I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



Voltar para a lista de aprovados

DESENVOLVIMENTO DOCENTE PARA INTEGRAÇÃO DAS TDICS NO ENSINO EM SAÚDE: APRENDEMOS COM A PANDEMIA?



AUTORES: Irani Ferreira da Silva Gerab, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida,

PALAVRA-CHAVE: Docência em Saúde, Desenvolvimento Docente, Tecnologia Educacional




RESUMO

INTRODUÇÃO: O Desenvolvimento Docente é uma estratégia importante para aprimorar o ensino nas profissões da saúde. Embora a maioria de docentes e discentes tenham incorporado o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em suas práticas sociais, sua integração no processo ensino-aprendizagem ainda é um desafio. Isto foi evidenciado durante o ensino remoto emergencial decorrente da pandemia pelo COVID-19. Questiona-se quais lições podem ser apreendidas com as experiências apresentadas nos Congressos Brasileiro de Educação Médica (COBEM)? O presente trabalho tem por objetivo discutir as ações de formação docente voltadas para as TDICs no ensino durante a pandemia apresentadas no COBEM de 2020 e 2021.

MÉTODOS E MATERAIS: Foi realizado um estudo documental exploratório e de natureza qualitativa nos resumos dos Congressos Brasileiros de Educação Médica ocorridos em 2020 e 2021 voltados para as ações de desenvolvimento docente oferecidas em decorrência da pandemia pelo Covid-19. Para isto os arquivos foram inseridos no software de análise qualitativa NVivo© e filtrados por termos relacionados à pandemia pelo Covid-19 e a expressões sobre formação docente em saúde. A seguir os textos selecionados foram lidos em sua íntegra e por fim foram analisados somente os que atendiam aos critérios de seleção. Estes foram submetidos á análise temática de conteúdo (FRANCO, 2020) considerando como núcleos temáticos as ações desenvolvidas, os temas abordados, as estratégias utilizadas bem como os desafios e as recomendações. Os dados foram organizados de forma a melhor representar os resultados obtidos de acordo com a potencialidade do NVivo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se poucos trabalhos sobre ações de desenvolvimento docente, com predomínio no ano de 2020 (16 resumos) em detrimento de 2021 (3 resumos). Foram apontados os desafios da restrita apropriação docente para a incorporação das TDIC no ensino, da necessidade de migração rápida para o ensino remoto e da manutenção do envolvimento dos estudantes neste período. As principais ações desenvolvidas para os professores foram a constituição de núcleos de apoio, repositórios, elaboração de tutoriais e ações de formação. As estratégias para os eventos foram cursos, instrução por pares, workshops e webinários, Os principais temas abordados foram :uso de ambientes virtuais de aprendizagem, recursos para sessões remotas, estratégias para o engajamento discente, avaliação de aprendizagem no ensino remoto e compartilhamento de experiências de outras instituições. Como recomendações, ressaltou-se a importância da educação permanente docente, do apoio institucional quanto a infraestrutura e programas de formação e de uma reflexão ampliada sobre o modelo de formação profissional em saúde bem como o papel das TDICs neste contexto. Mesmo frente aos desafios do ensino durante a pandemia foram poucos os relatos sobre ações de desenvolvimento docente, entretanto iniciativas interessantes foram apresentadas o que pode inspirar novas ações. Nota-se como principal preocupação a apropriação de recursos tecnológicos para o ensino de forma instrumental, evidenciando a necessidade de se problematizar a integração das TDIC no currículo similar ao que ocorre no seu uso durante as práticas do cotidiano.


REFERÊNCIAS: FRANCO, M.L. P.B. Análise de conteúdo. Autores Associados, 2020.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Sim


EIXO TEMÁTICO: EIXO 1 - Desenvolvimento Docente