os problemas. Cada fala e história de vida foi respeitada e validada. As pessoas idosas foram bem receptivas, participativas e estimuladas a serem multiplicadores das informações para com os familiares. Percebeu-se que as atividades tiveram impactos positivos, foram consideradas eficazes na medida em que se contribuiu para a promoção da saúde, o empoderamento e a qualidade de vida, além de promover a reflexão para o aumento do conhecimento e capacitação para o autocuidado e convivência em um ambiente harmônico e seguro. As atividades lúdicas possibilitaram a descontração e a criação de elos entre todos os participantes. O profissional de saúde deve se revestir de competências e habilidades específicas para lidar com atividades de educação popular em saúde tendo em vista os diversos grupos populacionais, de acordo com suas particularidades etárias, nos diversos cenários de atenção à saúde coletiva. Este trabalho traz, na essência, a inquietude e força de uma temática, de uma parcela vulnerável da população e de possibilidades profissionais que possa servir para inspirar e repensar um mundo melhor.


REFERÊNCIAS: BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 2.528, de 19 de outubro de 2006. Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Brasília: MS; 2006. ALVES, F. C. Diário – um contributo para o desenvolvimento profissional dos professores e estudo dos seus dilemas. Instituto politécnico de Viseu. 2001. MALLMANN, D. G. et al. Educação em saúde como principal alternativa para promover a saúde do idoso. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, p. 1763-1772, 2015.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica

FINANCIAMENTO:

EIXO TEMÁTICO: EIXO 3 - Ensino interprofissional e ações de inclusão