Voltar para a lista de aprovados
AUTORES: Claudia Maria Silva Cyrino, Marla Andreia Garcia de Avila, Meire Crisitna Novelli e Castro, Rúbia Aguiar Alencar, Juliane Andrade, Anna Paula Ferrari, Vera Lucia Pamplona Tonete,
PALAVRA-CHAVE: Currículo; Educação em Enfermagem
QUAL PROBLEMA FOI ABORDADO?
Em 2023, o curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu inicia uma nova proposta curricular orientada por áreas de competências profissionais, são elas: 1. Cuidado Individual em Saúde; 2. Cuidado Coletivo em Saúde; 3. Gestão e Gerenciamento e 4. Educação e Pesquisa. As quatro áreas de competência são formadas por unidades curriculares (UC) distribuídas semestralmente e em algumas situações anualmente, seguindo graus de complexidade crescentes em seus propósitos educacionais. A problemática aqui abordada foi sobre o planejamento/organização de uma UC denominada “Necessidades de Saúde do Indivíduo I”, da área de competência do Cuidado Individual em Saúde.
O QUE FOI TENTADO?
No intuito de alcançar o objetivo do perfil do profissional a ser formado com a nova proposta curricular, foi apresentado o conteúdo dessa UC organizado em sete grandes blocos temáticos inter-relacionados e conduzidos por métodos ativos e participativos de ensino-aprendizagem com a integração das disciplinas básicas e aplicadas. Para isso, os professores envolvidos foram convidados a participarem de capacitações para vivenciarem as novas estratégias metodológicas que serão aplicadas no decorrer do curso, como espiral construtivista, caso motivador e oficinas pedagógicas de trabalho e avaliação. Para o êxito desse movimento, os 30 alunos foram divididos em três grupos e um professor ficou responsável por cada grupo. Ao final dos blocos temáticos, foram previstas duas semanas para atividades de integração entre as quatro áreas de competência do semestre.
QUE LIÇÕES FORAM APRENDIDAS?
No novo currículo, a área de competência Cuidado Individual em Saúde realiza o cuidado individual em saúde nas diferentes fases do ciclo da vida, fundamentado na visão integral do humano, na concepção ampla do processo saúde doença e de sociedade e em evidências técnico científicas. Esta UC é composta por professores de três diferentes departamentos da UNESP de Botucatu (Enfermagem; Biologia Estrutural e Funcional; e Ciências Químicas e Biológicas). Assim, cada bloco temático foi organizado dentro da carga horária prevista no plano de ensino previamente aprovado por todos eles. A comunicação entre todos os departamentos/professores, empenhados no mesmo propósito e critérios preestabelecidos, foi o ponto-chave para o sucesso no processo de implantação curricular. A motivação, persistência e coragem de todos os professores envolvidos tem propiciado a efetiva mudança no processo ensino-aprendizagem, até então conduzida em formato fragmentado. A composição da UC caracterizada como conjuntos interdisciplinares articulados e integrados de conhecimentos, habilidades e atitudes, com vistas ao alcance dos desempenhos esperados previstos, tem sido o grande desafio. Acredita-se que este estudante de Enfermagem terá uma formação mais humana, crítica e ética voltada ao enfrentamento de questões relevantes, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, cultural, econômico e sustentável da sociedade, e isso nos impulsiona para a mudança. Ressalta-se que a presença de um grupo gestor de implantação, que tem conduzido o processo de reestruturação curricular desde a sua concepção até a implantação, é de extrema necessidade e importância para o êxito da nova proposta curricular.
REFERÊNCIAS: Lima VV, Padilha RQ. Reflexões e inovações na educação de profissionais de saúde. 1.ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2018
AGRADECIMENTOS: Agradecemos a todos os colegas docentes e técnicos administrativos que participaram destes momentos de planejamento e organização da nova proposta curricular do curso de graduação em enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu.
ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica
EIXO TEMÁTICO: EIXO 5 - Currículo, gestão, inovação e permanência