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AUTORES: Nathalia de Moraes Lébeis Nery, Thiago Santos Martins, Tiago Giraldi, Dario Cecilio Fernandes,
PALAVRA-CHAVE: Educação médica; Aquisição de habilidades; Retenção de habilidades
INTRODUÇÃO: As habilidades motoras podem decair quando não utilizadas, assim, os profissionais da área de saúde muitas vezes não serão capazes de realizar com proficiência a habilidade quando necessário1,2. Esta falta de habilidade poderá ser uma ameaça à segurança do paciente. Alguns estudos colocam que encontros educacionais espaçados e repetidos ao longo do tempo resultam em uma melhor retenção de aprendizado, em comparação do ensino em um único encontro3, porém, pouco foi estudado sobre este tema na aquisição de habilidades médicas4. O objetivo foi comparar a retenção de uma habilidade quando ensinada em um único encontro ou ensinada em dias separados no tempo.
MÉTODOS E MATERAIS: Ambos os grupos aprenderam a habilidade punção venosa guiada por ultrassom na teoria e na prática. Na parte teórica, assistiram um vídeo explicativo de 15 minutos e em seguida responderam a um questionário. Na parte prática foi feito um treinamento em manequim próprio para punção venosa central com ultrassom, ensinado por um expert. O teste de retenção foi teórico e prático igual para os dois grupos. Grupo Único: este grupo aprendeu a habilidade em uma única sessão teórica e prática e fez o teste de retenção após 14 dias; Grupo Espaçamento: este grupo aprendeu a habilidade em duas sessões, na primeira o conteúdo teórico e na segunda, a prática, com um espaçamento de 3 dias entre elas e fez o teste de retenção após 14 dias da última sessão. O tempo de treinamento foi igual para ambos os grupos. Foi utilizado um checklist para verificação da habilidade motora e um questionário para avaliar o teste de retenção teórico. Utilizamos o teste t de Student para a comparação dos dois diferentes grupos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados foram coletados com 39 alunos do sexto ano do curso de graduação em medicina, 20 do grupo único e 19 do grupo espaçamento. Não encontramos nenhuma diferença entre os grupos na prova prática (t=.979, p>.05) e teórica (t=.871, p>.05). Houve uma correlação fraca entre a prova teórica e a prova prática (r=.36, p<.05). Nos dois grupos, notamos uma grande queda na retenção, possivelmente porque os alunos não conseguiram automatizar o conhecimento necessário. Além disso, a correlação indica que quanto maior o conhecimento sobre o procedimento maior a habilidade prática, indicando que os alunos ainda dependem de relembrar os passos da habilidade.
REFERÊNCIAS: 1. Moazed F, Cohen ER, Furiasse N, et al. Retention of critical care skills after simulation-based mastery learning. J Grad Med Educ. 2013;5(3):458-463. 2. Barsuk JH, Cohen ER, McGaghie WC, Wayne DB. Long-term retention of central venous catheter insertion skills after simulation-based mastery learning. Acad Med. 2010;85(10 suppl):S9-S12. 3. Kerfoot BP, DeWolf WC, Masser BA, Church PA, Federman DD. Spaced education improves the retention of clinical knowledge by medical students: a randomised controlled trial. Med Educ 2007;41(1):23-31. 4. Cecilio-Fernandes D, Cnossen F, Jaarsma DA, Tio RA. Avoiding Surgical Skill Decay: A Systematic Review on the Spacing of Training Sessions. J Surg Educ 2017.
AGRADECIMENTOS: Agradeço a todos os estudantes que participaram da pesquisa e contribuíram grandemente para que ela se realizasse.
ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Sim
FINANCIAMENTO: FAPESP
EIXO TEMÁTICO: EIXO 2 - Avaliação