Estão abertas as inscrições de trabalhos científicos para a X Semafon, que vai acontecer de 10 a 14 de setembro de 2012.
Essa semana o nosso blog traz para vocês as informações sobre o que vocês precisam para a submissão dos Trabalhos Científicos.
Em breve, serão abertas as inscrições para a participação no evento.


Em caso de dúvidas envolvendo trabalhos científicos, entrem em contato pelo email: cientifica.semafon@gmail.com


Submissão de Trabalhos Científicos:
1. Informações gerais

Modalidades de trabalhos: Apresentação oral ou Pôster comentado.
Prazo para submissão: de 16/04/2012 a 25/06/2012.
Data de divulgação dos trabalhos científicos aceitos: 06/08/2012 a 09/08/2012.
2. Dados para submissão
Para submissão do trabalho, o autor deverá enviar um e-mail para cientifica.semafon@gmail.com contendo:
• Corpo do e-mail: Informações sobre o autor (nome, telefone, e-mail e faculdade) e categoria a qual o resumo será submetido (apresentação oral ou pôster comentado). No caso de trabalhos com mais de um autor, colocar apenas os dados do autor que enviará o email (autor principal);
• Anexo: Resumo (.doc), que deverá corresponder às normas descritas abaixo.
O autor principal receberá um e-mail, da Comissão de Trabalhos Científicos, informando o recebimento do resumo.
3. Normas para submissão
Serão aceitos apenas resumos expandidos, que deverão estar em português. A confirmação do recebimento do trabalho será enviada ao autor principal cadastrado (aquele que enviar o resumo).
Os resumos expandidos deverão conter:
a) Título;
b) Autor e co-autores: Será considerado autor principal do trabalho aquele cujo nome vier em primeiro lugar. Todos os autores que estiverem discriminados no resumo receberão certificado;
c) Palavras-chave: Três palavras relacionadas ao trabalho;
d) Corpo do resumo: O resumo deverá ser dividido obrigatoriamente em Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão.
Obs.: Todos os trabalhos submetidos deverão apresentar em seus
resumos expandidos os resultados ou resultados preliminares referentes
à pesquisa.
Os resumos expandidos deverão estar formatados segundo as
seguintes orientações:
•De 1000 a 1500 palavras;
• Margens superior, inferior e laterais de 3,0 cm;
• Fonte Arial, Tamanho 12, Espaçamento de 1,5, Alinhamento Justificado;
• Os resumos expandidos poderão conter até 2 gráficos e/ou imagens, desde que compatíveis com os dados de formatação;
• Número do parecer de aprovação do comitê de comitê de ética para casos de estudos com seres humanos.
Atenção: Não serão aceitos trabalhos fora da formatação estabelecida.
4. Avaliação dos trabalhos
Os trabalhos serão avaliados por dois pareceristas que darão nota ao trabalho de acordo com os seguintes critérios:
a) Originalidade;
b) Relevância científica;

c) Interpretação dos dados;
d) Coerência;
e) Aspectos formais e éticos.
As notas dos dois pareceristas serão somadas e divididas por dois, obtendo-se a média das notas oferecidas. Caso a nota de um parecerista diferir em mais de dois pontos entre a nota do outro, o trabalho será avaliado por um terceiro parecerista e será feita a média das três notas.

Os resumos que receberem nota superior a cinco serão aprovados.
Os resumos que receberem nota inferior a cinco serão reprovados e não
poderão ser apresentados no evento.
A publicação dos trabalhos aprovados será realizada via e-mail.
5. Informações sobre apresentação
5.1 – Apresentação Oral
Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados numa data pré determinada, que será informada ao autor com antecedência pela Comissão de Trabalhos Científicos, via e-mail.
As apresentações ocorrerão no Anfiteatro I ou no Auditório V da Faculdade de Ciências Médicas (FCM – Unicamp), sendo os autores organizados conforme listagem que será afixada na entrada principal do evento.
Cada trabalho terá 10 minutos de apresentação, cronometrados.
A apresentação será avaliada por uma banca composta de dois professores, que fará comentários e/ou questionamentos sobre a apresentação.
Cada avaliador fornecerá uma nota de apresentação para cada trabalho.
5.2 – Pôster Comentado
O pôster deverá ser impresso no tamanho 0,90 x 1,0m (Critério PIBIC / CNPq).
Os pôsteres ficarão expostos numa data pré-determinada, durante a semana do evento, que será informada ao autor com antecedência pela Comissão de Trabalhos Científicos, via e-mail.
Os autores serão organizados segundo listagem que será afixada na entrada principal do evento. Dois avaliadores passarão oferecendo nota à apresentação do pôster.
Os autores deverão, portanto, permanecer ao lado do pôster para esclarecer dúvidas dos participantes do evento, bem como dos avaliadores, durante o período estabelecido para sua apresentação.
Atenção: Todos os autores principais que tiverem trabalhos
aprovados (tanto na modalidade pôster comentado quanto
apresentação oral) deverão se inscrever no evento.
6. Premiação
A nota dos resumos será somada à nota de apresentação, que resultará em uma média final.
As três maiores notas, de cada modalidade (pôster comentado ou apresentação oral), serão premiadas.