Voltar para a lista de aprovados
AUTORES: Rodrigo Francisco de Jesus, Ana Augusta Ribeiro Flôres, Cristina de Sousa Borges Goes, Rodrigo da Silva Sampaio, Hayana Leal Barbosa, Fabricio Oliveira,
PALAVRA-CHAVE: Educação Interprofissional – Saúde- Extensão Comunitária – Empreendedorismo
INTRODUÇÃO: O empreendedorismo e a inovação devem cada vez mais estarem presentes nas Instituições de Ensino Superior, para a criação de valor social no atendimento das demandas da sociedade. Nesse contexto, o X-Mission surge como um projeto inovador que articula o Ensino, Pesquisa e Extensão, promovendo a interação entre a comunidade acadêmica e a local. O projeto propõe soluções interprofissionais na área da saúde para oferecer respostas efetivas às demandas da sociedade. Objetivo deste estudo foi caracterizar o projeto interprofissional de inovação para soluções de problemas reais na área de saúde (X-Mission) em uma Instituição de Ensino Superior da Bahia.
MÉTODOS E MATERAIS: Estudo exploratório, qualitativo, por meio da análise documental dos registros institucionais (relatórios) para a realização da primeira etapa do X-Mission, realizado no segundo semestre de 2022, em uma Instituição privada do interior da Bahia. O X-Mission contém 3 etapas: 1ª-Maratona de ideias (competição de geração de ideias criativas); 2ª-Hackaton (desenvolvimento de ideias inovadoras); 3ª- novation Talk (oportunidade de captação de investimentos para as ideias/soluções). O X-Mission foi integrado às disciplinas Saúde Coletiva (SC) e Educação em Saúde (ES), que têm características integradoras e são comuns à nove cursos da área da saúde na Instituição, aos quais os estudantes elaboram projetos na comunidade. Os indicadores coletados e analisados foram: número de participantes x disciplina; temas propostos x disciplina; apoios pedagógicos e tecnológicos para os estudantes; número de projetos aprovados para a 2ª etapa do X-Mission.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O total de estudantes participantes foi de 550, divididos em 37 equipes (SC) e 58 equipes (ES). Foram apresentadas 3 temáticas com desafios em cada componente curricular: 1-Fortalecendo o SUS que merecemos: seus princípios e diretrizes, 2-Reconhecendo e controlando os determinantes e condicionantes de saúde e o processo saúde-doença, 3-Fortalecendo a implantação e implementação das linhas de cuidado no SUS (SC); 1-Saúde Ambiental e promoção do desenvolvimento sustentável, 2-Saúde mental e o equilíbrio da saúde, 3-Promoção de saúde e prevenção de doenças (ES). Houve apoio para construção do projeto com 4 oficinas oferecidas: Utilização do Canvas; Construção de vídeos; Escrita científica; Pitch. Quinze equipes foram selecionadas para a 2ª etapa após avaliação quanto a viabilidade mercadológica e inovação. Três projetos foram premiados e avançaram para a 2ª e 3ª etapas. A abordagem interprofissional no X-mission possibilitou a integração entre os estudantes, incentivou práticas colaborativas na área da saúde e permitiu maior aproximação da instituição com os serviços e a comunidade, proporcionando uma compreensão mais abrangente das demandas e dos desafios enfrentados no campo da saúde no entorno da mesma.
REFERÊNCIAS: ERNAWATI, Desak Ketut; UTAMI, Desak Ketut Indrasari. The Impact of Inteprofessional Education to Health Students' Collaborative Competencies. International Journal of Evaluation and Research in Education, v. 9, n. 3, p. 660-664, 2020. GOULD, Kathleen Anne; BARTON, Andrea; DAY, Karen. The Interprofessional Showcase: Evaluating an event to increase professional understanding and collaboration. Journal of Effective Teaching in Higher Education, v. 1, n. 1, p. 37-54, 2018. REED, Carole-Rae et al. Linking essential learning outcomes and interprofessional collaborative practice competency in health science undergraduates. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, v. 17, n. 1, p. 15-23, 2017. SUPERIOR, Educação. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação -PNE 2014-2024 e dá outras providências.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos os representantes da Secretaria de Saúde e de Educação locais, SEBRAE e membros da sociedade civil, que participaram ativamente no lançamento e na avaliação dos projetos do X-mission. Agradecemos também o apoio do setor de Marketing da Rede UNIFTC, professores e estudantes.
ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica
EIXO TEMÁTICO: EIXO 3 - Ensino interprofissional e ações de inclusão