PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO
O conjunto de projetos incluído nessa linha engloba a prevenção e a detecção de alterações e distúrbios da linguagem e de agravos ao desenvolvimento humano decorrentes e/ou associados a deficiências sensoriais, bem como os estudos relacionados à promoção da saúde. No primeiro grupo encontram-se estudos relativos aos procedimentos de triagem, avaliação e diagnóstico e no segundo agrupam-se as investigações referentes ao bem-estar, qualidade de vida e educação em saúde.
CULTURA, DEFICIÊNCIA E MODELOS DE INTERVENÇÃO
A linha agrupa projetos de pesquisa que abordam, tanto as relações dos sujeitos com deficiência nos contextos familiar, educacional, de trabalho e social, como questões relacionadas à diferença, à história e à cultura. Contempla, ainda, investigações que visam ao desenvolvimento de processos e procedimentos de habilitação e reabilitação no campo das deficiências sensoriais, das alterações do desenvolvimento e das disfunções neurovegetativas.
TECNOLOGIA ASSISTIVA E ACESSIBILIDADE
Essa linha de pesquisa desenvolve estudos que compreendem a tecnologia assistiva e a promoção da acessibilidade utilizadas para potencializar as habilidades funcionais das pessoas com deficiência. A partir da abordagem interdisciplinar, contempla em seus projetos as seguintes temáticas: os agravos à saúde, avaliação do desempenho humano, o uso de recursos, a reabilitação, o desenho universal, a qualidade de vida e a autonomia pessoal na realização das tarefas básicas, atividades escolares, profissionais e de lazer.
- 3800 visualizações