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AUTORES: Maria Gabriela Carneiro Queiroz, Júlia Bárbara da Silva Machado, Murillo Mateus Ismail, Vitor da Mata Vaz, Maria Stella Peccin da Silva,
PALAVRA-CHAVE: Educação em saúde, Covid-19, ensino emergencial, métodos de ensino.
INTRODUÇÃO: Este estudo de revisão de escopo busca identificar os métodos e técnicas desenvolvidas nos cursos de graduação na área da saúde durante a fase de isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19. A adaptação ao ensino remoto foi complexa e particularmente desafiadora para cursos de saúde, que requerem prática clínica. A pesquisa científica tornou-se ainda mais necessária para analisar a evolução das metodologias de ensino nesse contexto. [1]
MÉTODOS E MATERAIS: Revisão de escopo e varreu a literatura mundial, buscando em todos os idiomas, estudos que descrevam como lidaram e que métodos e técnicas adotaram durante o ensino não presencial para as graduações nas áreas da saúde, excetuando medicina. Utilizamos o Rayyan[3] para seleção de títulos e resumos, com revisão, por pares, cega, assim como para analisar a qualidade dos artigos onde utilizamos o questionário de Buckley[4] e o PRISMA Statement para sintetizar as informações[4]. Buscamos responder 2 perguntas principalmente: Quais os métodos e técnicas utilizados ao redor do mundo para o ensino aprendizagem? Estes métodos foram efetivos para o aprendizado dos participantes? Buscamos nas bases: Medline, EMBASE, PsycInfo, World Wide Science, Web of Science Scopus, CINAHL, LILACS, Cochrane, Tripdatabase, ERIC e MedEdPublish.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Resultados Dos 70 estudos avaliados obtivemos que o método mais utilizado foi a simulação(28,5%), envio de materiais (12,8%), palestras e apresentações orais (10,1%). Em 47% dos estudos, os alunos avaliaram positivamente os métodos utilizados, em 34% não houve coleta de feedback dos alunos, em 14% houve preferência dos métodos tradicionais e em 4% não houve diferença. 54 estudos passaram qualitativamente pela nota de corte estabelecida como 7 no questionário de Buckley, 16 não obtiveram a pontuação necessária, mas foram mantidos para que fosse permitida uma análise geral do que foi publicado no período. Discussão O ensino a distância tem grande potencial, o COVID-19 mostrou que mesmo em situações adversas às atividades puderam ser mantidas, os métodos sofreram alterações para que se tornassem mais engajadores e mais motivadores. Alguns de fato atingiram seu objetivo, entretanto o período atípico deve ser levado em consideração, além do tempo recorde de adaptação dos cursos presenciais e que muitos estudos que relataram o método utilizado não houve uma programação metodológica prévia. Portanto consideramos também a possibilidade de más construções metodológicas.
REFERÊNCIAS: [1]SANTOS, G.N.M. et al. The scope of dental education during COVID-19 pandemic: A systematic review. J. Dent Educ. 2021;1-14. [2]OUZZANI, M. et al. Rayyan—a web and mobile app for systematic reviews. Syst Rev 5, 210. 2016. [3] BUCKLEY, S. et al. The educational effects of portfolios on undergraduate student learning: A Best Evidence Medical Education (BEME) systematic review. BEME Guide No. 11. Medical Teacher 31(4):282-98, 2009. [4]PAGE, M.J. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ 2021;372:n71.
AGRADECIMENTOS: Agradecimentos: Agradeço aos revisores e à instituição de financiamento que custearam este estudo. Financiamento: Este projeto recebeu financiamento do CNPQ - PIBIC, processo: 133115/2021-6.
ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica
FINANCIAMENTO: CNPq
EIXO TEMÁTICO: EIXO 3 - Ensino interprofissional e ações de inclusão