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Identidade Visual

Logotipo colorido do PPG Tocoginecologia

 

Sobre a marca:

Criada por Denis Barbosa Cacique - Assistente de Direção do Caism/Unicamp e ex-aluno deste Programa, na gestão da Profa. Maria Laura Costa do Nascimento, a pedido da comissão do programa, em Julho de 2021.

 

O símbolo:

Ilustra um boxplot de forma estilizada, remetendo à produção de conhecimento científico em seu paradigma quantitativo. A ausência de contornos no lado esquerdo e inferior da forma simboliza a abertura do programa a métodos qualitativos e ao fomento da interdisciplinaridade.


Uma representação abstrata do corno direito de um útero se inscreve na caixa. Por óbvio, o útero remete à biologia feminina. Mas, aqui, sua representação é incompleta, visando a um conceito [de mulher] que inclua sua definição biológica, sem, no entanto, limitar-se a ela.


O útero incompleto remete, assim, às pessoas transexuais e às mulheres cisgênero que possam ter sido submetidas a uma histerectomia, independentemente do motivo.


Ainda no interior da caixa, a área vazia, branca, remete ao porvir, à abertura ao novo, tanto em seus aspectos biológicos como naqueles de ordem ética, cultural.
Por fim, a figura é colorida num gradiente rosa, escolha que remete menos à costumeira associação entre essa cor e o feminino (delicado, frágil, dócil e doce) e mais ao Hospital da Mulher Prof. Dr. J. A. Pinotti-Caism/Unicamp (sede do programa), cuja marca é rosa.

 

O texto:

O trecho "programa de pós-graduação" foi redigido com a fonte “LeelawadeeUI Semilight” em itálico. 

Em estilo bastonete, sem serifa, a estética desse trecho simboliza a modernidade do programa, seu nível internacional, sua produção de conhecimento (e formação de novos profissionais) em consonância com o estado da arte no campo da saúde da mulher.

A fonte sans-serif: é simples, direta e objetiva. Transmite a mensagem de que a marca é moderna e convidativa.

O texto "Toco", redigido com a fonte “Bell MT”, o trecho destacado contém as duas primeiras sílabas de “tocoginecologia”.

Derivado do termo grego “τόκος” (que gera, nascimento), esse prefixo [toco] remete à obstetrícia, parte do campo de conhecimento ao qual se dedica esse programa.

As sílabas foram redigidas em caixa alta e serifadas, escolha estética que visa a simbolizar a tradição do programa, cujas origens remontam à década de 1960, época em que as atividades da Faculdade de Medicina de Campinas (depois, Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp) eram conduzidas na Santa Casa de Misericórdia de Campinas.

A fonte serifada: com traços prolongados nas extremidades das letras, pode ser facilmente encontrada em jornais impressos e revistas, facilitando leituras longas. Clássica, tem um caráter mais conservador e costuma representar tradição, respeito e sofisticação. Fazer uso deste estilo sugere grandeza, poder e autoridade.

O texto "ginecologia": redigido com a fonte “HoneyScript”, o trecho destacado contém o radical e o sufixo de “tocoginecologia”.


Como se sabe, "ginecologia" deriva do grego “γυνή”, isto é, “mulher”. Já o sufixo “logia” remete a “logos” (também grego), podendo ser compreendido –a depender do contexto –como “campo de estudo”. Assim, o trecho remete à investigação de todos os demais aspectos da saúde da mulher (complementarmente à obstetrícia) investigados pelo programa, como a mastologia, por exemplo.

A fonte escolhida para o trecho é cursiva e apresenta o mesmo gradiente rosa utilizado no boxplot. Essa estética faz nova referência ao Caism. Ao mesmo tempo, remete à evolução cronológica do programa: iniciado na Santa Casa de Misericórdia (toco) e, atualmente, sediado no Caism (ginecologia). Com isso, não se quer dizer que o programa surgiu como investigação em obstetrícia e só mais tarde alcançou outros aspectos da saúde da mulher. Trata-se, simplesmente, da pretensão de se utilizar os diferentes estilos com que essa palavra (tocoginecologia) foi redigida para remeter à evolução cronológica do programa; hoje, o melhor dentro deste campo de conhecimento no Brasil.

A fonte cursiva: decorativa, transmite elegância, graciosidade, criatividade e até mesmo feminilidade. É bastante útil quando se quer demonstrar afeto, aconchego ou conforto.

 

 

O logotipo do Programa de Pós-graduação em Tocoginecologia foi aprovado pelo PARECER FCM/CPG n.º61/2021, de 18 de agosto de 2021.

Seu uso não prescinde o uso da marca Unicamp e FCM. Devem sempre ser observadas as diretrizes para uso do logotipo da Unicamp e da FCM.

 

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