I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



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EFETIVIDADE DAS ESTRATEGIAS DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE ANATOMIA NA PANDEMIA DA COVID -19



AUTORES: Evelise Aline Soares, Luciana Bertoco Betti, Isis Zuli Soares Gonçalves , Luca Casale Guereschi, Maria Amália Garcia da Silveira, Otávio Augusto Fernandes Marques Bianco,

PALAVRA-CHAVE: Ensino - Anatomia - Pandemia - Estratégias de ensino




RESUMO

INTRODUÇÃO: O cenário acadêmico na pandemia da Covid-19 fomentou o uso de ferramentas e plataformas virtuais que originalmente não compunham o cotidiano do ensino de Anatomia. O objetivo do presente estudo foi identificar a percepção de professores de anatomia sobre a efetividade do aprendizado frente ao uso de ferramentas e recursos para aulas práticas remotas da disciplina.

MÉTODOS E MATERAIS: No estudo foi realizado um levantamento de dados para a avaliação das estratégias de ensino e recursos didáticos utilizados por professores de Anatomia na pandemia, por meio de um questionário com dados elaborado pelos pesquisadores e aprovado pelo parecer 4.893.859 do comitê de ética, disponibilizado eletronicamente no Google Forms.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A amostra foi composta por 101 professores de anatomia. Observou-se que o uso do Google Meet e Microsoft Power Point foram indicados por 47 e 34 dos professores. Os dados demonstraram que o Google Meet foi a ferramenta mais associada às abordagens efetivas de ensino, sendo selecionado 11 vezes. Entretanto, 29 professores que consideraram que “talvez” o ensino tenha sido efetivo também possuíam como ferramenta o uso do Google Meet. Os dados também ilustram que 81 professores indicaram videoaulas do Youtube de outras instituições de ensino superior e/ou canais de professores de Anatomia como um dos meios para transmitir o conhecimento prático. Contudo, 7 professores deste grupo responderam que não ofereceram aula prática, ou seja, apenas ofereceram os vídeos como meio de ilustrar a anatomia, resultando em 74 docentes que ministraram aula prática remota. Inseridos nesse grupo de 81 respostas, 45 acreditam que talvez as estratégias tenham sido efetivas, enquanto 23 acreditam que foram e 13 que não foram efetivas para o ensino de anatomia. Por outro lado, 70 professores produziram materiais próprios como um dos meios para o ensino remoto de aulas práticas. Para isso, utilizaram o acervo de peças cadavéricas da própria universidade onde atuavam. Nesse grupo, 39 respostas acreditam que talvez as estratégias tenham sido efetivas, 20 acreditam que sim e 11 acreditam que não foram. Os dados coletados demonstram uma variedade de estratégias e metodologias adotadas pelos professores no ensino remoto. Ao final, é possível aferir que mesmo diante de grande disponibilidade de recursos, a maioria dos professores demonstra dúvida frente a efetividade da aprendizagem de anatomia prática no ensino remoto. Os resultados expressam a dúvida dos professores diante da apreensão de conhecimento prático que tivera de ser oferecido de forma tão incomum. Novos estudos se farão úteis para mensurar o conhecimento dos alunos que cursaram a disciplina de Anatomia nas modalidades de ensino discutidas neste estudo.


REFERÊNCIAS: CALAZANS, N. C. O ensino e o aprendizado práticos da anatomia humana: uma revisão de literatura. 59 p. Monografia (Medicina) - Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2013. Disponível em: . Acesso: 15 jul. 2021. COLARES, M. A. M. et al. Metodologias de ensino de Anatomia Humana: estratégias para diminuir as dificuldades e proporcionar um melhor processo de ensino-aprendizagem. Arquivos do Mudi, v. 23, n. 3, dez. 2019. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2021. COLARES, K. T. P.; OLIVEIRA, W. D. Metodologias Ativas na formação profissional em saúde: uma revisão. Sustinere Revista de Saúde e Educação, v. 6, n. 2, 2018. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2021. COSTA, G. B. F. D.; COSTA, G. B. F. D.; LINS, C. C. D. S. A. O cadáver no ensino da anatomia humana: uma visão metodológica e bioética. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 3, set. 2012. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2021.

AGRADECIMENTOS: A Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG pela execução do trabalho.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Sim


EIXO TEMÁTICO: EIXO 1 - Desenvolvimento Docente