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AUTORES: Edson Roberto Arpini Miguel, Maria Elena Martins Diegues, Camila Rigobello , Marco Antonio Sant' Ana Castilho , Ricardo Marcelo Abrão,
PALAVRA-CHAVE: ensino em saúde, ensino remoto, curriculo
QUAL PROBLEMA FOI ABORDADO?
A suspensão das atividades letivas presenciais frente a pandemia do coronavírus ressignificou as práticas pedagógicas no ensino superior para a manutenção do processo ensino-aprendizagem (FERREIRA et al., 2020). Abordagens pedagógicas remotas apresentaram resultados satisfatórios no envolvimento discente e na aprendizagem (DA SILVA; DA SILVA RAMOS, 2020). Assim, objetiva-se relatar a abordagem pedagógica empregada no ensino da anatomia humana para a primeira série de Medicina no contexto pandêmico.
O QUE FOI TENTADO?
A estratégia empregada compreendeu etapas síncronas e assíncronas individuais e coletivas utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas e recursos digitais, tais como, vídeos roteirizados, aula dialogada síncrona (Google Meet) com registro dos apontamentos em quadros virtuais (Google Jamboard) ou em arquivos personalizados (Google Apresentações). Estas atividades envolveram aproximadamente 120 alunos e cinco professores das áreas de morfologia. A única etapa presencial foi realizada em laboratório após liberação pelos órgãos sanitários competentes. Com o intuito de atingir os diferentes estilos de aprendizagem e promover engajamento durante o isolamento social, o conteúdo programático foi abordado de forma diversificada e dinâmica. Definições e conceitos foram abordados em metodologia de aprendizagem baseada em problema, aplicada de forma remota, que compreendia fase individual (pesquisa/ autoestudo) e em grupo (discussão síncrona). Posteriormente, de forma assíncrona, o acadêmico realizava a identificação das estruturas através de vídeos institucionais disponibilizados e com suporte de roteiros. A fim de sanar dúvidas, inúmeros modelos virtuais e imagens de boa resolução foram utilizados para visualização das estruturas discutidas em quadros virtuais (Google Jamboard) transmitidos e compartilhados na vídeo-chamada.
QUE LIÇÕES FORAM APRENDIDAS?
Além de dificuldades na manipulação das ferramentas digitais por docentes e discentes, falta de disciplina na organização/aproveitamento do tempo e da agenda de estudo, um dos principais desafios eram os inúmeros distratores do processo de ensino-aprendizagem oferecidos no ambiente residencial do acadêmico. A fim de contornar este problema e estimular engajamento dos acadêmicos, foram disponibilizados em sala de aula virtual arquivos personalizados (Google Apresentações), com cópia para cada acadêmico, para preenchimento das informações que estavam sendo discutidas. Assim, era possível ao docente acompanhar em tempo real as alterações realizadas por cada acadêmico, e evidenciar a participação do discente cuja habilitação de imagem via câmera era inviável ou impossibilitada. Esta estratégia também promoveu ao acadêmico autonomia e responsabilidade no aprendizado. A possibilidade de gravação das vídeo-chamadas foi de grande valia neste período, uma vez que, em virtude da sobrecarga, foram identificadas inúmeras quedas de serviços de internet e outros problemas de sinal das operadoras que prejudicavam o acompanhamento das atividades síncronas. Por fim, após liberação das atividades presenciais, realizou-se a visualização das estruturas corpóreas em laboratório por meio da metodologia de rotação por estação, otimizando o processo e reforçando ainda mais o conteúdo programático.
REFERÊNCIAS: DA SILVA, Tarciso Feijó; DA SILVA RAMOS, Tatiana Cabral. A graduação na área da saúde em tempos de pandemia da COVID-19: o ensino da disciplina de Prática de Promoção da Saúde e Prevenção de doenças. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e782997974-e782997974, 2020. FERREIRA, A.M.S. et al. COVimpact: pandemia COVID-19 nos estudantes do ensino superior da saúde. Revista de Investigação & Inovação em Saúde, v. 3, n. 1, p. 7-16, 2020. MEC. Ministério de Educação e Cultura. Portaria nº. 544/2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União, 17 de junho de 2020, edição 114, seção 1, página 62.
AGRADECIMENTOS: Aos estudantes do curso de medicina da Unipar, pela parceria no momento da transição de metodologias e dedicação na busca pelo melhor aprendizado.
ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica
EIXO TEMÁTICO: EIXO 5 - Currículo, gestão, inovação e permanência