I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



Voltar para a lista de aprovados

O ENSINO DE SEMIOLOGIA DO CURSO DE MEDICINA DURANTE A PANDEMIA



AUTORES: Daniela Angerame Yela Gomes, Swyri Christynni Ribeiro de Freitas ,

PALAVRA-CHAVE: Ensino; Semiologia; Conhecimento; Pandemia.




RESUMO

INTRODUÇÃO: A Semiologia é a disciplina da medicina relacionada ao estudo dos sinais e sintomas das doenças humanas. Nesta disciplina, o aluno começa a aprender a habilidade da compreensão e domínio da propedêutica médica, a capacidade reflexiva e compreensão ética e humanística da relação médico-paciente bem como a capacidade de comunicar-se com os colegas de trabalho, os pacientes e os familiares. A pandemia promoveu modificações sobre o processo ensino-aprendizagem. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar os efeitos da pandemia sobre o processo de aprendizagem da disciplina de Semiologia Médica.

MÉTODOS E MATERAIS: Estudo do corte transversal com 480 alunos do terceiro ao sexto ano de Medicina. Foi aplicado um questionário formulado para a pesquisa que avaliou o ensino na disciplina de Semiologia, sendo que os alunos do quinto e sexto anos cursaram a disciplina antes da pandemia e os alunos do terceiro e quarto anos cursaram a disciplina durante a pandemia. O questionário foi elaborado a partir de uma plataforma digital (Google Forms) e distribuídos virtualmente através dos e-mails dos alunos pela coordenação do Curso de Medicina. As variáveis analisadas foram idade, condições socioeconômicas para recursos para ensino, carga horaria de ensino e de estudo e conteúdo teórico e pratico da disciplina. Este projeto de pesquisa foi aprovado Comitê de Ética em Pesquisa sob o número CAAE: 49218921.0.0000.5404.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dos 480 alunos convidados apenas 67 aceitaram participar do estudo sendo que 5 eram do 3° ano, 19 do 4º ano, 30 do 5°ano e 13 do 6º ano. Todos os alunos tiveram acesso a internet durante a pandemia. Os alunos do 3° e 6º ano tiverem mais facilidade que os alunos do 4º e 5°ano (p=0,005) com as aulas remotas. A maioria dos alunos dos anos iniciais não gostaram das atividades remotas (p=0,018) e referiu que teve sua carga horaria alterada em virtude da pandemia. Em relação ao conhecimento teórico, a maioria dos alunos considera adequado. Nas disciplinas de tocoginecologia e neurologia/psiquiatria, a maioria dos alunos referiu ter recebido e adquirido de forma adequada; na pediatria os alunos do 6º ano referiram receber e adquirir de forma adequada em comparação aos demais e na clínica médica os alunos do quinto ano referiram receber e adquirir de forma inadequada. Quanto ao conhecimento prático um pouco mais da metade dos alunos considera inadequado e quando avaliado por disciplinas observou-se a mesma distribuição que o conteúdo teórico.


REFERÊNCIAS: 1-AL Samaraee, A. The impact of the COVID-19 pandemic on medical education. British Journal of Hospital Medicine (London England). 2020; 81(7): 1-4. 2-Sun A, Chen X. Online education and its efective practice: A research review. Journal of Information Technology Education Research. 2016; 15: 157-90. 3-Fu L, Swete M, Selgrade D, Chan CW, Rodriguez R, Wolniak K, Blanco LZ Jr. Virtual Pathology Elective Provides Uninterrupted Medical Education and Impactful Pathology Education During the COVID-19 PandemicAcad Pathol. 2021; 28;8:1-11.

AGRADECIMENTOS: Ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e ao estatístico Helymar Machado



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Sim

FINANCIAMENTO: CNPq

EIXO TEMÁTICO: EIXO 2 - Avaliação