RESUMO
INTRODUÇÃO: Durante a pandemia do Covid-19 depressão, ansiedade e estresse aumentaram consideravelmente. Tal fato tem correlação, segundo a literatura, com incremento dos conflitos familiares, que se tornaram mais frequentes durante o período de distanciamento social.
OBJETIVOS: Avaliar se os participantes vivenciaram conflitos familiares durante o distanciamento social e se eles afetaram os alunos em seu estado psicológico, e em sua performance acadêmica.
MÉTODOS: método exploratório, transversal e quantitativo, utilizando instrumentos específicos: um questionário online para essa pesquisa sobre dados sócio demográficos, problemas psicossociais, relação familiar e saúde; e um formulário online que avalia o estado psicológico do participante: Escala de Ansiedade, Depressão e Stress- 21 (EADS-21). Os resultados foram tratados estatisticamente através do teste Exato de Fisher, Qui-Quadrado, e Kruskal-Wallis
RESULTADOS: Avaliando os resultados 30% dos participantes informaram ter problemas psicológicos, 30% não e 40% ''não sabiam'', o que sugere que podem ter vivenciando sintomas ou comportamentos que não sabem avaliar se estão dentro de um padrão psicológico adequado. Quanto ao teste EADS-21, os resultados foram: depressão- 23,5% níveis moderados, ansiedade- 21,55% níveis moderados e 13,7% níveis severos; estresse - 6% níveis moderados. Os participantes com níveis elevados de depressão também apresentavam níveis elevados de ansiedade p=<0.0001² (teste Qui-quadrado) e níveis elevados de estresse (45%) p=0.0018³ (teste exato de Fisher). Aqueles que viveram ofensas intensas em suas moradias apresentaram marcas psicológicas que repercutiram em seu nível de participação acadêmica(50% da amostra); p=0.0166² (teste Qui-quadrado). Vimos ainda que aqueles que viveram conflitos quanto à interpretação equivocada de manifestação verbal (75%), p=0.0370³, mostraram também dificuldade com a modalidade de ensino. O mesmo ocorre para aqueles que tiveram conflitos devido à disputa por alimentos, games e volume de som, com 62,5%, e p=0.0276³. Aqueles que tiveram conflitos acerca do momento de descanso e de realização das tarefas, ambos com 75%, e p=0.0098³ e p=0.0161³ também tiveram dificuldade com a modalidade de ensino no ano de 2022. Todos esses dados foram correlacionados pelo teste exato de Fisher.
CONCLUSÃO: Os resultados sugerem que conflitos vivenciados durante o distanciamento social e após o retorno atividades presenciais podem ter afetado itens da performance acadêmica dos participantes desta amostra , e contribuído para sintomas de ansiedade, depressão e estresse mais elevados, confirmando a literatura.
BIBLIOGRAFIA: 1. CAVALCANTE, João Roberto et al . COVID-19 no Brasil: evolução da epidemia até a semana epidemiológica 20 de 2020. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília , v. 29, n. 4, e2020376, set. 2020 . Disponível em . acessos em 16 fev. 2022. Epub 05-Ago-2020. http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742020000400010.2. FIGUEIREDO, Patrícia et al. São Paulo suspende aulas gradualmente a partir de 16 de março após coronavírus; universidades já devem fechar. g1.globo, 2020. Disponível em: Acesso em 17 fev. 2022.3. ATMOSFERA FIA. Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise COVID-19: Relatório Final, 2020. Disponível em : Acesso em 17 fev. 2022.4. SANTOMAURO, Damian F et al. Global prevalence and burden of depressive and anxiety disorders in 204 countries and territories in 2020 due to the COVID-19 pandemic. The Lancet, v. 398, p. 1700-1712, October 08, 2021. Disponível em: Acesso em 22 fev. 2022.5. FILGUEIRAS, Alberto and Stults-Kolehmainen, Matthew, The Relationship Between Behavioural and Psychosocial Factors Among Brazilians in Quarantine Due to COVID-19. The Lancet Psychiatry, April, 2020. Disponível em: Acesso em 01 mar. 2022.6. BARROS, Marilisa Berti de Azevedo et al. Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde [online]. 2020, v. 29, n. 4. Disponível em: . Acesso em 02 mar. 2022.7. BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002. Disponível em: . Acesso em 02 mar. 2022.8. LEMOS, Ana Heloísa da Costa, BARBOSA, Alane de Oliveira e MONZATO, Priscila Pinheiro. MULHERES EM HOME OFFICE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 E AS CONFIGURAÇÕES DO CONFLITO TRABALHO-FAMÍLIA. Revista de Administração de Empresas [online]. 2020, v. 60, n. 6, pp. 388-399. Disponível em: . Acesso em 02 mar. 2022.9. MACEDO, Shirley. Ser mulher trabalhadora e mãe no contexto da pandemia COVID-19: tecendo sentidos. Rev. NUFEN, Belém , v. 12, n. 2, p. 187-204, ago. 2020 . Disponível em: . Acesso em 02 mar. 2022. 10. RACINE Nicole, MCARTHUR Brae Anne, COOKE Jessica E, EIRICH Rachel, ZHU Jenney, MADIGAN Sheri. Global Prevalence of Depressive and Anxiety Symptoms in Children and Adolescents During COVID-19: A Meta-analysis. JAMA Pediatr. 2021, v. 175, n. 11, p. 1142–1150. Disponível em: . Acesso em 02 mar. 2022. 11. POLANCZYK, Guilherme V., SALUM, Giovanni Abrahão, e ROHDE, Luis Augusto. A pandemia ameaça a saúde mental de crianças e adolescentes. Como diferenciar os transtornos mentais dos sinais de estresse que surgiram nos últimos meses?. Guia de Saúde mental pós-pandemia no Brasil. 2020, p. 22-29. Disponível em: . Acesso em 02 mar. 2022. 12. BUNGI, Silvio César, PIRES, Renan dos Santos, e BAZZAN, Eliane Mallach. REVISITANDO AS RELAÇÕES FAMILIARES NOS TEMPOS DE COVID-19. Revista GETS, Sete Lagoas, v.2, p. 101-115, 2020. Disponível em: . Acesso em 07 mar. 2022. 13. Com o isolamento social prolongado surgem os conflitos familiares. [Locução de]: Tainá Lourenço. Rádio USP. Ribeirão Preto: USP, 24 de Junho de 2020. Rádio. Acesso em: Acesso em 07 mar. 2022. 14. IBGE (2020). Pesquisa Nacional por amostra de domicílio PNAD Covid19, Setembro 2020, resultado mensal. Disponível em: . Acesso em 07 mar. 2022.15. UNICEF Brasil e Ibope Inteligência. Impactos Primários e Secundários da Covid-19 em Crianças e Adolescentes. UNICEF, 2020. Disponível em: . Acesso em 07 mar. 2022.
PALAVRA-CHAVE: Conflitos familiares; Covid-19; Depressão; Ansiedade; Estresse; Estudantes de graduação, universidade pública.