Voltar para a lista de aprovados
AUTORES: Rúbia Aguiar Alencar, Renata Maria Zanardo Romanholi, Vera Lucia Pamplona Tonete, Anna Paula Ferrari, Juliane Andrade, Claudia Maria Silva Cyrino, Marli Teresinha Cassamassimo Duarte, Cristina Maria Garcia de Lima Parada,
PALAVRA-CHAVE: Currículo; Enfermagem; Aprendizagem Baseada em Problemas
QUAL PROBLEMA FOI ABORDADO?
O Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP pauta-se pela formação de enfermeiros generalistas, aptos para o trabalho interprofissional em diferentes cenários de atuação. No processo de avaliação contínua do Projeto Político Pedagógico, em 2014, constatou-se a adequação da elaboração de proposta de reestruturação curricular que contemplasse o perfil esperado dos egressos na atualidade, a qual foi aprovada pelas instâncias responsáveis da UNESP em 2022, com a indicação de implementação a partir de 2023. O presente relato aborda o oferecimento de atividades de imersão em Semana Introdutória, para facilitar a inserção dos ingressantes na referida proposta.
O QUE FOI TENTADO?
As atividades do Curso de Graduação em Enfermagem começaram em 1989 e, desde então, adotou-se organização curricular tradicional, disciplinar, com duração de quatro anos, em período integral, com ingresso anual de 30 estudantes. A nova proposta curricular buscou inovar, propondo modelo integrado de organização curricular, a adoção de métodos participativos de aprendizagem e a avaliação dialógica. Construiu-se, então, Matriz de Competência Profissional, fundamentada na concepção holística de competência, subdividida em quatro áreas: Cuidado Individual em Saúde; Cuidado Coletivo em Saúde; Gestão e Gerenciamento, e Educação e Pesquisa. Frente a esse contexto de grande mudança em relação à orientação curricular e aos métodos do processo ensino-aprendizagem, até então, vivenciados pela maioria dos ingressantes, foi proposta uma Semana Introdutória, quando foram apresentados o Perfil do Egresso, a referida Matriz e a organização das Unidades Curriculares, sendo vivenciadas estratégias metodológicas e de avaliação a serem aplicadas no decorrer do curso.
QUE LIÇÕES FORAM APRENDIDAS?
As atividades desenvolvidas durante a Semana Introdutória mostraram aos ingressantes pontos fundamentais da nova proposta curricular, possibilitando a eles conhecerem e tirarem dúvidas sobre as estratégias metodológicas adotadas, como na aplicação de Espiral Construtivista e de Oficina de Trabalho e o processo de avaliação. Em ambas estratégias, a busca de informação é fundamental para o sucesso da aprendizagem e, deste modo, teve-se o cuidado de demonstrar como se realiza a busca em base de dados científicos, em colaboração com a Biblioteca do Campus. Houve, também, a aplicação da estratégia Cine Viagem, com exibição do filme “Como estrelas na terra”, que possibilitou compartilhar, na viagem educacional, discussão sobre a importância de se considerar as especificidades individuais e do trabalho em grupo no processo de ensino-aprendizagem. Em diferentes momentos desta semana, buscou-se abordar o papel do estudante, do professor/facilitador e da coordenação de curso, em coerência ao perfil esperado do egresso do curso. Todos os ingressantes participaram ativamente das atividades propostas e avaliaram positivamente a Semana Introdutória. Dentre as lições aprendidas, destaca-se a importância da adoção, pelos professores/facilitadores, de planejamento cuidadoso, expressa na Consigna Educacional, e de postura acolhedora e atenta às diversas necessidades e demandas apresentadas pelos estudantes, bem como da disposição em atendê-las, reorganizando as atividades quando pertinente. Dentre os desafios, constatou-se a complexidade e singularidade do processo de avaliação, que exige articulação entre diferentes práticas, estratégias, critérios e instrumentos, na perspectiva da consolidação de cultura de avaliação comprometida com o aprimoramento e readequação constante da formação de enfermeiros.
REFERÊNCIAS: Lima, VV. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface (Botucatu), 21(61): 421-34, 2017 Lima VV, Padilha RQ. Reflexões e inovações na educação de profissionais de saúde. 1.ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2018
AGRADECIMENTOS: Agradecemos a todas/os as/os colegas docentes que participaram deste processo de construção, ao Núcleo de Apoio Pedagógico e à diretoria da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp, pelo apoio durante esse período.
ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica
EIXO TEMÁTICO: EIXO 5 - Currículo, gestão, inovação e permanência