Voltar para a lista de aprovados
AUTORES: Mariana Xavier e Silva, Ana Carolina Bernard Veiga, Juliano Mendes de Souza, Edson Roberto Arpini Miguel, Izabel Cristina Meister Martins Coelho,
PALAVRA-CHAVE: educação médica, atividade profissional confiável, competência profissional, pediatria.
INTRODUÇÃO: Este estudo apresenta as “Atividades Profissionais Confiáveis” (“Entrustable Professional Activities: EPAs”) desenvolvidas em pediatria construídas e validadas para o internato na graduação médica. Essa metodologia de ensino/aprendizagem visa qualificar o processo de ensino na medicina. O Objetivo foi construir e validar as EPAs em pediatria para o internato na graduação em medicina.
MÉTODOS E MATERAIS: Esta pesquisa de validação seguiu as etapas publicadas no AMME Guide número 87: revisão de literatura, condução de entrevistas, síntese da literatura e das entrevistas, desenvolvimento dos itens, condução de: validação por experts, entrevistas cognitivas e teste piloto. Para realizar a revisão da literatura, foi utilizada literatura nacional e internacional: “Core Entrustable Professional Activities for Entering Residency: Curriculum Developer's Guide” da Association of American Medical Colleges (AAMC), AMME Guide número 140, o projeto marcos da pediatria, as competências em pediatria para graduação, publicadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação Brasileira de Educação Médica e as EPAs do American Board of Pediatrics for General Pediatrics. A síntese da literatura foi realizada após entrevistas com especialistas. Seguiu-se o desenvolvimento das EPAs. Para garantir a qualidade e manutenção do standard internacional, foi utilizado o instrumento EQual. Foram feitas as entrevistas cognitivas com pediatras professores. Para finalizar, foi aplicado teste piloto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS: Foram elaboradas e ratificadas oito EPAs para ensino da pediatria no internato. O processo mostrou que é possível o desenvolvimento de habilidades durante a graduação, a partir de uma orientação clara e objetiva. DISCUSSÃO: Ao ensinar pediatria na formação médica, as EPAs operacionalizam as competências dentro da prática clínica diária. Assim, ao final do curso médico, a capacidade de realizar todas as EPAs identifica o futuro egresso competente e confiável alinhado ao contexto generalista.CONCLUSÃO: As EPAs em pediatria para o internato na graduação médica foram construídas e validadas. Essas traduzem as habilidades da rotina do médico. Eles agregam confiabilidade e reflexões sobre como resolver situações inesperadas. A utilização dessa metodologia para ensino em cenário de prática incorpora segurança no atendimento para todos os envolvidos: estudante, professor e paciente. A possibilidade de fazer a tarefa, receber feedback e tornar a fazer, possibilita evoluir no aspecto de maior dificuldade e melhorar onde o interno demonstrar domínio. O processo de confiar torna-se palpável com a descrição detalhada das competências e do nível de autonomia progressivo a ser conquistado.
REFERÊNCIAS: Bicudo AM, Puccini RF, Alves R, Sarinho SW, Calvalcante SS. Ensino de Pediatria na Graduação. 2017; Available from: https://www.sbp.com.br/paginas/graduacao/ Association of American Medical Colleges, Chen HC, van den Broek WES, ten Cate O. Core Entrustable Professional Activities for Entering Residency. Acad Med [Internet]. 2013;90(4):431–6. Available from: http://content.wkhealth.com/linkback/openurl?sid=WKPTLP:landingpage&an=00001888-201504000-00014 ten Cate O, Taylor DR. The recommended description of an entrustable professional activity: AMEE Guide No. 140. Med Teach [Internet]. 2020;0(0):1–9. Available from: https://doi.org/10.1080/0142159X.2020.1838465 ten Cate O. An Updated Primer on Entrustable Professional Activities (EPAs). Rev Bras
AGRADECIMENTOS: Faculdades Pequeno Príncipe Programa de Pós-graduação em Ensino nas Ciências da Saúde, FPP
ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Sim
EIXO TEMÁTICO: EIXO 5 - Currículo, gestão, inovação e permanência