Voltar para a lista de aprovados
AUTORES: Juliane Andrade, Anna Paula Ferrari, Cristina Maria Garcia de Lima Parada, Claudia Maria Silva Cyrino, Marli Teresinha Cassamassimo Duarte, Vera Lucia Pamplona Tonete, Rúbia Aguiar Alencar,
PALAVRA-CHAVE: Ensino na enfermagem; Aprendizado ativo; Educação Baseada em Competências; Currículo
INTRODUÇÃO: Em 2023, o Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, iniciou novo currículo, integrado e orientado por quatro áreas de competência profissional: Cuidado Individual em Saúde; Cuidado Coletivo em Saúde; Gestão e Gerenciamento, e Educação e Pesquisa, cada qual composta por unidades curriculares. Este relato aborda a experiência inovadora do processo coletivo de planejamento/organização da unidade curricular “Necessidades de Saúde do Coletivo a partir do Território e em Perspectiva Global”, da área de competência do Cuidado Coletivo em Saúde, do primeiro ano.
MÉTODOS E MATERAIS: Em acordo com a Matriz de Competência Profissional apresentada no novo Projeto Pedagógico do Curso, em cada área, as unidades curriculares foram planejadas/organizadas segundo os desempenhos esperados pelos estudantes, prevendo conhecimentos, habilidades e atitudes a serem desenvolvidos, em graus crescentes de complexidade, para atingir o perfil de egresso esperado. Como as demais, a unidade curricular em foco foi composta por blocos temáticos, a serem ministrados de forma integrada, intra e interunidades curriculares, cujos temas abordados por meio de métodos participativos de aprendizagem incluíram: Introdução ao Campo de Saúde Coletiva, Interação Universidade-Serviço-Comunidade, Saúde Planetária, Saúde e Meio Ambiente, Uso de Dados no Diagnóstico de Saúde da Comunidade, Noções de Estrutura Econômica e Social e Introdução à Epidemiologia. Para a operacionalização dessa unidade curricular, três professoras do Departamento de Enfermagem assumiram a facilitação de três grupos com 10 estudantes, contando com a participação de demais professores e profissionais da saúde quando necessário.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Acredita-se que alguns fatores tenham sido fundamentais para possibilitar o sucesso do planejamento/organização da unidade curricular “Necessidades de Saúde do Coletivo a partir do Território e em Perspectiva Global”: pleno apoio institucional, inclusive com viabilização de assessoria durante a construção da unidade; presença de grupo gestor, que balizou todo o processo reestruturação curricular; realização de diversas oficinas para construção do novo Projeto Pedagógico do Curso, com participação de docentes de todos os departamentos das unidades universitárias envolvidas com o Curso de Graduação em Enfermagem, discentes, egressos e enfermeiros de Botucatu e região; organização de todas as unidades curriculares, a partir da Matriz de Competência Profissional estabelecida coletivamente; professores e enfermeiros do Departamento de Enfermagem afinados e preocupados com o todo, principalmente no que tange ao alinhamento metodológico, pautado por métodos ativos de ensino-aprendizagem; participação efetiva de professores de outros departamentos e de outros profissionais da saúde. Além disso, mostrou-se essencial a oferta de oficinas preparatórias para professores dessa unidade curricular, sobre métodos de ensino e processos de avaliação. Entre os principais desafios a serem enfrentados para qualificar o desenvolvimento desta unidade curricular, encontram-se tanto a necessidade de ampliar o envolvimento efetivo de alguns professores em relação à nova proposta curricular, quanto a resistência de alguns estudantes para vivenciarem métodos de ensino que não o tradicional. Também, destaca-se a necessidade de concluir a implementação dessa unidade curricular, visto que está em andamento, assim como as demais desse período do curso, de forma a possibilitar sua avaliação e dos desempenhos dos estudantes.
REFERÊNCIAS: Lima VV, Padilha RQ. Reflexões e inovações na educação de profissionais de saúde. 1.ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2018. PROGRAD. Pró-reitoria de graduação. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Roteiro para apresentação do Projeto Político Pedagógico (2022). Acesso em 18/04/2023. Disponível em: https://www3.fmb.unesp.br/congregacao/public/uploads/congre/2022/0525-0830/PautaCONGRE202205250830Anexo0
AGRADECIMENTOS: Agradecemos a todas/os as/os colegas docentes e enfermeiros que participaram do planejamento/organização da Unidade Curricular “Necessidades de Saúde do Coletivo a partir do Território e em Perspectiva Global”, do primeiro ano do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP.
ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica
EIXO TEMÁTICO: EIXO 5 - Currículo, gestão, inovação e permanência