Voltar para a lista de aprovados
AUTORES: Giovanni Bernardo Perrella, Sylvia Helena Souza da Silva Batista,
PALAVRA-CHAVE: INGRESSANTES, ENGAJAMENTO ESTUDANTIL, ENSINO SUPERIOR
QUAL PROBLEMA FOI ABORDADO?
Considerando o ingresso no ensino superior como um processo singular na trajetória de formação, o projeto TRAVESSIA tem como objetivo apoiar os ingressantes nas questões de integração e engajamento da vida universitária. Por meio da aproximação entre ingressantes, veteranos e docentes, as trocas sobre o funcionamento do campus, o cotidiano acadêmico e questões de permanência estudantil, são facilitadas, de modo a tornar esse período de transição mais integrativo. Assim, é possível garantir uma inserção do aluno à universidade e uma apropriação maior do tripé acadêmico desde os primeiros momentos na universidade.
O QUE FOI TENTADO?
Os encontros foram realizados de Maio a Julho e de Setembro a Dezembro de 2022, com estudantes ingressantes do Curso de Serviço Social. Com duração de uma hora e objetivo de promover a participação ativa de todos os envolvidos ("caminhantes e guias") , a organização espacial privilegiou o formato "cricular", de modo a permitir que todos se olhassem e interagissem. (FREIRE, 2004) Foram utilizados diversos espaços do Campus com o objetivo de apropriação física da universidade por parte dos estudantes. Os encontros foram iniciados com uma dinâmica de integração e acolhimento, seguidos de rodas de conversa sobre expectativas e dúvidas que os ingressantes levavam ao grupo, a partir do diálogo horizontal, de modo que aquele/a que se sentisse confortável em falar pudesse fazê-lo, e, simultaneamente, incentivar e encorajar o compartilhamento de experiências.(FREIRE, 2003)
Cada encontro valorizou as experiências singulares apresentadas pelos estudantes, de modo que, ao longo do semestre, os alunos comPartilharam as inserções nas extensões, grupos de estudo e pesquisas, coletivos e times de esporte. Emergiram, ainda, os relatos de maior segurança nas aulas, construindo identidades com autonomia. (BONDIA, 2002)
QUE LIÇÕES FORAM APRENDIDAS?
Emerge como estruturante a compreensão do engajamento estudantil como processo crítico e reflexivo, coletivo e construído em meio às experiências acadêmicas compartilhadas. Configuram-se "ingressos" na universidade: novos espaços de estudo, modos diversos de condução das aulas, cotidianos múltiplos em relação às atividades e desafios importantes no tocante à permanência na universidade. E nas diferentes aproximações com o ser universitário/a, o acesso a redes de apoio interpares e/ou mediadas por docentes e técnicos, situa-se como fundamental. Por entre receios e inseguranças, as vozes estudantis trouxeram os sentimentos de alegria e orgulho por serem, em alguns casos, os primeiros da família a chegar à universidade. É importante destacar, a necessária articulação do TRAVESSIA com outros programas institucionais, na perspectiva da sustentabilidade e efetiva criação de políticas que garantam o direito a permanecer na universidade, com qualidade formativa e equidade de oportunidades no tocante às vivências no ensino, pesquisa e extensão.
REFERÊNCIAS: FREIRE, Paulo . Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004. 148p. BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , n. 19, p. 20-28, abr. 2002 . FREIRE, M. O que é um grupo? In: FREIRE, M (Org.) Grupo: indivíduo, saber e parceria: malhas do conhecimento. 3º ed. São Paulo: Espaço Pedagógico, 2003. (Série Seminários) pp. 29 – 38. 80p.
AGRADECIMENTOS: Aos e às estudantes ingressantes cuja presença e participação traduzem o próprio sentido do programa, à professora Luzia Baierl pela mediação pedagógica amorosa e comprometida como "conselheira" e a Pró Reitoria de Extensão e cultura que acolheu e implementou a proposta do professor Carlos Eduardo, idealizador do programa TRAVESSIA.
ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica
EIXO TEMÁTICO: EIXO 4 - Engajamento estudantil e desenvolvimento discente