I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



Voltar para a lista de aprovados

CONSTRUÇÃO DE UMA MATRIZ DE COMPETÊNCIAS PARA O ENSINO DE SAUDE MENTAL NA GRADUAÇÃO MÉDICA



AUTORES: Renan da Silva Isnoldo, Karina Diniz Oliveira,

PALAVRA-CHAVE: resnow2023




RESUMO

INTRODUÇÃO: A construção de um currículo baseado em competências (CBC) na formação médica ajuda a garantir a qualidade e a coerência do ensino com as necessidades sociais e assegura aos alunos terem acesso a um conjunto de norteadores para a sua formação.1 Porém, para sua construção, surge um importante desafio: Como determinar quais competências um profissional deve possuir para estar apto a atuar no mercado de trabalho?2 Nessa perspectiva, o presente trabalho visa ampliar as discussões sobre o tema e realizar a construção de uma matriz de competências para o ensino de Saúde Mental na graduação em medicina.

MÉTODOS E MATERAIS: Este trabalho se trata de um estudo descritivo sobre a construção de uma matriz de competências para graduação médica na área de Saúde Mental, com detalhamento dos aspectos quantitativos, nominais e conceituais das competências propostas. A elaboração da matriz tomou como base a análise das principais matrizes curriculares do mundo (destacando-se CanMeds e Milestones), revisão da literatura referente as demandas atuais da população brasileira no contexto da saúde mental, análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de medicina, a discussão realizada por um grupo focal de educadores fomentada durante o curso “Desenvolvimento da Rede de Centros de Simulação Clínica: Elaboração de curso para capacitação de multiplicadores” e a experiência profissional dos pesquisadores.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De forma geral, o médico recém formado estará inserido nos serviços de atenção primária (Unidades Básicas de Saúde) e nos setores de urgência e emergência.3 Nesses contextos destacam-se as seguintes responsabilidades profissionais4: - Oferecer atendimentos iniciais aos portadores de transtornos mentais e acompanhar os casos de menor gravidade. - Integrar equipes multiprofissionais de modo a construir um trabalho em conjunto para garantir uma atenção integral ao paciente. - Realizar uma avaliação inicial do paciente com sofrimento psíquico, incluindo coletar uma história clínica completa, diagnosticar os transtornos psiquiátricos mais frequentes na população brasileira, indicar tratamentos adequados e entender os critérios para encaminhar a serviços especializados (Centro de Atenção Psicossocial ou Internação hospitalar). - Manejar situações de urgência e emergência psiquiátrica como agitação psicomotora, síndromes ansiosas, síndromes psicóticas, episódios conversivos-dissociativos e risco de suicídio. Frente a isso, esse grupo de pesquisadores formulou uma matriz composta por 5 competências essenciais na área da Saúde Mental: Competência A: Realizar um atendimento em saúde mental (ASM). Competência B: Dominar os conhecimentos técnico-científicos aplicados na prática psiquiátrica (CTC). Competência C: Compreender e analisar as políticas públicas [Sistema Único de Saúde (SUS) e Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)] em Saúde Mental e relaciona-las a prática clínica. Competência D: Comunicar-se com os paciente, familiares, equipe de saúde e outras instituições, respeitando os princípios da empatia e normas éticas de sigilo. Competência E: Agir de maneira profissional, respeitando os princípios éticos e legais da prática em saúde mental. Cada competência foi desdobrada em subcompetências, de modo a tornar o conteúdo da matriz mais objetivo e claro e, por fim, estruturado marcos de competências em dois níveis: nível 1 - pré-internato e nível 2 – internato (a matriz de competências completa pode ser visualizada no link https://drive.google.com/file/d/1E2iQm7_D421neYlmYSzVYvtk6MjRVHi_/view?usp=sharing).


REFERÊNCIAS: 1. Bonfim, R. A. Competência profissional: uma revisão bibliográfica. Revista Organização Sistêmica, v. 1, n. 1, p. 46-63, 2012. 2. Santos W. S. Organização curricular baseada em competência na educação médica. Rev Bras Educ Médica. 2011;35(1):86-92. 3. Frateschi, M. S., Cardoso, C. L. Práticas em saúde mental na Atenção Primária á Saúde. Psico. 4. Pereira, A. A., Andrade, D. C. L. Estratégia Educacional em Saúde Mental para Médicos da Atenção Básica. Rev. bras. educ. med., Jan 2018, vol.42, no.1, p.6-14



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica


EIXO TEMÁTICO: EIXO 5 - Currículo, gestão, inovação e permanência