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Procedimentos para Defesa

A defesa da Dissertação de Mestrado, ou da Tese de Doutorado, deverá ser solicitada pelo aluno à secretaria do Programa através do Sistema de Gestão Acadêmica - SIGAcom pelo menos 60 dias de antecedência da data prevista/agendada. 

 

Quanto ao formato de realização das defesas:

Na sessão pública de defesa, a participação do discente, do orientador e dos demais membros da Comissão Examinadora das defesas de dissertações e teses deverá ocorrer no modo presencial. A critério da CPG, a sessão pública poderá ocorrer no modo híbrido e, excepcionalmente, poderá ocorrer no modo integralmente remoto mediante decisão formal desta Comissão a ser validada no Sistema de Gestão Acadêmica.

O modo híbrido destina-se aos membros externos à instituição, e define que, obrigatoriamente, o aluno, os membros internos e o presidente da Comissão Examinadora devem participar presencialmente da sessão pública de defesa na UNICAMP. A CPG poderá, excepcionalmente, mediante decisão formal a ser validada no Sistema de Gestão Acadêmica, autorizar a participação remota do aluno ou do presidente ou de membros internos da instituição.

Desta forma, para os pedidos de defesa e qualificação deve-se providenciar a reserva do espaço e comunicar sobre isto aos membros da banca.

 

I - Pré-requisitos gerais

  1. Ter cursado todas as disciplinas obrigatórias;
  2. Ter sido aprovado no Exame de Qualificação;
  3. Ter a proficiência em língua estrangeira;
  4. Apresentar Relatório da Biblioteca sobre verificação de plágio na dissertação ou tese (para as defesas que ocorrerão a partir de 02/01/2020, conforme previsto na INSTRUÇÃO FCM/CPG n.º 01/2019) - como fazer - clique aqui!

 

 O relatório sobre a verificação de plágio deverá ser encaminhado para a secretaria do curso (pgreab@unicamp.br) com 30 dias de antecedência. Somente após o envio do relatório a defesa será autorizada e os convites oficiais emitidos.

 

II - Procedimentos prévios para solicitar a defesa no SIGA- Sistema de Gestão Acadêmica

  1. Após a verificação dos critérios para composição da banca examinadora (item IV, abaixo), cabe ao Orientador/aluno contatar os membros escolhidos, bem como a disponibilidade de data e horário para realização da defesa.

  2. Providenciar a reserva da sala bem como todo o material audiovisual que será utilizado no seu exame (caso já não esteja disponível na sala agendada). É possível verificar a disponibilidade do Anfiteatro e demais salas de aula do Prédio da Pós-Graduação, bem como solicitar a reserva pela Agenda.
  3. Verificar com a secretaria do seu curso se os membros da comissão julgadora possuem cadastro válido. Caso não possua, será necessário encaminhar, via e-mail, à secretaria do seu curso a Ficha de Cadastro de Membros Externos preenchida. Caso seja necessário o pagamento de ajuda de custos, deve-se encaminhar também a cópia (pode ser via digital) dos documentos pessoais: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de conta bancária.
  4. Se houver necessidade de compra de passagem aérea para algum dos membros externos da banca, o Formulário de Solicitação de Passagem Aérea preenchido deve ser enviado à sua secretaria por e-mail, com pelo menos 30 dias de antecedência da data da defesa.
  5. Entrar com pedido de O.S na Intranet da FCM, para verificação de plágio na dissertação ou tese, conforme previsto na INSTRUÇÃO FCM/CPG n.º 01/2019 para as defesas previstas a partir de 02/01/2020.

III - Composição de Comissão Examinadora de defesa

  1. Banca Examinadora do Mestrado: Caberá ao orientador indicar os nomes de três membros titulares (o seu próprio como presidente, um membro externo à Unicamp e um membro da Unicamp) e dos dois suplentes (um externo e um da Unicamp);
  2. Banca Examinadora do Doutorado: Caberá ao orientador indicar os nomes  de cinco membros titulares (o seu próprio como presidente, dois membros externos à Unicamp e dois membros da Unicamp) e dos TRÊS suplentes (Sendo que pelo menos DOIS dos suplentes deve ser externo à Unicamp).

Para mais informações sobre a composição da Comissão Examinadora de Defesa Clique Aqui

IV - Solicitação de Defesa – SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica

Para solicitar a defesa, o aluno deverá acessar o SIGA, no site da DAC (DAC >> Serviços On-Line >> Aluno >> SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica), com antecipação de pelo menos 60 (sessenta) dias da data marcada para defesa.

Uma vez logado, acesse o menu Dissertações/Teses >> Visualizar Dados da Dissertação/Teses.

Antes de iniciar o preenchimento do pedido de defesa o aluno deverá inserir os comprovantes exigidos pelo programa como pré-requisitos específicos. No canto superior direto da tela sempre aparecerá um alerta laranja “Atenção – Gostaria de enviar algum arquivo para sua secretaria?”, selecione o botão “Clique aqui” e insira os documentos.

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Para maiores detalhes sobre o preenchimento do pedido de defesa confira o passo a passo no Manual da DAC.

APÓS INSERIR TODOS OS DADOS, O ALUNO DEVE ENVIAR O PEDIDO DE DEFESA, PARA QUE POSSA SER PROCESSADO PELA SECRETARIA E VALIDADO - sem o envio não será possível dar andamento no processo e os documentos não serão gerados.

 

 

Atenção: todos os dados solicitados no preenchimento são obrigatórios e serão validados por três instâncias: secretaria, orientação e coordenação geral, respectivamente. Uma validação sucede a outra e o aluno só terá sua solicitação de defesa efetivada uma vez que for validada por todos.

Caso haja alguma inconsistência na solicitação de defesa, o aluno será comunicado para correção por e-mail e também por sua área de aluno no SIGA, portanto, esteja atento a esses contatos.

Após aprovação da defesa no sistema e verificação do relatório de similaridade da INSTRUÇÃO FCM/CPG n.º 01/2019, a secretaria irá encaminhar as cartas convite dos membros da banca para o e-mail do aluno, não sendo necessário retirar documentos físicos na secretaria de pós-graduação.

 

V - Sobre defesas em sessão fechada

Quando as defesas de dissertações e teses envolverem conhecimento passível de ser protegido por direitos de propriedade intelectual, o orientador e o candidato deverão solicitar a defesa em sessão fechada (Resolução GR 90/2020).

ATENÇÃO: Para isso devem ser adotados os seguintes procedimentos:

1) O orientador e o candidato informam a  secretaria  sobre a necessidade de defesa em sessão fechada.

2) A data da defesa deverá ser divulgada com antecedência para que haja tempo hábil para formalização de termo de confidencialidade a ser assinado por todos os membros da banca examinadora e por eventuais convidados.

3) A Inova Unicamp pode apoiar o candidato com a assinatura dos termos de confidencialidade, mediante solicitação por email: patentes@inova.unicamp.br

4) O termo de confidencialidade poderá ser assinado digitalmente via Sistema de Gestão de Documentos da Unicamp – SIGAD.

5) O link de acesso da sessão de defesa será fornecido apenas para os participantes que assinarem previamente o termo de confidencialidade.

6) A gravação da sessão de defesa deverá ficar sob sigilo por um ano e a publicação do trabalho na Biblioteca deverá ocorrer após um ano da defesa - isto deve ser informado no DAC/SIGA ao solicitar a defesa.

VI - Orientações e procedimentos durante a defesa - clique aqui!